Veganismo X Vegetarianismo: Qual a diferença? 0 1133

O que difere um indivíduo vegetariano de um vegano na verdade é a extensão desse estilo de vida, aponta nutricionista

Nos últimos anos, o veganismo e o vegetarianismo ganharam destaque como estilos de vida e escolhas dietéticas. Embora ambos envolvam a exclusão de carne da dieta, há diferenças cruciais a serem observadas, juntamente com dicas nutricionais importantes para uma alimentação equilibrada. Pensando nisso, entrevistamos a nutricionista Driele Cavalcanti, que explicará a diferença entre os métodos. Confira.

ESTILO DE VIDA
“O indivíduo vegetariano pode ou não excluir todos os alimentos de origem animal, não é uma regra que eles consumam queijos/ovos, porque há o vegetariano estrito. O que difere um indivíduo vegetariano de um vegano na verdade é a extensão desse estilo de vida, quando transcende a alimentação e essas preocupações em consumir itens que envolvam sofrimento animal passam a ser também sobre serviços/produtos que não são alimentos”, explica. Já os veganos vão além. A nutricionista diz que “eliminam-se todos os produtos de origem animal de sua dieta, incluindo carne, laticínios, ovos, mel e qualquer alimento que contenha ingredientes de origem animal, como gelatina”.

FILOSOFIA DE VIDA
Segundo a especialista, o veganismo é uma filosofia de vida que se estende além da alimentação, buscando minimizar o uso de produtos de origem animal em todas as áreas da vida, incluindo vestuário e cosméticos.
Para ambas as escolhas, a nutrição adequada é fundamental. Confira algumas dicas da especialista para manter uma dieta saudável.

PARA VEGETARIANOS
#1 Garanta uma ingestão adequada de proteínas a partir de fontes vegetais, como leguminosas, tofu, nozes e sementes;
#2 Varie suas fontes de cálcio, incluindo produtos lácteos, vegetais de folhas verdes, tofu e leites vegetais fortificados;
#3 Mantenha um equilíbrio de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina B12, que podem ser obtidos de alimentos de origem animal ou suplementos.

PARA VEGANOS
#1 Planeje suas refeições para assegurar uma ingestão suficiente de proteína a partir de leguminosas, grãos inteiros, nozes e sementes;
#2 Considere a suplementação de vitamina B12, uma vitamina que é escassa em fontes vegetais;
#3 Obtenha cálcio de fontes como vegetais de folhas verdes, tofu enriquecido e leites vegetais fortificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas