Desafios e Oportunidades para Startups no Tatuapé 0 976

Aceleração e Investimento em Foco

As startups enfrentam inúmeros desafios ao buscarem estruturação e investimento, especialmente em regiões fora dos tradicionais polos de inovação. Na zona leste da cidade de São Paulo, essa realidade não é diferente. O ambiente empreendedor tem encontrado barreiras significativas, desde a falta de espaços de coworking até a dificuldade de acesso a investidores e fundos de investimento.

Em 2018, um levantamento realizado pelo Coworkings Brasil revelou que, embora a cidade de São Paulo contasse com mais de 300 coworkings, a zona leste, incluindo o Tatuapé, tinha uma oferta significativamente menor de espaços de coworking comparado a regiões como Pinheiros, Vila Olímpia e Vila Mariana. Essa disparidade reflete um dos muitos obstáculos que startups locais enfrentam para se consolidar no mercado.

Segundo uma pesquisa de 2023 feita pela ABStartups com 2.593 startups em mais de 326 cidades brasileiras, 33,5% das startups brasileiras recebem investimento da própria cidade, enquanto 42,3% ainda estão buscando investimento. Esses números destacam a necessidade urgente de iniciativas que promovam o crescimento e a viabilidade financeira das startups em diversas regiões do país, incluindo a zona leste de São Paulo.

Marco Antonio Lima de Castro, CEO da Startup Ventures, ressalta a dificuldade de engajamento e apoio ao setor na região: “Nos últimos meses, enquanto organizávamos o programa de aceleração Startup Ventures Edição Tatuapé – o qual está com edital aberto agora – encaramos diversas dificuldades de relacionamento que foram desde a obtenção de espaço adequado, até o engajamento de instituições para a pulverização da oportunidade. Se isso acontece com nossa empresa, que faz parte de um ecossistema bem estruturado que conta com investidores, corporações, um fundo de investimento próprio, parceria com Big Techs e um grupo de outras sete aceleradoras, imagine o quão desafiador é este ambiente para quem está iniciando com uma startup ainda sem estrutura alguma em nossa região”, alerta Marco Castro que também é morador da região. “Se hoje optamos por investir em startups na nossa região, é porque acreditamos e conhecemos de perto suas realidades e potenciais”, complementa o CEO.

Avaliando esse cenário, a região da zona leste de São Paulo vem aprimorando e aos poucos trazendo novos agentes que podem ajudar na estruturação de novas empresas.

Apesar dos desafios enfrentados pelas startups na zona leste de São Paulo, a região tem mostrado um potencial crescente para se tornar um polo significativo de inovação. A presença de iniciativas como a Startup Ventures, que oferece programas de aceleração e suporte estratégico, é um passo crucial para transformar o cenário local. Essas ações não só promovem a estruturação das startups, mas também facilitam o acesso a investimentos e recursos essenciais para o crescimento sustentável.

Para pessoas que tem uma ideia ou uma startup e precisa de apoio, as inscrições para o programa de aceleração da Startup Ventures estará aberto entre os dias 04/07/2024 até 31/08/2024 no site https://startupventures.com.br/#97715fb1-7ead-460b-aa2e-73926107b4f1 na seção de “Editais”.

Marco Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas