Lifting residencial: dicas para dar um up na sua casa 0 1192

É inevitável: tudo muda. Seja a sua rua, o seu bairro, sua cidade ou seu país – e talvez o seu planeta – as mudanças são permanentes e contínuas, ainda que por vezes sutis. Então, se estamos em um caleidoscópio incessante de transformação, por que deveria ser diferente com o lugar onde você está todos os dias – a sua própria casa?

PHOTO by Pixabay

Transformar os espaços da sua casa pode ter um poder renovador impressionante. Os antigos cômodos, sem graça e sem frescor, ganham vida nova com mudanças, algo equivalente a uma cirurgia plástica para os ambientes. Um verdadeiro lifting residencial.

Se você é uma celebridade bem remunerada – um artista de TV, um esportista de sucesso ou até mesmo um campeão do poker – é fácil ter uma mansão que impressiona os vizinhos. Mas para deixar seu cunhado de boca aberta sem ter uma conta bancária gorda é preciso criatividade e bom gosto. Veja aqui algumas dicas preciosas para mudar a cara da sua casa sem gastar fortunas.

Confie na cor

Uma dica de ouro – ou prata, ou vermelho, ou qualquer outro tom – é trocar as cores do ambiente. Aquela sala com paredes branquinhas pode ganhar outra cara com um pouco de ousadia e tinta. E nem é necessário pintar as quatro paredes. Às vezes, basta uma cor criativa em uma, e todo o conjunto se beneficia.

Porém, um conselho: teste antes de pintar. Nas cartelas de amostra, a cor parece uma coisa, mas aplicada na parede é outra. As lojas de tintas vendem pequenas latinhas de teste, então escolha três ou quatro tons e lambuze a parede. Surpresas acontecem, para o mal e para o bem.

E nem só na parede a tinta é sua amiga. Ela pode renovar móveis também. Aquela cômoda de madeira escura está deprimente? Lixe e pinte em uma cor viva, e veja ela voltar à vida. Cabeceira da cama? Cadeiras? Deixe fluir! Não precisa, porém, chegar a um Oswaldo Montenegro, basta uma corzinha aqui e ali.

A casa de papel… de parede

Mesmo se não quiser pintar, sua parede pode ganhar vida nova com um papel. A cada dia surgem novos modelos, inclusive importados, que certamente vão revolucionar a aparência de quartos, salas e até banheiros. Se a formalidade do papel de parede não é sua cara, há a opção contemporânea dos lambe-lambes, papéis de parede que imitam os cartazes poéticos grudados nos muros da cidade – “Mais amor, por favor”!

Faça-se a luz

Pouca gente dá atenção à iluminação e, no entanto, ela é fundamental. Um cômodo na penumbra é, por si só, depressivo. Muita gente cometeu esse erro na troca das velhas lâmpadas incandescentes pelas de led, quando compraram opções com lúmens de menos. Mas nunca é tarde para investir em meia dúzia de boas lâmpadas, ou talvez algumas luminárias e abajures. Jogar com diversos pontos de luz dá um charme a mais, especialmente se misturar as luzes quentes, mais amarelas, com as frias, mais brancas.

Textura dos tecidos

Uma dica preciosa é usar tecidos para quebrar a monotonia dos ambientes. Almofadas coloridas e/ou estampadas podem fazer o mesmo sofá ter duas caras completamente diferentes. Aquela velha poltrona da vovó também renasce com uma troca de revestimento, e há pessoas que não hesitam em aplicar tecido diretamente nas paredes. Mas não faça isso em lugares que respingam, como banheiros ou cozinhas. A umidade não é amiga do pano.

Enquadrando a visão

Mudar ou acrescentar quadros nas paredes ajuda a estimular os olhos. Então, por que não se armar de prego e martelo e tentar novos arranjos e novas combinações? Não é preciso se livrar de nada – a menos que você não goste. Basta rearrumar, inserindo uma novidade aqui ou ali. Não tenha medo de misturar suportes, como tela, gravura ou foto, nem temas – a foto da família pode sim ficar ao lado da tela comprada em Embu das Artes.

Últimas coisinhas

Por fim, considere trocar os objetos decorativos da casa. Pode ser apenas uma troca de lugar, ou dos próprios objetos. Muita gente tem um armário cheio de enfeites, talvez algum possa funcionar no novo ambiente. Ou, se preferir, garimpe novidades nas lojas de decoração, nas feirinhas de antiguidades ou até mesmo na internet. Depois desse lifting completo, sua casa será uma top model, de capa de revista. De decoração, evidentemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas