Ceia com sabor italiano 0 2550

Inspirado na culinária da Toscana, região do norte da Itália, o chef Roberto Ravióli ensina a preparar um cardápio especial para a noite de Natal

A origem da ceia natalina é a Saturnália, uma festa pré-cristã da Roma Antiga que era comemorada com deliciosos banquetes, até 25 de dezembro. Como a festa terminava justamente no Natal, a fartura se tornou tradição na data cristã, quando Jesus Cristo e seus discípulos comemoraram a Páscoa dos judeus – crença conhecida como a última ceia.

Com mais de 2 mil anos de história, a noite natalina carrega simbologias instituídas não só pelo cristianismo, mas por inúmeras crenças e tradições dos povos. Entre os costumes que resgatamos nessa época do ano, a ceia é o ponto alto, juntamente com troca de presentes. Para que você tenha um Natal repleto de tradição, fomos buscar algumas receitas saborosas e práticas com o chef Roberto Ravióli, um arquiteto que deixou as pranchetas de lado para se dedicar integralmente à gastronomia. É dono dos restaurantes Empório Ravióli e Ravióli Cucina Casalinga, além de cozinhar para eventos. Suas participações vão desde a Fórmula 1 até shows como o de Luciano Pavarotti.

Confira algumas dicas do chef, especialmente para os leitores da Revista do Tatuapé:

– “Use muito verde, vermelho, pimenta, alecrim e folha de louro na decoração da mesa e do prato; não use assadeiras, a não ser que elas sejam especiais – feitas de barro ou de porcelana – abuse de velas e castiçais”.

– “Se preparar pratos como o bacalhau e o cordeiro, lembre-se que nem todos gostam disso. Então, tenha um prato alternativo, como uma massa ou pernil e uma guarnição de arroz com passas como acompanhamento”.

– “Para a decoração, opte por poucas frutas e dê preferência aos sabores da estação, como uva e cereja”.

– “A bebida tem que estar sempre bem gelada. Recomendo: espumante, champanhe, pró-seco ou vinho rose. Uma dica para a sobremesa é um sorvete com calda de chocolate, decorado com nozes e, é claro, não se esqueça do panetone”.

Bacalhau do Empório

INGREDIENTES

Para o bacalhau: 4 postas de bacalhau de 250g (sem sal e espinha); 100g de farinha de trigo e 100ml de azeite de oliva. Para a guarnição: 4 dentes de alho laminados; 100ml de azeite de oliva; 1 colher de sopa de salsa picada; 1 colher de chá de alecrim picado; 1 cebola média cortada em tiras de 1cm de espessura; 16 batatas bolinha cozidas em água e sal (sem a pele); 8 brotos de brócolis cozido al dente; 1 abobrinha média cortada em tiras de 1cm de espessura (sem a polpa) e 2 tomates médios, maduros, firmes, cortados em tiras de 1cm de espessura.

MODO DE PREPARO

Bacalhau: Passe o bacalhau na farinha. Em uma frigideira untada com azeite, doure o bacalhau de todos os lados, com cuidado para não ressecar. Reserve e mantenha quente.
Guarnição:
Em uma frigideira untada com azeite, doure o alho, a salsa e o alecrim. Retire o alho e parte do azeite temperado. Reserve. Na mesma frigideira, doure a cebola seguida dos demais ingredientes nessa ordem: batata, brócolis, abobrinha e o tomate. Tempere com sal e pimenta.

Montagem do prato: Distribua a guarnição no centro de cada prato. Coloque o bacalhau ao lado da guarnição de forma harmoniosa. Por fim, regue o bacalhau com o alho e o azeite que estava reservado. Para 4 pessoas

Stracotto de Cordeiro
ao Barolo com Polenta ao Mascarpone

INGREDIENTES

Para o Stracotto: 1,2kg de paleta de cordeiro (desossada); 2 cebolas roxa picadas; 1 cenoura média picada; 2 talos de salsão picado; 1 colher de sobremesa de folhas de tomilho fresco; 1 dente de alho picado; 750ml de vinho Barolo; sal e pimenta a gosto; 1 e ½ litro de caldo de carne e azeite de oliva. Para a polenta: 7 xícaras de caldo de frango; ½ xícara de fubá amarelo grosso; sal a gosto e 1 colher de sopa de queijo mascarpone.

MODO DE PREPARO

Stracotto: Tempere a paleta com sal e pimenta. Em uma panela untada com o azeite, doure o alho, refogue os legumes por 5 minutos e retire da panela. Reserve. No mesmo recipiente, doure a paleta de todos os lados e volte os legumes à panela. Coloque o vinho, leve a fervura por 15 minutos, reduza o fogo e acrescente o caldo aos poucos, até que a carne fique macia. Retire-a e reduza o caldo até a consistência desejada. Corrija o tempero, se necessário. Fatie a carne e coloque-a novamente na panela. Distribua a polenta em pratos individuais, coloque a carne sobre ela regada com o molho e sirva imediatamente. Polenta: Ferva o caldo e adicione o fubá em forma de chuva, mexendo sempre com uma colher de pau de baixo para cima por 45 minutos, até que fique cozida. Antes de servir, acrescente o mascarpone. Para 4 pessoas

Empório Ravioli – Rua Fidêncio Ramos, 18, Vila Olímpia. Tel.: 3846-2908.
Ravioli Cucina Casalinga – Rua Joaquim Antunes, 197, Jardim Paulistano. Tel.: 3082-3383.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas