4 dicas para usar a tecnologia a favor da sua saúde mental 0 2049

Passar muito tempo em frente à tela do smartphone, do computador e da TV não faz bem para a saúde e isso todo mundo já sabe. No entanto, nos dias de hoje, é quase impossível viver sem um desses aparelhos.

Afinal, em tempos de pandemia da Covid-19, e com tantas restrições, é com o auxílio desses eletrônicos que grande parte das pessoas passa o dia inteiro trabalhando, estudando e se entretendo.

Por isso, e com o objetivo de encontrar um equilíbrio nesse impasse, os desenvolvedores de aplicativos apostam cada dia mais em apps que focam na saúde, em especial a mental. A seguir, você confere quatro dicas de como utilizar a tecnologia a seu favor para cuidar da mente.

  1. Atendimento psicológico online

Uma das formas que a tecnologia pode atuar de forma benéfica no bem-estar é através de aplicativos e plataformas que atuam como ponte entre profissionais da saúde, como terapeutas e psicólogos, e pacientes.

Mesmo antes da pandemia, já era possível encontrar profissionais oferecendo atendimento virtual. Mas com as restrições do novo coronavírus, essa prática se intensificou. Em alguns casos é até possível encontrar atendimentos a preços sociais, mais em conta para quem passa também por dificuldades financeiras.

  1. Apoio voluntário e superação de crises

Alguns aplicativos também unem pessoas que precisam de cuidados com a saúde mental com voluntários que passam por treinamento para dar apoio emocional.

Outros como o app Be Okay, por exemplo, é voltado para ajudar quem sofre com crises de pânico e ansiedade, ajudando o usuário a controlar a respiração para superar a crise.

  1. Autoconhecimento e relaxamento

O Cogni é um aplicativo que consegue registrar variações de sentimentos e humor do usuário. Com isso, o app traça um perfil de comportamento para que o usuário possa se conhecer e trabalhar suas emoções.

Nessa mesma linha, o app Zen ajuda quem deseja relaxar com trilhas sonoras e vídeos, além de guias para meditação e mantras.

  1. Exercício que reflete no emocional

Por fim, vale lembrar que exercitar o corpo ajuda a manter a mente saudável. E, para isso, não é mais necessário investir em uma aula ou academia de ginástica presenciais.

Elen Gonçalves, especialista em Eletrônicos do TechReviews, destaca que hoje em dia basta um smartphone, notebook ou tablet com acesso à internet para se exercitar. “Existem milhares de vídeos gratuitos no Youtube com atividades das mais diversas e para todas as faixas etárias, que vão desde alongamentos, exercícios de força até yoga e dança que fazem bem ao corpo e à mente”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas