Brigadeiro de chocolate é coisa do passado 0 2548

Para dar um toque especial ao doce que não falta nas festas de aniversário, a chef Fernanda Guelli criou versões exóticas, saborosas e requintadas de brigadeiros na versão “adulto”

Juntar manteiga, leite condensado e chocolate em pó é bem fácil e todo mundo já sabe o resultado. Mas o que ninguém espera é que nosso brasileiríssimo brigadeiro ganhe nova versão e sabores bem diferentes do convencional. Já imaginou experimentar alguns gostos (digamos) excêntricos como hortelã, canela, manjericão, baunilha, limão siciliano, laranja ou amendoim? E se o sabor for um pouco mais sofisticado como os de vinho e champanhe ou luxuoso como ouro e prata?

Essas são as criações da gastrônoma Fernanda Guelli que vem enriquecer e dar um toque especial ao doce que não falta nas festas de aniversário. “O brigadeiro nos remete à infância e comê-lo é sempre um prazer. Esses novos sabores são direcionados mais para os adultos que não gostam de coisas tão enjoativos e que gostam de se aventurar no paladar”, diz a chef.

Fernanda Guelli

Degustar os brigadeiros exóticos é uma verdadeira surpresa a cada colherada, pois ninguém está acostumado a sair do tradicional sabor chocolate. “O desafio é quebrar o paradigma de sempre sentir o mesmo gosto e sair da rotina. Nos meus brigadeiros não vai manteiga, afinal o próprio leite condensado já dá liga e isso já começa dando um gosto diferente”, completa. Para experimentar alguns dos novos sabores, o site Personal Chefs possui uma página que oferece a iguaria.

A gastrônoma ensina alguns de seus segredinhos passo a passo e dá dicas irresistíveis. Confira!

Fernanda Guelli é a criadora da Personal Chefs, que atende às necessidades de cada cliente de forma personalizada. As inspirações da culinarista são uma mistura de cozinha e cultura que encantam os paladares e olhares mais diversos.

Brigadeiro de hortelã

Ingredientes: 400 ml de água; 30 folhas de hortelã; 30 ml de xarope de menta; 1 lata de leite condensado;

Modo de preparo: Em fogo médio, coloque em uma panela a água, as folhas de hortelã e o xarope de menta e ferva até que o volume do líquido chegue a metade, assim, a mistura estará bem concentrada. Em seguida, desligue o fogo. Em outra panela de apoio, coloque o leite condensado e deixe aquecer por 5 minutos em fogo brando. Coe as folhas em uma peneira e jogue o líquido no leite condensado. Misture bem, sem parar de mexer, até que o brigadeiro desgrude do fundo. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Depois do tempo, retire tudo e coloque em um recipiente. Espere esfriar e sirva. Dica da chef: Coloque em pequenas colheres de madeira, enfeite com folha de hortelã e sirva logo após um café.

Brigadeiro de vinho

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 400 ml de vinho tinto seco; Cachos de miniuvas;

Modo de preparo: Despeje a lata de leite condensado em uma panela e regule o fogo em nível baixo até que o leite condensado esteja firme. Em outra panela, coloque o vinho e deixe o líquido reduzir até a metade. Coloque esse vinho junto ao leite condensado. Misture bem até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e sirva em colherinhas de madeira ou enrole. Decore com as miniuvas. Dica da chef: Sirva com a sobremesa copinhos de licor. Fica bonito, gostoso e diferente.

Fernanda Guelli
Tels.: 3034-1781 / 8626-3186
cheffeguelli@personalchefs.com.br – www.personalchefs.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas