Uma rotina extremamente agitada em meio a tantos compromissos na empresa, em casa, com o marido e os três filhos. Anna Maria Lebeis, mais conhecida como Balia, é formada em administração de empresas e, reconhecidamente, uma empreendedora de sucesso. Está à frente da MKT MIX, uma das maiores empresas de comunicação na área de moda do País e também da holding PR MIX que tem, entre seus clientes, o São Paulo Fashion Week.
Essa história com o mundo da moda começou quando ela decidiu procurar um caminho profissional totalmente diferente do seguido pelo pai, advogado, empresário do setor metalúrgico e também pecuarista. Depois de ajudá-lo nos negócios e passar por uma agência de publicidade, foi trabalhar na Phytoervas e, logo depois, na marca Forum, onde conheceu profissionais do mundo da moda e aprendeu muito com o estilista e idealizador da marca, Tufi Duek. “Ele sempre dizia que é fundamental fazer um trabalho bem feito para conquistar primeiro um quarteirão, depois um bairro, uma cidade, um país e finalmente o mundo”, relembra Balia. Foi na Forum, também, que conheceu e trabalhou com Tânia Otranto, que mais tarde se tornaria sua sócia.
Em 1998, juntamente com Tânia e sua irmã, Anna Regina Neves, Balia, na época com 30 anos, criou a MKT MIX. “A empresa começou de uma forma amadora, informal e fomos aprendendo com os erros, mas sem perder a capacidade de ousar. Uma vez tivemos que deixar prontos cerca de 15 mil convites para o São Paulo Fashion Week em um curto espaço de tempo. Tive a ideia de juntar alguns porteiros da rua em que eu morava, paguei uma quantia para eles e conseguimos finalizar tudo”, comenta Balia.
Já no final de 2007, surgiu a PR Com., empresa voltada para produção de desfiles, catálogos, patrocínios, que tem como principal cliente o São Paulo Fashion Week. A PR Com. e a MKT MIX compõem hoje a holding PR MIX, que se tornou a primeira agência focada em comportamento, ou seja, ampliou sua atuação desde a produção de eventos, passando pela criação de parcerias entre clientes, assessoria de imprensa, gestão de carreira de profissionais e até reposicionamento de imagem. “O sucesso na administração de uma empresa é você exercer a sua função de corpo, mente e alma. A minha empresa tem a minha cara, a minha assinatura”.
Mas a vida de empreendedor não é sempre um mar de rosas. Os sócios passaram por grandes momentos de crise. Um deles foi durante os atentados de 11 de setembro, nos EUA. A MKT MIX conseguiu patrocínios para a Bienal de Moda e sua equipe viajou a Nova York para fazer pesquisas de tendências. Porém, os patrocínios foram cancelados por causa dos atentados e a agência precisou assumir os prejuízos. “Nos momentos de crise, uma saída mais acessível para as empresas é contratar uma assessoria de imprensa. Para a MKT MIX foi uma grande oportunidade, conquistamos mais clientes”.
Sem dúvida, um evento que contribuiu para o crescimento e projeção da MKT MIX no mercado foi o São Paulo Fashion Week. Quando ele surgiu, a agência era responsável por 15 desfiles e alguns lounges. Hoje, coordena quase todos os desfiles e lounges. “A minha filha Camila quase nasceu de seis meses durante os desfiles, não parei um segundo de trabalhar. Ela tem trauma desse evento”, relembra Balia.
Apesar de se manter desde muita garota distante dos negócios do seu pai, Balia reconhece que ele foi sua grande inspiração e que aprendeu muito com seus ensinamentos. Um deles foi administrar bem o dinheiro. “Meu pai me dava uma mesada de um salário mínimo. Lembro que eu reclamava porque não era suficiente para suprir minhas vontades. Ele sempre dizia para valorizar o dinheiro, pois muitas famílias eram sustentadas apenas com aquela quantia”.
Quando o assunto é família, os olhos da empresária brilham. Balia dedica um tempo durante a semana para curtir o marido e os filhos. Sua agenda, apesar de cheia, é bastante flexível. “Tento buscar meus filhos na escola duas vezes por semana, almoçar em casa um dia na semana e jantamos todos juntos sempre que possível”. Os finais de semana são reservados para os três filhos, Guilherme (11 anos), Camila (9 anos) e Celina (7 anos) e também para o marido e empresário Armando Lebeis, 48. A empresária ainda consegue cuidar da mente, da saúde e estudar. “Faço análise duas vezes na semana e a minha aula de inglês via Skype, que é um sucesso porque consigo evitar o trânsito. Sou preguiçosa para atividades físicas, gasto toda minha energia no trabalho. No momento faço Pilates e acupuntura, além de massagem uma vez por semana”.
Depois que deixa a agência, Balia costuma trabalhar em casa quase todas as noites, não por obrigação, mas porque se sente bem. “Umas onze horas da noite, depois que as crianças e o marido vão dormir, adoro trabalhar, montar projetos e resolver todas as pendências. Às vezes, quando me dou conta, já são três da manhã. Na madrugada, sou muito mais produtiva que logo de manhã”.
Conciliar a tripla jornada não é fácil para as mulheres modernas. Exige um grande malabarismo, principalmente porque as cobranças surgem de todos os lados e a angústia da própria mulher por não estar presente em todos os momentos da família é uma realidade. Entretanto, Balia faz de tudo para acompanhar a vida dos filhos. “Sou aquele tipo de mãe que organiza a cerimônia da primeira comunhão na catequese, compra o presente do dia dos professores para a classe toda. Acredito que quanto mais temos para fazer, mais otimizamos o tempo. O segredo é não ser perfeccionista e ter a certeza que está dando o seu melhor e priorizando aquilo que é mais urgente naquele momento”, explica.
Mesmo com tantas atribuições, Balia ainda encontra tempo para se engajar em um projeto social ligado à educação: o G12. Como o próprio nome sugere, doze gestores adotam uma escola e auxiliam na sua administração. Eles inventam formas de arrecadar dinheiro e também fazem contribuições mensais. Participam também dessa iniciativa grandes empresários como Nizan Guanaes e Carlos Jereissati.