No Berçário da PROBEN, os bebês são vistos como capazes e competentes desde o seu nascimento. Esse olhar cuidadoso é embasado nos conhecimentos trazidos pela Dra. Emmi Pikler, pediatra húngara, que apresenta uma riqueza de detalhes por meio da Abordagem Pikler, ao convidar educadores a rever conceitos e práticas já estruturadas no dia a dia, confiando nos bebês.
Uma rotina de cuidados, cheios de atenção, interesse e compreensão, nutre emocionalmente os bebês. Esta segurança afetiva é o que garante a tranquilidade para que ele possa explorar com autonomia o espaço onde está inserido e, assim, criar a oportunidade de traçar uma rica trajetória de aprendizagens e descobertas. E, com base nesses conceitos, a coordenadora do Berçário da PROBEN e Membro da Rede Pikler Brasil, Leandra Dib Teixeira, dá algumas dicas para que pais e familiares favoreçam a independência do bebê também em casa.
A IMPORTÂNCIA DO “OLHO NO OLHO”
Pensando desta forma, a orientação para os cuidadores é convidar o bebê a participar ativamente das atividades, antecipando situações e, ao conversar com ele, olhar em seus olhos e explicar o que está fazendo, sempre de forma clara e simples.
O BEBÊ COMO PROTAGONISTA
Outro ponto importante é que olhemos para tudo aquilo que eles já sabem fazer. O convite aqui é que se deixe de fazer por eles e que se faça com eles. O grande protagonista é o bebê, cabendo ao adulto garantir o uso de roupas confortáveis e preparar o espaço para que ele possa brincar livremente e com segurança.
É importante que o bebê comece a explorar o chão, em uma superfície que seja firme, com materiais leves, que sejam fáceis de segurar e que tenham diferenças táteis, como tecidos de cores vivas e brinquedos que permitam o encaixe das mãos.
Nestas condições, o bebê consegue, por sua própria iniciativa, realizar movimentos bem equilibrados, como virar-se de barriga para baixo, rolar, rastejar, colocar-se em quatro apoios, sentar-se e ficar em pé.
O BEBÊ É DEPENDENTE, MAS NÃO É PASSIVO
Uma dica muito importante é que os pais permitam que o bebê explore o objeto que escolheu para brincar. Quando eles brincam estão estudando e testando possibilidades. Por muitas vezes, o bebê procura pelo olhar dos pais como quem diz: eu não alcanço esse brinquedo, ou ainda, veja o que eu consigo fazer. Durante todo momento, o bebê realiza uma comunicação não verbal. Diante disso, é importante que os pais fiquem por perto para auxiliar, mas que o bebê assuma o protagonismo. Ele sabe que estamos ali e nos busca pelo olhar, e esse olhar precisa ser retribuído.
BEBÊS SÃO CIENTISTAS POR NATUREZA: PROVOQUE SITUAÇÕES
Ao adquirir condições de se deslocar sozinho, as possibilidades do brincar se ampliam. O brincar é uma exploração, uma descoberta e investigação onde o bebê constrói as bases necessárias para o desenvolvimento da capacidade de pensar. É importante garantir a brincadeira com possibilidades de descoberta.
“Como é diferente a imagem do mundo que uma criança recebe quando mãos silenciosas, pacientes, cuidadosas e ainda seguras e resolutas cuidam dela; e como parece ser diferente o mundo quando essas mãos são impacientes, rudes, apressadas, inquietas e nervosas.” Emmi Pikler
Proben: Rua Inspetor Mario Teixeira, 70 – Tatuapé, São Paulo
Telefone: (11) 2674-5356
Bom dia amei o trabalho de vocês sou pedagoga sou filha de húngaro moro em São Paulo jaragua.