“História do Tatuapé” 0 12905

O historiador e escritor Pedro Abarca lança livro em homenagem aos 349 anos do bairro.

Em seu novo livro Abarca lança uma nova luz sobre a história do bairro. Contesta aqueles que afirmam que o início da exploração da região por Braz Cubas se deu em 1560. Baseado em suas pesquisas e em trabalhos de grandes historiadores, faz retroagir essa data para 1544, portanto, dez anos antes da chegada dos jesuítas. “Tal afirmação faz sentido, pois é sabido que Braz Cubas já produzia vinho em seu sítio no Tatuapé em 1551. Em uma de suas cartas o padre Manuel da Nóbrega se referia ao bom vinho de São Paulo”, destaca Abarca.

Para facilitar a compreensão do leitor, Abarca dividiu seu texto em cinco períodos: Martim Afonso de Souza chega ao Brasil e com ele Braz Cubas; a atuação do padre Mateus Nunes de Siqueira (considerado o fundador do bairro) e a famosa petição que deu base para a data de fundação do Tatuapé; a Chegada dos imigrantes, o que redunda na fase agrícola da região; o desenvolvimento e o final do período industrial; e o “boom” imobiliário e a atual fase terciária da economia.

No minucioso trabalho, o autor relata como, em cada período, desenvolveram-se os setores de: educação, cultura, saúde, política, justiça, segurança, religião, comércio e serviços. Dada a riqueza de detalhes e a profundidade do texto, a “História do Tatuapé” passa a ser uma leitura obrigatória para historiadores, professores, pesquisadores, estudantes e para todos aqueles que se interessam pela história de São Paulo e de todos os seus bairros.

Para informações sobre como adquirir o seu exemplar, entre em contato com o escritor pelo fone 2092-6258 ou pelo site www.historiadotatuape.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas