Tudo pela dança 0 7187

Dançarina, coreógrafa, professora e apresentadora de TV, Bel Consoli faz de tudo em nome da sua grande paixão: dançar

Com muita garra e determinação, a dançarina e coreógrafa Bel Consoli, diretora artística da Academia Panteras, com sede no Tatuapé, trouxe um título inédito para o Brasil. Bel e seu irmão também dançarino Euler Consoli foram os campeões mundiais na modalidade Line Dance – Show Time, no Mundial de Dança Country realizado no Teneessee, Estados Unidos. “Foi uma felicidade indescritível, principalmente pela trajetória de quatro anos participando”, disse Bel.

Após a conquista do Mundial de Dança Country, Bel e Euler aproveitaram para ir à Nova Iorque, onde assistiram aos musicais “Chorus Line” e “A Pequena Sereia” na Broadway, fizeram cursos, aulas e workshops nas principais Escolas de Dança da cidade, considerada o centro da dança dos Estados Unidos.

Em uma votação que aconteceu durante o ano de 2007 pelo site Movimento Country, a Cia. Panteras foi eleita mais uma vez, assim como em 2004, como “O melhor grupo de dança Country do Brasil” com 32,90% dos votos dos internautas de todo o país.

A premiação em competições não é nenhuma novidade na carreira da dançarina que possui diversas vitórias no currículo. “Fomos tricampeões do ENDA (Encontro Nacional de Dança); primeiro lugar em Campos do Jordão, Ribeirão Preto e em muitos outros. Estamos sempre em busca de algo a mais. O mundial foi o ápice, além do limite”, conta Bel, orgulhosa da trajetória.

Mas não é só no country que Bel se destaca. Ela é “fera” em mais de 20 modalidades de dança. E é por isso que o seu nome é o mais lembrado pelos diretores de telenovelas, quando surge a necessidade de ensaiar o elenco. “A participação na novela América, da Rede Globo, foi muito intensa, porque além de ensaiar os bailarinos, nós também gravávamos com eles na arena”, declara. A oportunidade para esse trabalho surgiu em 2004, durante a regravação de uma outra trama famosa, ‘A Escrava Isaura’, da Rede Record, no qual Bel criou coreografias de valsa, minueto e can-can e ensaiou um elenco formado por 38 bailarinos. Ainda na Record, Bel foi a responsável pelas coreografias das novelas ‘Essas Mulheres’, na mesma linha contemporânea, e ‘Cidadão Brasileiro’, com a dança de salão.

Bel Consoli descobriu sua paixão pela dança aos 3 anos de idade, quando procurou o ballet para ajudá-la no tratamento de um problema ortopédico, pois a dançarina tinha “pés tortos”.    

Formada em Educação Física, com mestrado na Unicamp, a também professora dedica todo o tempo do dia à dança. “Tudo que eu fiz até hoje foi em benefício da dança e da estrutura de formação da academia”, revela. Com 28 anos de existência, a academia tem outras duas unidades, na Aldeia da Serra e em Osasco. Acompanhando oficialmente a dupla Rio Negro e Solimões há cinco anos, os bailarinos da Panteras, já fizeram participações na gravação de dvd´s de artistas como, João Sérgio & Juliano, Bonde do Forró e Eliane Camargo.

Transformar filmes como “Grease”, Cidade dos Anjos” e “A Família Addams” em espetáculos de dança, é um outro talento da dançarina. O resultado do trabalho é sempre tão surpreendente que já foram exibidos no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.

DANÇANDO A BORDO

Os irmãos Consoli também levam o seu talento para o alto mar. A convite da Costa Cruzeiros, para o projeto ‘Dançando a bordo’, os dançarinos, há três anos, colocam os passageiros e tripulantes do Costa Mágica para pular na véspera do carnaval. “É contagiante! O navio, literalmente, pára”, conta Bel, já adiantando o contrato fechado para 2009.

A professora destaca a dança de salão como uma das melhores para quem ainda não tem uma modalidade preferida, já que envolve um pouco de cada ritmo. “O importante é dançar, não importa qual modalidade. Eu como, bebo, visto, respiro e vivo para dançar”, relata.

Dando aula, ensaiando e montando projetos, tia Bel, como é chamada pelos seus pequenos alunos, declara outra paixão: o reconhecimento da criançada. “É tão bom ouvir eles me elogiarem, dizerem felizes que me viram na TV, isso é muito puro, sincero e sem interesse. Não tem como subestimar algo assim, eles me motivam muito. Eu vim para a terra para criar, coreografar e ensinar dança”, emociona-se.

Além de dançarina, coreógrafa e professora, Bel também é apresentadora de TV. No ar desde 2007,  na TV Osasco e na TV Alphaville, o “Panteras na TV” ensina ritmos diferentes para aqueles que querem iniciar os primeiros passos na dança. Bel, ao lado do seu irmão, ensina passos de salsa, country, merengue, tango, forró e samba, sempre acompanhados por alunos, outros professores e convidados. Aja fôlego!

Academia Panteras
R. Caçaquera, 49 – 1º andar, Tatuapé    Tel: 3854-5207
www.panteras.com.br  /  www.panterasnatv.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas