Sente dor nos ombros? Saiba o que fazer 0 1482

Responsável pela segunda causa mais frequente de dor ortopédica, a dor no ombro atinge jovens, idosos, esportistas e sedentários, ou seja, trata-se de uma patologia muito abrangente. Em geral, as dores podem ser agrupadas em lesões inflamatórias (excesso de uso e/ou movimentos repetitivos), lesões degenerativas (desgaste da cartilagem e/ou artrose) e lesões traumáticas (ruptura de tendão e/ ou fraturas).
Em jovens, as lesões mais comuns são as inflamatórias, relacionadas à atividade esportiva e ao trabalho. Porém, os chamados “atletas de final de semana”, acima dos 50 anos, que jogam tênis ou golfe, podem também apresentar essas lesões. Em idosos e sedentários, as lesões mais comuns são as degenerativas com sintomas, como a dor noturna e a diminuição da força.
Para evitar o surgimento das dores nos ombros, seguem algumas dicas:
• Em casa, evite tarefas que exijam os mesmos movimentos dos realizados no trabalho (exemplo: digitação);
• Divida os pesos a serem carregados sempre nos dois lados do corpo (exemplo: carregar bolsa);
• Ao dormir, tente evitar a posição sobre os braços;
• Dedique um tempo na semana à prática de atividade física supervisionada;
• Alongamentos sempre antes e após a sua atividade física supervisionada.

Tratamento
Nos últimos anos, o tratamento da dor no ombro tem evoluído rapidamente. Pode-se optar por medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios apenas. Na persistência dos sintomas, terapias como: hidroterapia, RPG, fisioterapia e acupuntura. E nos casos extremos, pode-se ter a necessidade de tratamentos cirúrgicos. Com a evolução das técnicas cirúrgicas, 85% desses casos são realizados por via artroscópica (cirurgias por vídeo com incisões mínimas).
Sempre ressaltando que todos esses tratamentos são instituídos pelo seu ortopedista de confiança, após consultas e exames adequados.

Dr. fabio yoshino

Mini currículo
Graduação em Medicina, na Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, no período de 2002 a 2007.
1. Curso BLS Provider (Suporte Básico de Vida) do Incor – Instituto do Coração do HC FMUSP, realizado no dia 04 de março de 2006. Instrutor no curso.
2. COMEC – Congresso Médico Científico da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, realizado nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2005. Coordenador discente e Secretário de Mesa da Palestra Magna “Se eu tivesse uma parada cardíaca”
3. Curso BLS Provider Suporte Básico de Vida do Incor – Instituto do Coração do HC FMUSP, realizado no dia 11 de dezembro de 2005. Instrutor no curso.
4. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra de Epilepsia, em 16 de maio de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.
5. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Pneumonias Comunitárias e Hospitalares, em 02 de maio de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.
6. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, em 04 de abril de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.
7. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Distúrbios Hidroeletrolíticos na Clínica Médica, em 07 de março de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.
8. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Exames Pré-Operatórios, em 21 de fevereiro de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.
9. Curso “Cirurgia do Trauma – Bases do Diagnóstico e Tratamento”, promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, realizado no Hospital Ana Costa, nos dias 10 e 17 de maio de 2005.
10. Curso Pré-congresso de Cirurgia Ambulatorial e Atendimento ao Trauma da UNIMES – Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, Realizado no dia 02 de outubro de 2005, com carga horária de 8h. Participação como Organizador do curso.
11. Curso continuado em Medicina Intensiva Módulo I do Hospital Sírio Libanês, realizado no período de 08 a 29 de março de 2005.
12. Curso o ECG na Prática Clínica da Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2005.
13. 1º Curso de Emergências Cardiovasculares do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, realizado no dia 24 de outubro de 2004 com carga horária de 8h em São Paulo. Membro Organizador.
14. Curso de Atualização em Gastroenterologia da Santa Casa da Misericórdia de Santos, realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2004. Santos – SP
15. Curso Projeto I – Atendimento Inicial ao Traumatizado da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FMUSP, realizado nos dias 01 e 02 de maio de 2004 em São Paulo. Organizador do Curso.
16. Curso Suporte Básico de Vida para Instrutores (BLS Instructor) do Incor Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, realizado no dia 14 de outubro de 2005.
17. Curso Suporte Básico de Vida (BLS Provider) do Incor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, realizado no dia 14 de dezembro de 2004.
18. Palestra de Abdome Agudo, realizada no dia 07 de outubro de 2003, durante o VII Curso Multidisciplinar de ensino Médico da Santa Casa de Santos.
19. II Semana do Trauma da Liga de Pronto-socorrismo da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, realizado no período de 09 a 12 de setembro de 2002, em Santos SP.
20. Curso Suporte Básico de Vida ao Trauma da Liga de Pronto-socorrismo da UNIMES, no período de 13 a 17 do maio de 2002 em Santos – SP

Rua Cantagalo, 74 – 1º andar – Shopping Silvio Romero
Central de Atendimento: (11) 96179-1730
www.grupozerodor.com.br
@grupozerodor e facebook.com/grupozerodor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas