A arte reborn de Natasha Gargano 0 3645

A técnica, totalmente artesanal, consiste em dar características realistas às bonecas, para parecerem bebês de verdade

Para quem ainda não sabe, a febre do momento atende por arte reborn, palavra do inglês que significa renascer, e neste caso são bonecos bebês que, de tão perfeitos, chegam a enganar olhares desavisados. No Tatuapé, a artista responsável por essas verdadeiras doçuras é a artista plástica Natasha Gargano. “Amo tudo que faço, especialmente fazer os bebês reborn. A cada término e despedida, na hora de entregar a encomenda, é um verdadeiro parto. Choro mesmo”, comenta alegremente.

Natasha explica que as mamães como ela, que não têm filhos, querem os bebês reborn. Já os casais com filhos sempre querem as réplicas dos filhos quando bebês. As vovós, nem se fala. Mas a artista já vai logo alertando: é bom tomar cuidado para não misturar fantasia com realidade. “Não se deve cometer exageros de querer fazer da boneca um ser real”. Mas que elas encantam, encantam mesmo. Tanto que Natasha costuma levar seus rebentos para passear, até como forma de divulgação, e por onde passa, em mercados, nas ruas ou em shopping centers, suas bonecas bebês chamam a atenção pela perfeição com que são feitos os detalhes.

Para confeccioná-los, ela encomenda moldes do exterior, de vinil ou silicone, e grande parte do material utilizado para a confecção, o que faz de cada peça única, jóias raras em valor e em resultado.

O valor médio de um mimo desses é de 800 reais, podendo ultrapassar os dois mil reais em casos de bebês réplicas. Junto aos bebês, vai um manual de cuidados, que são muitos, como ressalta a artista, certidão de nascimento, certidão de autenticidade e certificado de adoção. Também acompanham uma cestinha, fraldinha, chupetas e outros mimos.

Discípula da artista Viviane Machado, Natasha começou a se dedicar há pouco tempo à arte reborn, mas já coleciona bons resultados, com muitas encomendas de bebês para as mamães reborn. “Faço uma média de três bebês por mês. O trabalho é todo artesanal, pintado com amor e muito carinho, dedicação e tempo”, comenta. Para ela, a idéia é não fazer em grande escala, porque aí perde a essência de ser artesanal, e deixa de ter todo o processo de carinho e cuidados. Palavra de mamãe reborn, ou melhor, de cegonha de bebês reborn.

O valor médio de um mimo desses é de R$800

Existe também a possibilidade de se partir para a restauração de bonecas já existentes, já que vem daí a origem primeira da arte reborn, que por aqui já ganhou até verbo: rebornear. E para quem ficou curioso ou curiosa só de ler essa matéria, fica o convite de Natasha para conhecer um pouco mais sobre a arte reborn, que ela garante: é paixão à primeira vista.

Como mensagem final, que na verdade é um relato emocionado, Natasha tem a dizer: “a arte reborn é uma terapia, não tem nada mais gostoso do que ver o bebê pronto e entregar aos novos papais e mamães. Todos se emocionam como se fosse de verdade.

Senhorinhas de idade me param na rua e ficam horas falando dos ‘netinhos’… que não as deixam se sentirem tão sozinhas. É muito gratificante poder trazer mais alegria para as pessoas por meio da arte. Eu me realizo em cada bebê que ‘nasce’ e com a alegria que eles espalham”.

Sobre a arte de confeccionar os bebês reborn

Técnica totalmente artesanal, ainda pouco difundida no Brasil, consiste em dar características realistas às bonecas, para parecerem bebês de verdade. Para isso, trabalha-se textura de pele, cor dos olhos, tamanho, peso do bebê, e cor dos cabelos. Estes são implantados fio a fio o que dá mais autenticidade à peça. Hoje, é possível simular sistemas de respiração, e até batimentos cardíacos.

Surgida na Inglaterra para reformar antigas bonecas durante o pós-guerra, quando as mães sem condições queriam presentear suas filhas de maneira criativa, hoje a técnica reborn é utilizada para criar verdadeiras obras de arte, ganhou sofisticação com novos produtos de excelente qualidade e de altíssimo nível, trazendo à “vida” bebês quase reais, que encantam e fazem a alegria de seus admiradores.

Natasha Gargano
Contatos com a artista podem ser feitos pelo telefone 2942-9398 ou pelo e-mail: natasha.prof@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas