COLÔNIA HELVETIA 0 4391

Tradição suiça no Brasil

Localizada em Indaiatuba, interior de São Paulo, imigrantes suíços a fundaram em 1888

Em Indaiatuba, interior de São Paulo, o núcleo histórico de uma colônia de suíços, fundada em 14 de abril de 1888, mantém vivas as tradições do país. Esses imigrantes, oriundos da Suíça Central, chegaram ao Brasil em 1854, e nos primeiros anos de 1880, num total aproximado de 500 pessoas, para trabalhar nas fazendas de café da região de Jundiaí e Campinas, devido à escassez de comida e trabalho em sua terra natal.

FORTALECIDOS E UNIDOS
A fundação de Helvetia se deu com a compra do Sítio Capivari Mirim por parte das famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf. O sítio possuía 463 alqueires e a população inicial era de 34 pessoas. Com o tempo, as famílias prosperaram e os colonos viram a necessidade de um local apropriado para a educação das crianças, para a prática religiosa e esportiva e assim fundaram, em 1893, a Escola São Nicolau de Flüe, mantida pela colônia até os anos 1980, que foi responsável pela educação escolar e cívica dos filhos dos imigrantes.
A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, consagrada em 1899, foi o centro das atividades da colônia e, através do culto a Deus, os imigrantes se mantiveram fortalecidos e unidos.

FESTA DA TRADIÇÃO
Os descendentes dos fundadores da Colônia Helvetia têm particular respeito por seu patrimônio histórico, cultural e religioso e para isso celebram todos os anos a data nacional, 1º de agosto, com uma grande festa, reunindo a comunidade suíça, seus descendentes e muitos brasileiros. Há fogos de artifício, música, dança, canto Jodel, culinária suíça e lançadores de bandeira. É a chamada Festa da Tradição.

47ª EDIÇÃO
A 47ª Festa da Tradição acontecerá, nos dias 29 e 30 de julho, em comemoração à data nacional suiça, na Colônia Helvetia, com uma programação variada e culinária que mantém as tradições suiças. Atente-se ao horário do evento. Sábado, das 12 às 18 horas, e domingo, das 9h30 às 18 horas.

LEVOVOCÊ VIAGENS & TURISMO
Pensando em proporcionar um passeio diferente, repleto de cultura, aos seus clientes e amigos, a LevoVocê Viagens & Turismo está com uma saída, do Tatuapé, para Indaiatuba, com destino à 47ª Festa da Tradição, no sábado dia 29 de julho. Informações no WhatsApp (11) 97125-1824, com Wagner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas