Dança do Ventre 0 13001

Do Anália Franco para o Egito. Dana El Fareda conquistou o 1º lugar no Festival Alhan Wa Sahlan

Se você perguntar nas ruas de São Paulo pela bailarina Dana El Fareda, de 32 anos, dificilmente alguém saberá te informar algo sobre ela. Agora, se a pergunta for feita no Cairo, capital do Egito, provavelmente alguns egípcios irão te responder: é a campeã do Festival Alhan Wa Sahlan 2017, na categoria Oriental Professional Egyptian Folklore (Profissional Folclore Egípcio).

“O Alhan Wa Sahlan é o maior festival de dança do planeta. Em uma comparação com o futebol, é como se fosse a Copa
do Mundo. Há festivais no Brasil, na América, porém, este é o principal”, destacou a bailarina.

Além da primeira colocação na categoria Oriental Professional Egyptian Folklore, Dana foi a terceira colocada na modalidade Shaabi & Mahraganat. “Somando as minhas premiações em 2011, 2012 e 2016, sou a única brasileira que subiu seis vezes ao pódio no festival”, destacou.

O mais curioso deste título é que Dana quase não foi para Cairo, em julho deste ano. “Decidi ir de última hora. Achei que já estava velha para dançar, mas sonhei que estava dançando nas pirâmides. Algo falou pra eu ir. No Egito, competi com russas e japonesas de 18 anos que treinam oito horas por dia”, relatou.

Ela conta que não teve tempo para descansar. “Cheguei em uma quarta-feira, 16 horas, e às 20h30, já estava me apresentando. Mostrei o que eu sei, com minha arte e meu coração. Mesmo sem saber falar inglês e árabe, consegui me comunicar com a banda que tocou ao vivo nas apresentações”, salientou.

Um fato curioso aconteceu nesta competição. “Após alguns dias de disputa, enfrentando bailarinas do mundo inteiro, fui campeã no dia 18 de julho, dia do aniversário da minha mãe, que completou 60 anos na mesma data em que ganhei o troféu.

Ela, foi uma das pessoas que mais me incentivou a viajar. Disse que foi um presente de aniversário”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas