Entre pais e filhos 0 2259

Duas cabeças, uma só visão. De um lado, a vontade de enfrentar novos desafios. De outro, o desejo de realizar um sonho há muito acalentado. Da soma de idéias, esforços e experiências acabou surgindo uma parceria de sucesso entre Adriana Maranhão e Cristina Maroni, sócias da Proben, Centro Educacional voltado ao bem-estar da criança e cuja sigla traduz a essência exemplar do trabalho dessas duas educadoras: o contato mais próximo com a natureza, mesmo na cidade grande, num ambiente lúdico, com cheirinho da casa da tia mais querida.

Mas que não se engane quem pensar que ali só tem lugar para brincadeiras. “Nosso objetivo é educar com amor, porém com uma proposta pedagógica muito séria”, ressalta Cristina, que vai logo contando como tudo começou: ambas tiveram suas experiências em instituições de ensino, e depois de quase 20 anos, queriam algo mais, que fugisse do convencional. É Adriana que lembra: “fui professora dos filhos da Cris, e ela me convidou para trabalhar na escola que dirigia. Dali, foi um passo para darmos início ao sonho que eu tinha desde criança, de ter uma escola própria e poder lançar novas propostas, num lugar onde as crianças fossem estimuladas, desde cedo, ao contato com os animaizinhos (elas têm tartaruga, patinho, passarinho), sendo respeitadas em suas diferenças individuais”.

“Dá mais trabalho”, confessa Cris, “mas quando você vê a empolgação das crianças em cuidarem da horta e levarem o resultado desse trabalho para casa, sentindo vontade de comer a folha de alface que elas próprias cultivaram, vale a pena todo o esforço”, completa.

O crescimento veio rápido, elas concordam, porém é o resultado do esforço e dedicação de ambas, de estarem sempre presentes à escola, convivendo com cada funcionário e educador, e lógico, com os bebês e as crianças que fazem parte dessa grande família chamada Proben.

O segredo da parceria de sucesso entre ambas, elas têm na ponta da língua: “saber exatamente quais são os talentos e limitações de cada uma para não interferir, nem bloquear a capacidade da outra”, falam em uníssono.

Para ficar mais claro: Cris é a mais pé no chão, segundo definição delas mesmas, cuida mais da parte administrativo-financeira, e consegue dar corpo a cada idéia que flui da cabeça fértil de Adriana. “O bom é que ela me estimula a seguir em frente com minhas idéias, e nunca diz que jamais devemos deixar de tentar. Apenas traça os rumos e a direção a seguir. Ela encara logo o desafio e fazemos de tudo para concretizar e conseguir realizar cada etapa nova do nosso negócio”, explica.

Os ingredientes que completam essa parceria bem sucedida são listados por elas: carinho, comprometimento, dedicação, seriedade, confiança. Esta última, responsável pela propagação do nome Proben, através do famoso boca a boca. “Ninguém vai divulgar ou recomendar para algum conhecido, um lugar que não valeria a pena, ainda mais quando se trata de cuidar do próprio filho. Por isso zelamos pelo nome Proben”, diz Cris. Aliás, um nome que já se tornou referência em educação infantil e cuidado com os bebês, elas bem o sabem. Tanto que procuram sempre estar atualizadas, outro dos ingredientes que não podia faltar, para oferecer o que de melhor possa haver na educação infantil e no cuidado com os bebês. “Começamos numa época em que não havia quase material de apoio para o trabalho com bebês. Hoje, já dá para encontrar alguns dvds”, lembra Adriana.

Outro segredinho, citado por Cris, é parte integrante do jeito de agir e interagir na Proben: o respeito aos pais. “Acredito que um dos nossos grandes diferenciais seja a tranqüilidade que buscamos passar às mamães, quando estas deixam o bebê pela primeira vez em nossas mãos. Afinal, somos estranhos e elas carregam um sentimento forte de culpa. Cabe a nós entendermos isso, porque também somos mães e sabemos na pele que tipo de dor é essa”, expõe. E emenda outra máxima: “nunca jogue no lixo a insatisfação dos pais”. Quer dizer: os elogios são bem-vindos, porém as críticas e observações são o que fazem o negócio melhorar e se aperfeiçoar. “Nos preocupamos muito com o que os pais pensam e sentem. Tanto que eles têm liberdade de opinar, são consultados quanto às atividades extra-classe de seus filhos, como os passeios. Adoramos os elogios que, graças a Deus, são muitos. Mas as críticas existem, procuramos ouvi-las e trabalhar para melhorar alguma falha”, comenta Adriana.

Fevereiro é o mês que marca uma nova etapa na vida dessas duas empresárias: a inauguração da nova sede da Proben, com um espaço bem mais amplo para desenvolver as atividades propostas dentro da escola.

Adriana logo expõe seu lado festeiro, de quem sempre inova com festas mensais, para o deleite de pais e filhos que aguardam ansiosos pelas novidades Proben: “faremos uma festona no dia da inauguração. Aguardem!”

Proben (nova sede)
Rua Inspetor Mário Teixeira, 70, Jardim Anália Franco
Tel.: 6674-5356 www.proben.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas