Problemas do inverno 0 3256

Saiba como cuidar da saúde dos olhos para prevenir doenças

Medidas como consultar o médico, manter uma alimentação saudável e evitar permanecer muito tempo em frente a telas são fundamentais

Cuidar bem dos olhos é essencial, afinal a visão é um dos sentidos mais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar. No entanto, segundo pesquisa Ibope, 74% dos brasileiros só buscaram atendimento após se queixar de algum problema nos olhos e, pior, que 34% nunca se consultaram com um oftalmologista.
Ir ao médico é importantíssimo, pois é capaz de identificar precocemente e aumentar as chances de tratamento eficaz a doenças como a miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade. Mas, claro, essa é apenas uma das maneiras de manter a saúde ocular em dia, conforme alerta o pediatra Rafael Moredo.
“Dormir bem, com qualidade de sono, ingerir alimentos ricos nas vitaminas A e E, evitar fumar, além de controlar fatores de risco para o infarto no olho e consequente perda da visão, como diabetes e hipertensão, são medidas fundamentais para a saúde ocular”, explica o especialista.
De acordo com Moredo, hoje em dia já existem soluções inteligentes capazes de diminuir a exposição dos olhos, como os óculos específicos para proteger da luz de telas, bastante indicados para quem utiliza por muito tempo computadores, celulares e tablets.

INVERNO
Com temperaturas mais baixas e tempo mais seco, o inverno pode trazer alguns problemas à visão, como a evaporação rápida da camada de lágrima nos olhos e a consequente secura ocular. “Essa secura ocular pode causar irritação, coceira, vermelhidão e até visão embaçada. Também temos menor exposição à luz solar, e isso pode afetar a produção de vitamina D, muito importante para a saúde dos olhos”, finaliza o médico.

COMO CUIDAR DOS OLHOS
Anualmente, é importante fazer exames oftalmológicos para verificar a saúde dos olhos e detectar qualquer problema precocemente.
A exposição aos raios ultravioletas (UV) agrava o desenvolvimento de doenças. Portanto, é importante usar óculos de sol para proteger os olhos, mesmo em dias nublados.
É necessário fazer pausas regulares durante o trabalho na frente do computador ou em outras atividades que exigem esforço visual. Deve-se olhar para longe e piscar com frequência para ajudar a reduzir a fadiga ocular.
Outro aviso está ligado à manutenção de uma dieta saudável que inclua alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, como ômega-3, luteína e zinco. Por fim, não fume, pois o tabagismo está associado a várias doenças oculares, incluindo degeneração macular, catarata e olho seco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas