Dia Internacional da Mulher: O protagonismo feminino na área da saúde 0 2010

Dia 8 de março é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. A data comemora as conquistas realizadas pelo sexo feminino desde 1911. Um século depois, ainda há muito o que ser feito, mas felizmente há cada vez mais mulheres ocupando cargos de liderança no mercado de trabalho. Pesquisas como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres representam 43,8% dos trabalhadores, sendo 37% em cargos de gerência e direção no Brasil. Exemplo disso, é a trajetória profissional de Paulete Nicolino de Freitas Ventura (65), diretora do CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde, referência na área da saúde na Zona Leste de São Paulo.

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, atuou durante dois anos na área e depois parou de trabalhar por dez anos para se dedicar à educação das suas filhas, Alessandra, Caroline e Ludmila, atualmente todas, também, atuam na área da saúde. Em 1986, Paulete iniciou uma nova etapa em sua vida profissional quando recebeu um convite inesperado do superintendente do Hospital e Maternidade São Cristóvão, na época, o mastologista Dr. Rubens Prudêncio, para uma vaga, em sua equipe, de instrumentadora cirúrgica. O convite ocorreu, pois ela já havia gravado vídeos de algumas das cirurgias do médico e se interessava pela área. Após completar o curso de Instrumentação Cirúrgica, voltou ao mercado de trabalho.

Em 2001 Paulete enfrentou um novo desafio, deixar a área cirúrgica e iniciar na área administrativa do Ambulatório do Hospital e Maternidade São Cristóvão. “Foi um momento em que me senti muito desafiada. Primeiro observei e avaliei tudo que poderia melhorar. Então comecei otimizando as agendas do ambulatório e, consequentemente, o número de atendimentos aumentou; fiz reuniões para alteração de contratos; regularizei processos que envolviam as ambulâncias, diminuindo assim gastos desnecessários”, diz Paulete. Para enfrentar esta nova etapa ela foi se aprimorando, buscando cursos de especialização em Administração Hospitalar, Gestão de Organizações Hospitalares e Gestão em Saúde.

“Sempre tentei equilibrar minha vida pessoal e profissional. Combinava com as mães das amigas das minhas filhas um rodízio, eu as levava para a escola com as amigas, e as outras mães as buscavam. Aproveitava a minha hora de almoço para levá-las no curso de inglês e estar presente nos momentos mais importantes”, conta Paulete.

Foi em 2002 que a diretora passou a atuar na área administrativa dos atendimentos domiciliares e, posteriormente, dos programas de prevenção. Ao todo são 19 anos no São Cristóvão Saúde. A demanda aumentou e um estudo feito em 2006, mostrou a necessidade de um espaço todo destinado a isso, ou seja, ao tratamento de promoção, prevenção e reabilitação. E, atendendo ao projeto de verticalização proposto pelo CEO do São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Ventura, foi inaugurado o CAIS, em dezembro de 2018, onde são atendidas até nove mil pessoas por mês e, Paulete segue liderando cerca de 150 funcionários, sendo em média 65% mulheres. “Minha equipe tem abertura comigo para o que precisar e eu procuro ser ponderada nas situações, também “protejo e acolho” meus funcionários sempre que possível para que eles consigam equilibrar suas vidas profissionais e pessoais” disse a diretora do CAIS.

“Como mulher, eu sempre procurei evoluir e crescer. Conquistei com persistência tudo que eu queria, por meio de muito estudo e trabalho. Como toda mãe, tive acertos e erros… Acho que mais acertei, porque tenho três filhas maravilhosas, trabalhando e com suas famílias constituídas. Nunca me senti culpada como mãe por deixa-las para ir trabalhar, por exemplo. Como mulher e mãe de três mulheres, o conselho que eu dou para esse dia tão especial é o mesmo que dou para minhas filhas: A nossa vida é feita de opções e o caminho que escolher seguir, faça dar certo. Seja autêntica e corra atrás dos seus objetivos!”, finaliza Paulete Ventura.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, sete Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das sete Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 126 mil vidas do Plano de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas