Santos: muito mais que belas praias 0 2536

Centro histórico proporciona uma verdadeira viagem no tempo

No verão, Santos, uma das principais estâncias balnearias do Brasil, torna-se a capital dos cruzeiros com as idas e vindas de luxuosos transatlânticos. Nesta época, turistas de várias partes do mundo aproveitam a oportunidade para conhecer a cidade. Já os paulistas, exclamam: “Não há nada para fazer em Santos”. Puro engano! Localizada a 70 km da capital paulista, Santos está repleta de atrações para deixar qualquer turista “exausto” e repleto de belas fotos. A cidade conta com quase sete quilômetros de praias, onde está o maior jardim frontal de orla marítima do mundo, registrado no Guinness Book of Records desde 2001. São mais de cinco mil metros de extensão do José Menino à Ponta da Praia, lembrando um tapete colorido é enfeitado por biris, lírios, crinuns, margaridas e coleus. Todas do tipo perene, ou seja, mais resistentes ao clima da região, isso permite que o jardim fique florido por mais tempo durante o ano.

Quem anda pelas ruas do Centro histórico de Santos realiza uma verdadeira viagem no tempo, passando por diversas épocas. Além de ter recebido o Prêmio Especial de Reabilitação, do Guia Quatro Rodas 2004, virou cenário de comerciais, shows, clips, eventos e super produções, como a minissérie “Um Só Coração”, da Rede Globo.

PONTOS TURÍSTICOS

Dentre as principais atrações da região, destacam-se: o Outeiro de Santa Catarina, a Bolsa Oficial de Café, o Pantheon dos Andradas, o Monte Serrat, a Casa da Frontaria Azulejada, o Palácio José Bonifácio, a Casa de Câmara e Cadeia, a Estação do Valongo, além das ruas do Comércio e XV de Novembro, uma das poucas que não foi totalmente afetada pelos novos traçados urbanos, mantendo, inclusive, construções do início dos anos de 1900.

Outra marca forte da cidade é o Santos Futebol Clube. Para os fanáticos e curiosos, a história do time, por onde passou o Rei Pelé, está toda no Memorial das Conquistas, um espaço de mais de 380 m², onde troféus, documentos, uniformes, as fotos ampliadas em tamanho natural, flâmulas são expostos em espaços temáticos.

Cachoeira e piscina natural Fazenda Cabuçu
Inaugurado em 1945 pelo presidente Getúlio Vargas, o Aquário de Santos consolida-se cada vez mais como uma excelente opção de lazer para santistas e turistas

O Orquidário é um dos pontos mais interessantes para passear. Numa área de mais de 22 mil m², os visitantes podem apreciar jardins bem cuidados. No espaço, há ainda répteis, aves e mamíferos, em recintos próprios ou soltos pelo parque, como é o caso do exótico pavão.

Se você tiver oportunidade, não deixe de saborear o prato típico da região: Meca Santista, uma receita saborosa feita com meca grelhada coberta por camarões abertos e grelhados, acompanhados do risoto pupunha e a farofa de banana e bacon.

VISÃO PANORÂMICA

Eleito pelos moradores como a atração mais importante da cidade, o Complexo Turístico do Monte Serrat é o ponto alto de um passeio feito por quem quer ter uma visão panorâmica do litoral. Avista-se nitidamente o Canal de Bertioga, o Canal do Estuário com todo o complexo portuário, a Ilha de Santo Amaro, o Centro Histórico, a orla da praia e a Baia de Santos, além das escarpas da Serra do Mar, desde a Ponta da Juréia aos contrafortes de Ilhabela.

O complexo também proporciona uma verdadeira viagem no tempo, onde o passageiro desembarca no início do século, no edifício onde funcionou o “Casino Monte Serrat”, visita charmosos salões de dança, a casa de máquinas dos bondinhos, além da capela de Nossa Senhora do Monte Serrat com suas histórias de milagres e piratas.

Informações sobre pontos turísticos de Santos:
Tel: (13) 3201-8000 ou setur@santos.sp.gov.br
www.santos.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas