Tempo requer atenção com a limpeza de sua casa 0 603

Veja alguns cuidados simples que deixam a casa limpa, ajudando a evitar as alergias

Com a chegada do outono surge o alerta para as doenças respiratórias típicas da estação. Embora seja um período de temperaturas mais agradáveis, ocorre uma maior variação térmica, com tempo seco e consequente piora da poluição.

Como resultado, os casos de doenças respiratórias aumentam e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) destaca quadros recorrentes de gripe, resfriado, sinusites, bronquites, bronquiolite, crises de asma e, também, pneumonias.
Pensando no seu bem-estar, selecionamos algumas dicas simples e práticas, que deixam a casa limpa, ajudando a evitar as alergias dessa época do ano. Confira todas e afaste o risco de ficar doente.

#1 MENOS ESPANADOR E MAIS PANINHO
A melhor maneira de retirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. Ao contrário do espanador, que apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente retirar a sujeira dos espaços.
#2 LAVE BICHOS DE PELÚCIA E CORTINAS
Todos estes objetos acumulam muita poeira, por isso é importante mantê-los sempre higienizados. Panos úmidos são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Cortinas de tecido e pelúcias devem ser lavadas à mão, preferencialmente. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para fazer isso.
#3 LIMPE O SOFÁ
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular poeira, é recomendado limpá-lo a seco, utilizando um aspirador de pó. Tenha atenção especial aos “cantinhos”, famosos por acumular sujeira.
#4 HIGIENIZE OS TAPETES
Tapetes também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto (utilize uma peneira para fazer isso) e deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador.
#5 CUIDADO COM OS VIDROS
Vidros também podem acumular poeira. Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.
#6 ATENÇÃO AOS COBERTORES E EDREDONS
As noites de outono costumam ser mais frias, portanto perfeitas para dormir com um cobertor, uma manta ou um edredom. Antes de utilizá-los, no entanto, é importante lavá-los e deixá-los secar bem para ter certeza de que não transportem ácaros para a cama.
#7 MENOS VASSOURA, MAIS ASPIRADOR
Varrer a casa é bom, mas pode suspender a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó ou panos úmidos para fazer a higienização. Caso tenha de utilizar a vassoura, envolva-a com um pano úmido de modo a realizar a limpeza com mais eficácia.
#8 ARMÁRIOS ENTRAM NA LISTA TAMBÉM
Limpe o móvel com uma solução de água e vinagre (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe agir por duas horas. Na sequência, passe um pano com água e deixe secar naturalmente.
#9 UTILIZE PRODUTOS DE LIMPEZA COM MODERAÇÃO
Os produtos de limpeza convencionais costumam ter odores fortes que, por consequência, podem instigar as alergias. Escolha os que apresentam cheiros mais suaves.
#10 DEIXE A LUZ ENTRAR
Tente manter as portas e janelas de casa abertas, sempre que possível. Aproveite os períodos da manhã e meio da tarde para deixar o sol entrar e arejar todos os espaços. Ele também é um excelente aliado na limpeza doméstica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas