Proben: excelência em educação 0 6101

Infância: momento único de pureza, ingenuidade e intensidade de descobertas

Na PROBEN, a qualidade da infância é primordial e essa responsabilidade constante é que direciona o olhar para o desenvolvimento e as conquistas infantis, de modo a tornar esse tempo com ainda mais significado e qualidade.  Essa preocupação genuína fez a PROBEN buscar a excelência de educação no território europeu, tendo como inspiração de trabalho a cidade de Reggio Emília (Itália), uma proposta que permite que as crianças sejam elas mesmas as protagonistas do processo de aprendizagem.  O diferencial acontece principalmente quando é proposto às crianças momentos de descobertas e muitas conquistas.

O olhar para os bebês

O Berçário busca como inspiração os conhecimentos da pediatra húngara Dra. Emmi Pikler. A abordagem Pikler tem como princípios proporcionar segurança afetiva na relação educador-bebê, garantir um espaço adequado para que possa ser explorado de forma autônoma e permitir a motricidade livre dos bebês.

O cuidar e o educar caminham juntos em todos os momentos da rotina, assim as aprendizagens ganham espaço nas experiências cotidianas, assegurando um potencial de descobertas.

A exploração sensorial e percepção de mundo são elementos principais de todo o trabalho. As crianças se descobrem em uma outra comunidade – a escolar! O acolhimento nesse período é primordial. Além de toda a preocupação com os estímulos, o carinho para esse tempo importante é validado com intensidade. As propostas são realizadas considerando a observação do mundo que está à sua volta, a natureza, os amigos que compõem o grupo, a harmonia e muita arte. A arte, como afirma Vygotsky – outra fonte de inspiração da PROBEN – torna as crianças sensíveis e observadoras e é por meio dela que é estimulado esse olhar mais apurado para o todo. A sensorialidade também evidenciada, faz as crianças entenderem que o mundo é descoberto através dos sentidos.

Educação Infantil

A continuidade da primeira infância acontece com outras descobertas que validam também as observações, experiências, associações, problemas e outras várias situações de aprendizagem. O letramento, a alfabetização matemática, as paisagens, a comunicação e a função social de tudo isso, faz da potência infantil parte ativa e efetiva do dia a dia da PROBEN. Os desenhos também são fonte de inspiração, convite a apreciação e discussão entre os participantes de um grupo para enriquecimento e muitas outras conquistas pictóricas acerca de tanto empenho e dedicação.

Conheça algumas particularidades da PROBEN que agregam alegria e bem-estar

A alimentação das crianças é toda feita dentro da escola. A nutricionista Denise Nicolau cuida do cardápio e do comando da equipe em cozinha industrial, garantindo qualidade, frescor e variedade nutricional em todas as refeições: lanche da manhã e tarde, almoço e jantar.

As modalidades esportivas  são pensadas conforme as necessidades das crianças pequenas: futebol, circo, judô, teatro e ballet. Além dessas aulas, outras linguagens também são importantes: o inglês, a musical e a tecnológica, em parceria com a Simple idiomas, School of Rock e Happy Code.

Valores humanos,  sociais e infantis são levados para a vida em forma de vivências, em forma de experiências e em forma de respeito ao outro. Os valores são parte da rotina escolar ao preocuparem-se com o cuidado com os animais que fazem parte do convívio diário, ao dividirem o que têm com outras pessoas e instituições, ao promoverem a sensibilização da comunidade para o bem de pessoas distantes, mas que precisam de tudo o que eles mais têm a oferecer: a alegria de viver!

Proben: Rua Inspetor Mario Teixeira, 70 – Tatuapé, São Paulo
Telefone: (11) 2674-5356

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas