Água e natureza para relaxar 0 2542

Em Penedo, é possível descansar simplesmente observando e deixando-se levar pela tranquilidade da Mata Atlântica

Quer se livrar das tensões do dia-a-dia paulistano estando mais perto da natureza? Encare apenas 300km de estrada (cerca de três horas de viagem) e vá conhecer Penedo, um bairro do município de Itatiaia (RJ), conhecido como “colônia finlandesa” porque na década de 1930 acolheu imigrantes finlandeses que vieram ao Brasil.

Com uma rede hoteleira bem diversificada, Penedo tem opções tanto para quem quer ficar mais perto do agito do “centrinho”, quanto para quem quer sossego. Algumas pousadas ficam no alto do morro, a cerca de 5km da cidade, e são ideais para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Lá em cima há também (poucas) opções de restaurantes para os que querem passar os dias longe de qualquer tipo de movimentação.

As cachoeiras

Em meio à Mata Atlântica, Penedo oferece algumas opções de passeios em cachoeiras, ótimas para banho em dias quentes (apesar das águas super geladas) e ideais para a contemplação no inverno, quando a cidade atrai turistas justamente por causa das baixas temperaturas.

Bem próximo do centrinho – e ideal para quem estiver com criança, idoso ou sem paciência de encarar pirambeiras, a cachoeira Três Quedas é a mais indicada. O acesso é fácil, sem muitos degraus ou desconforto. O lado ruim é que é uma das mais procuradas e, portanto, mais cheias. Em finais de semana de sol, principalmente próximos a feriados, fica lotada e tem até “churrasquinho” para estragar o passeio.

Para quem não se incomoda de subir o morro e se aventurar por caminhos um pouco mais tortuosos, vale a pena conhecer a Três Bacias, formada por três pequenas quedas que acabam, cada uma delas, em uma piscina natural onde é possível nadar com tranquilidade. A Cachoeira de Deus (a 4km da cidade), é considerada a maior queda d’água da região e forma uma bacia tranquila na base. Na sequência, forma-se uma pequenina cachoeira, ideal para quem quer deixar a água bater nas costas e fazer uma bela massagem (daquelas que desejamos no dia mais estressante de trabalho). Nessas duas últimas quedas, você faz a maior parte do trajeto de carro e continua por trilhas até a beira d’água. No caso da Cachoeira de Deus, o acesso é um pouco mais difícil e vale a pena estar com as mãos livres para chegar até lá.

A Pequena Finlândia é um dos atrativos de Penedo

Compras e passeio

No centro de Penedo, onde se concentram os bares, restaurantes e lojas, há atrativos para vários gostos. Do samba ao jazz, da truta à comida japonesa e alemã, o local promete atender aos mais variados tipos de turistas. O pedaço mais movimentado é a chamada Pequena Finlândia, um shopping a céu aberto com construções de madeira pintadas em cores variadas que remetem à arquitetura de cidades tradicionais finlandesas. Lá dentro, lojas de roupa, artesanato, doces, bares e restaurantes, além da Casa do Papai-Noel, um lugar feito de toras de madeira que encanta, principalmente, as crianças. É preciso pagar ingresso para entrar e ver a residência “tropical” do bom velhinho.

Outra referência aos colonizadores é o Museu Finlandês, que guarda exemplares de artesanato, livros, revistas, tapeçarias e outros utensílios típicos da Finlândia. Para os gourmets, há lojas que vendem geleias, licores e patês fabricados de forma caseira na região.

Agora, se você está em busca de compras, Penedo não é o lugar mais recomendado. Embora haja muitas lojas e se veja muitas coisas bonitas por lá, não há nada que não se ache em lojas de São Paulo, muitas vezes a um preço melhor. Porém, se a intenção é descanso e contato com a natureza, percorrer os 300km com certeza vale a pena.

Como chegar

Saindo de São Paulo você pode pegar diretamente a Via Dutra (BR-116) ou a Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70) para entrar na Dutra mais ao norte. Seguindo pela Dutra, você percorre por volta de 250km até o acesso à RJ-163. www.itatiaia.rj.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas