Prefeitura entrega UPA Jardim Helena na Zona Leste 0 1453

Essa é a 31ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital e tem capacidade para realizar 22 mil atendimentos por mês

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta terça-feira (17/9), a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Helena, 31ª UPA da capital. Com a entrega, a unidade que antes funcionava como uma unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h passa a atender no modelo de UPA 24h. Além desta mudança, houve ampliação do quadro de profissionais, passando de 132 para 496 colaboradores, um aumento de 275%.

Além das especialidades de clínica médica e pediatria, que já eram contempladas na AMA, haverá o atendimento nas especialidades de ortopedia, cirurgia geral e odontologia. A UPA Jardim Helena conta ainda com a utilização do protocolo Fast Track a fim de diminuir o tempo de espera dos pacientes com casos de menor gravidade, um “miniLab”, que é um mini laboratório da própria unidade para otimizar os resultados dos exames realizados no local e uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Jardim Helena.

“Estamos inaugurando a sexta UPA desta região da Zona Norte, um equipamento de primeiro mundo. Essa UPA tem 345 profissionais de saúde, sendo 203 médicos e nove especialidades, e vai funcionar todos os dias da semana”, diz o secretário de Governo, Edson Aparecido dos Santos.

A UPA Jardim Helena tem capacidade para realizar 22 mil atendimentos por mês e compõe a rede de urgência e emergência da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Miguel. A unidade conta com uma sala de observação infantil com seis leitos, e uma sala de observação adulto com 16 leitos.

A estrutura é composta por nove consultórios médicos, três salas de classificação de risco, consultório odontológico, salas de medicação, sala de inalação, sala de gesso, sala de sutura, sala de coleta e de enfermagem. Além disso, tem serviço de apoio ao diagnóstico e terapêutico com raio-X e eletrocardiografia.

“Estamos trazendo um equipamento que funciona 24h, nesta UPA tem 31 leitos que atendem pacientes na urgência e emergência, inclusive em situação de alta complexidade. Vamos ter uma retaguarda de cirurgias, ortopedia, clínica médica, odontologia e médicos de todas as especialidades, é um grande avanço”, afirma Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal de Saúde de São Paulo.

O investimento para implantação da UPA foi de R$ 17.598.122,12, por meio do programa Avança Saúde SP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O custeio da unidade é de cerca de R$ 5.300.968,02 mensais. A UPA Jardim Helena está localizada na avenida Kumaki Aoki, 785, e é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina e funcionará todos os dias, 24 horas.

Base SAMU

Na ocasião também foi entregue a obra da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Jardim Helena. A unidade funcionará 24 horas por dia e contará com uma ambulância, e tem expectativa de realizar 180 atendimentos por mês. A base contará com quatro condutores, dois auxiliares e sete técnicos de enfermagem.

Rede assistencial

A região da STS São Miguel, com população estimada de 372.812 habitantes, conta com 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma AMA/UBS Integrada, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), um Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor), um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em IST/Aids, um Hospital Dia, três Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), duas UPAs 24 horas, entre outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas