De bike para o trabalho 0 1980

Empresário usa a bicicleta e o ônibus como meio de transporte

Recém nomeado Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, o empresário tatuapeense Sérgio Contente, 54, decidiu usar a bicicleta e o ônibus como meio de transporte para chegar à Secretaria, no centro da cidade. “Eu sou um formador de opinião, tenho que utilizar essa vantagem de modo positivo para a nossa sociedade. A maneira que encontrei foi vivenciar a rotina diária da grande maioria dos paulistanos para buscar meios de otimizar o tempo e trazer mais benefícios para a saúde mental e física, além de conseguir, com essa iniciativa, ganhar adeptos para reduzir o trânsito intenso e contribuir para o meio ambiente. Com isso, também consigo perceber o que pode ser melhorado”.

Todos os dias, Sérgio sai de sua casa a bordo de uma bicicleta dobrável e entra em um ônibus na Praça Silvio Romero em direção à Praça da Sé. “Em cerca de 40 minutos estou na Rua Líbero Badaró. Como pego o ônibus em um ponto final, é bem tranquilo. Se fosse de metrô, não conseguiria entrar no trem”, diz. Nessas andanças, ele gosta de conversar com as pessoas e ouvi-las, para entender melhor suas necessidades. “A cidade precisa de investimento no transporte coletivo e nas ciclorotas, para que haja o compartilhamento entre carros e bicicletas. O uso do chamado intermodal (vários tipos de transportes diferentes) é ótimo para a cidade. Eu não conseguiria pedalar do Tatuapé até o centro da cidade. Mas juntando bicicleta e ônibus, é possível”, diz.

Sérgio Contente é empresário na área de tecnologia e também é conhecido pelo trabalho com projetos sociais. Além da Fundação Sérgio Contente, que oferece cursos para jovens de baixa-renda e atende cerca de 500 pessoas, ele criou o Caminhão Escola, que fica um ou dois meses estacionado em comunidades de risco social e ajuda a resgatar a vontade e autoestima de crianças e adolescentes para voltar a estudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas