A dica é quente, recém saída do forno: a pequena padaria de 60 m² nascida na Vila Prudente, completa 40 anos de fundação, e com seus 1.700 m² tornou-se mais do que uma panificadora: é um ponto de encontro de pessoas de todas as regiões da cidade, das mais variadas classes, origens, profissões e costumes, que vão em busca de qualidade, inovação e, principalmente, respeito ao cliente. É assim que seus proprietários, capitaneados por João Diogo, o mais velho dos filhos que deu continuidade ao negócio do pai, pensam e traduzem seu negócio.
Não é para menos: com um misto de padaria, restaurante e fábrica de guloseimas, o carro chefe da Cepam é a produção do panetone Village, um dos mais saborosos da cidade, na opinião de um júri de peso convidado pela revista Veja, em reportagem publicada em novembro do ano passado.
Com uma produção de mais de 70 itens, a marca Village já é exportada para países da América Latina e da Europa, e para os Estados Unidos. Além disso, a busca constante por novidades aproxima a fábrica de obter a certificação da Qualidade Total, o ISO 22.000, específico para a indústria alimentícia.
Até janeiro de 2009, o restaurante da Cepam, hoje com 336 lugares, passará a ter 500, totalizando 2 mil m2 de cheiros e aromas que aguçam ainda mais os paladares.
A ROTA DO SABOR
A equipe da Revista do Tatuapé acompanhou de perto como é que se faz um panetone, ou como eles mesmos dizem, uma sinfonia de sabores. Antes de adentrar a fábrica, repórter e fotógrafa, acompanhadas do cicerone: Reinaldo Bertagnon, executivo do Grupo Village responsável pelo marketing da empresa, colocam uma capa especial, com direito a touca na cabeça e uma fita para prender a boca da calça. Devidamente paramentados, adentram a fábrica, onde diversos operários estão com a mão na massa. Sim, com a massa pronta, já fermentada, que irá receber o recheio daquele momento: cubinhos de goiabada, que logo após a colocação na massa, são ligeiramente batidos para espalhar bem.
Depois a massa é enformada e vai para o formo assar numa máquina desenvolvida pela própria Village, em que diversos panetones ficam perfilados de forma simétrica, o que permite que assem por igual e não grudem um no outro. Como toda fábrica tem seu segredo, esse não deu para fotografar.
No acabamento, os panetones assados vão para dentro das suas respectivas caixas e depois colocados numa caixa maior para serem comercializados nos mais variados pontos de venda da cidade e do país.
Produção em massa
Setembro já é o mês em que a produção começa, 24 horas por dia. Dos mil funcionários, mais de 50% são temporários, por conta da produção da fábrica. “Eles recebem o devido treinamento, muitos até retornam no ano seguinte, e são os responsáveis pela produção direta de nossos produtos”, explica Reinaldo. Indagado em termos de números, ele emenda logo um “é segredo nosso. Não revelamos esses números”. Pela passagem dos 40 anos, a marca teve uma atualização e ganhou uma nova identidade visual e campanha institucional condizente com a preocupação dos tempos de hoje: a saúde. “Nosso slogan agora passa a ser ‘Village, cuidando de você’, que transmite nosso cuidado com a saúde do consumidor, por meio da transformação de toda a nossa linha de panetones em 0% de gordura trans”, expõe Reinaldo.
Antes de se despedir, revela um único segredo, em primeira mão para a nossa reportagem: um lançamento especial de Natal. “Trata-se de uma edição limitada de aniversário que está sendo comercializada apenas em nossa unidade central”, alerta Reinaldo que, até o fechamento da matéria, fez segredo sobre o visual e o sabor do panetone especial.
Sobre a Village
A Village nasceu em São Paulo há 40 anos e é hoje a segunda marca de panetones do Brasil. Possui um mix diversificado de produtos, entre eles panetones, bolo de páscoa, pão de mel, palitos de chocolate, bombons de cereja ao licor, Krespito e ovos de Páscoa. É a primeira empresa 100% nacional a figurar no ranking de produtores de ovos de Páscoa.
Os contínuos investimentos em desenvolvimento, ampliação e modernização da unidade industrial contribuíram para fortalecer sua marca no mercado nacional e fechar contratos de fornecimento com grandes grupos varejistas – marcas próprias. A Village tem em seu portfólio mais de 70 itens. A constante renovação e a busca por novidades são usadas como diferenciais para conquistar cada vez mais o mercado brasileiro e o internacional, com o incremento das exportações para países da América Latina e da Europa e para os Estados Unidos.
Rua Ibitirama, 1409 – Vila Prudente
Tel.: (11) 2341-6644 / www.villagecepam.com.br
SAC: (11) 2342-6644 e (11) 2127-6644