Quem está investindo em marketing digital precisa adquirir conhecimento básico sobre termos, siglas e estratégias do segmento. Dessa forma, é possível reconhecer as melhores estratégias para alavancar a performance digital da sua empresa.
Pensando em levar aos nossos leitores as melhores informações sobre diferentes pontos do marketing digital, como as landing pages e SEO, hoje, resolvemos esclarecer uma dúvida muito comum aqui em nosso blog, a diferenciação entre CPC, CPM e CPA. Continue acompanhando nosso conteúdo e descubra como estas três siglas podem fazer uma enorme diferença para quem quer anunciar no google.
CPC, CPM e CPA são as métricas de Marketing Digital
As siglas CPC, CPM e CPA são consideradas métricas de marketing digital. São as três formas diferentes de precificação dos anúncios google, os links patrocinados das redes sociais, portais de informações, blogs, etc. Nas três categorias mencionadas, após a inserção do orçamento da campanha de anúncios os valores são debitados do montante inserido.
CPC
A sigla CPC quer dizer custo por clique. Significa dizer que o valor da cobrança será calculado conforme a quantidade de cliques que o anúncio receber. O cálculo para saber o valor pago por clique é bem simples, basta dividir a quantia paga nos links patrocinados google pela quantia recebida de cliques. O resultado será o CPC, ou seja, o custo por clique.
Para quem está iniciando o investimento em Google Ads, o CPC é a métrica mais indicada para se apostar, justamente por ser uma das mais simples de controlar e entender as preferências dos clientes sobre determinado conteúdo.
A fórmula a seguir é a maneira correta de se calcular o CPC:
CPC = Custo Total
____________
Número de Cliques
CPA
O CPA é a próxima métrica do marketing digital que trataremos. A sigla CPA nada mais é que custo por aquisição. Nela, você só paga pelo valor do anúncio quando alcançar seu objetivo final.
Em outras palavras, o anúncio é pago quando o usuário efetua uma ação proposta, seja ela, o preenchimento de um formulário, um download ou até mesmo uma venda. Por ser uma estratégia de anúncio de alto custo, comparado aos demais, recomenda-se investir nesta estratégia somente em produtos ou estratégias de venda com alto lucro.
A fórmula para calcular o CPA é a seguinte:
CPA = Total Investido
____________
número de conversões
Por exemplo, se você gastou R$ 1.000,00 para anunciar a venda de um e-book e conseguiu comercializar 80 exemplares, então o CPA da campanha foi de R$12,50.
CPM
Por último, o custo por mil é a forma de cobrança de links patrocinados por cada mil visualizações. Geralmente, este tipo de estratégia está vinculado com anúncios google em portais de informação e blogs, que possuem alto tráfego, mas para utilizar dessa estratégia é preciso direcionar corretamente o anúncio ao público-alvo.
A fórmula para o cálculo do custo por mil visualizações, ou impressões é a seguinte:
CPM = Custo total
___________________
(Visualizações) 1.000
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