Animais bem tratados 0 3591

Hospital oferece desde banho e tosa até fisioterapia na água. Objetivo é que animais tenham mais saúde e qualidade de vida

Foi-se a época em que os cachorros comiam o resto da comida dos donos, dormiam em caixotes de madeira e tomavam banho de mangueira no quintal de casa. Hoje, eles ganharam status de membro da família e o direito à comida própria, incluindo as versões diet e light, salão de beleza, banho especial e, claro, um tratamento de saúde digno de humanos.

Sabendo disso, as irmãs Thais e Tatiana Vieira Machado, ambas médicas veterinárias e apaixonadas por animais, decidiram criar um espaço onde a saúde e o bem-estar deles ficassem em primeiro lugar. Foi assim que surgiu o Hospital Veterinário Vila Matilde Animaniac’s, um centro de atendimento que funciona 24 horas e atende desde as necessidades de beleza e higiene até os mais graves problemas de saúde dos bichinhos. “Quisemos fazer um lugar diferenciado, que funcionasse como um centro de referência para os veterinários da zona leste”, explica Tatiana.

E não pense que oferecer todos esses serviços é frescura. Thais lembra que a chegada de raças mais delicadas ao mercado trouxe animais mais sensíveis, que precisam de um atendimento especializado. Além disso, vivemos uma época em que é comum transformar cães e gatos em um membro da família, dando a eles privilégios antes inimagináveis. “Muitas pessoas compram um cachorro ou um gato e os tratam como um filho”, diz Tatiana.

Saúde em primeiro lugar

Com quatro andares, três consultórios, UTI, laboratório próprio, piscina para hidroterapia e espaço para banho e tosa, o hospital faz uma média de 500 atendimentos mensais, principalmente de cães e gatos. Há profissionais para atender todas as especialidades médicas (endocrinologia, cardiologia, anestesia, oftalmologia, neurologia, dermatologia, ortopedia, entre outras), além da aplicação de acupuntura e hidroterapia (feita na piscina), principalmente em tratamentos ortopédicos.

Ao contrário do que muita gente pensa, quando se fala em atendimento médico para animais domésticos, é usada uma estrutura muito parecida com a de um hospital humano. Tanto que os equipamentos do centro cirúrgico e da UTI são os mesmos de um hospital para humanos e permitem a realização de cirurgias de alta complexidade como as cardíacas, que, inclusive, já foram feitas no hospital.

Assim como nós, os animais também ficam mais quietos quando estão doentes e, muitas vezes, precisam seguir aquela velha recomendação médica: descanso, sem muitas emoções. Porém, basta o dono chegar perto que eles já levantam as orelhas e ficam mais excitados. Para deixar donos e animais mais confortáveis, Thais e Tatiana criaram um sistema no qual há horários para visitas aos animais internados e a divulgação de boletins médicos quatro vezes ao dia. “Instituímos o boletim há pouco tempo para facilitar o acesso dos donos a informações, já que eles ficam ansiosos quando seu animal está internado”, explica Thais.

Assim como o médico de humanos, o veterinário também precisa ter sangue frio e conhecer os seus limites. “É claro que a perda de um animal nos deixa com uma sensação de fracasso. Mas sabemos que faz parte do processo e que fazemos absolutamente tudo que está ao nosso alcance”, finaliza Thais.

Hospital Veterinário Vila Matilde Animaiac’s
Av. Pasteur, 50, Vila Matilde – Tel.: 2653-1667

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas