
Em todo início de ano e, muitas pessoas começam a buscar maneiras de emagrecer de forma rápida. O nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak destaca que, apesar do pouco tempo, é possível, mas é essencial priorizar a saúde e compartilha dicas para quem quer perder peso com saúde.
MAIS QUALIDADE DE VIDA
Mais do que questões estéticas, se manter dentro do peso ideal é um dos requisitos para ter mais qualidade de vida. O primeiro passo para emagrecer com saúde é procurar ajuda profissional, seguir rigorosamente as orientações e criar novos hábitos.
“O importante é entender que emagrecer não significa fazer dietas restritivas, mas adotar hábitos saudáveis e que sejam sustentáveis a longo prazo”, explica Oak. A seguir, ele dá algumas dicas essenciais para quem quer emagrecer com saúde até as festas de fim de ano.
TENHA UMA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO
Ter um horário correto para comer e se alimentar, em média, a cada três horas, também ajuda a contribuir para esse objetivo. A recomendação é fazer escolhas saudáveis que incluam fruta, iogurte e oleaginosas. “Quando as refeições são feitas diariamente no mesmo horário, as chances de bater aquela fome incontrolável em qualquer momento do dia ou antes dormir, são reduzidas”, pontua o profissional.
ESTABELEÇA METAS REALISTAS E MANTENHA O FOCO
“Não adianta querer perder muitos quilos em poucas semanas. Estabeleça um objetivo realista, que respeite o seu corpo e a sua rotina”, recomenda Oak. Segundo ele, metas realistas ajudam a manter a motivação e evitam frustrações, o que é fundamental para a continuidade do processo de emagrecimento.
PRIORIZE ALIMENTOS NATURAIS
Uma das principais orientações do nutricionista é reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e dar preferência a alimentos naturais e minimamente processados. Frutas, legumes, grãos integrais e oleaginosas são alimentos que podem substituir definitivamente biscoitos, chocolates, salgados e alimentos ultraprocessados. “Eles não só auxiliam no emagrecimento, mas também garantem nutrientes essenciais para a saúde”, comenta Oak.
NÃO PULE REFEIÇÕES
Pular refeições pode parecer uma estratégia para comer menos, mas, na verdade, pode causar o efeito contrário”, alerta o especialista. Segundo Oak, “Ao pular refeições, o corpo tende a armazenar mais energia, o que dificulta o emagrecimento. O ideal é fazer refeições balanceadas ao longo do dia para manter o metabolismo ativo.
HIDRATE-SE ADEQUADAMENTE
A hidratação é fundamental para o funcionamento do organismo e também contribui para a sensação de saciedade. “Muitas vezes, confundimos fome com sede. Manter-se hidratado ajuda a regular o apetite e melhora o metabolismo”, explica o nutricionista. Oak recomenda que o ideal é ingerir entre 35 e 40 ml de água por kg de peso por dia, “Ajustando a quantidade de acordo com a rotina e as necessidades individuais, podendo ingerir mais água em dias quentes”.