SABOROSO E NUTRITIVO 0 2321

Conheça alguns benefícios do sorvete

Com as altas temperaturas, nada como um saboroso sorvete para refrescar. Mas, afinal, ele faz bem para a saúde? “Sem dúvida alguma é possível incluir o sorvete na nossa alimentação, e ele pode trazer benefícios para a saúde, pois é um alimento nutritivo que contém proteína, cálcio, fósforo, vitaminas e minerais. No entanto, é importante que ele faça parte de uma rotina alimentar saudável e o ideal é que seja consumido após as refeições principais (almoço e jantar) para ajudar a reduzir o impacto na glicemia”, explica a nutricionista Renata Guirau.

VITAMINAS
A especialista ressalta que na lista de nutrientes que fazem bem para a saúde, estão as vitaminas: A – antioxidante e extremamente importante para o bom funcionamento dos olhos, D – importante para o desenvolvimento e manutenção dos ossos, além de estimular o sistema imunológico; K – essencial para o organismo, ajuda na coagulação sanguínea e contribui para a saúde dos ossos; B1 – mantém o sistema nervoso saudável e melhora o funcionamento cardiovascular; B2 – ajuda na reparação de tecidos, na produção de anticorpos e hemoglobina, e no bom funcionamento das mucosas do sistema digestivo; B6 – necessária para o funcionamento adequado de mais de 60 enzimas e essencial para a síntese normal do ácido nucléico e das proteínas; e B12 – melhora a memória e o sistema nervoso.

FONTES DE HIDRATAÇÃO
Renata lembra que os sorvetes de frutas, à base de água, além de ricos em vitaminas, são importantes fontes de hidratação, menos gordurosos, pouco calóricos e não possuem lactose. “Os de sabores cítricos, como limão, abacaxi e maracujá, são leves e aumentam a sensação de frescor”.
Como benefícios, os preparados à base de leite possuem altas quantidades de sais minerais, sobretudo de cálcio, essencial para o desenvolvimento e saúde dos ossos. “O cálcio existente em duas bolas de sorvete equivale a um copo de leite, e a proteína também ajuda o organismo a manter suas funções vitais”, diz a nutricionista.

TRIPTOFANO
Além disso, o Centro de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriu que o sorvete contém triptofano, um aminoácido que acalma e reduz a agressividade, com o aumento da produção de serotonina (o hormônio do bem-estar). Isso ajuda a combater o estresse, relaxar e dormir melhor.
E tem mais. O prazer que o sorvete proporciona está comprovado cientificamente. O Centre for Neuroimaging Sciences, em Londres, submeteu voluntários que tinham acabado de consumir sorvete de creme a exames de ressonância magnética. Os resultados demonstraram que o alimento afeta as zonas de prazer do cérebro, as mesmas ativadas quando as pessoas estão se divertindo.

ALERTA
Mas a especialista observa: “É importante ressaltar que a quantidade e a frequência no consumo dos sorvetes devem ser controladas para que o alimento não represente um alto consumo calórico, de açúcares e de gorduras na rotina alimentar”.
A nutricionista faz um alerta importante. “É preciso prestar atenção aos ingredientes na hora de comprar sorvetes industrializados. As opções com menos componentes são mais saudáveis por serem menos processadas”. Ela diz que preparar o alimento em casa é uma boa opção, pois terá maior teor de nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras. “Podemos usar frutas ou polpas de frutas. Iogurtes, creme de leite, leite e leites vegetais também podem fazer parte das receitas. Para adoçar, açúcares variados, frutas maduras, frutas secas ou o adoçante de preferência. Outros ingredientes, como cacau em pó, castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, pasta de amendoim e água de coco podem ajudar a variar os preparos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas