Escolher as palavras-chaves em uma campanha ou estratégia de marketing digital é uma das etapas mais importantes para conseguir de uma vez por todas ampliar os resultados da sua empresa no ambiente digital. Mas após uma análise de mercado dentro de cada segmento e de acordo com o público-alvo, percebemos que uma palavra-chave pode ser um tanto quanto concorrida para ser trabalhada.
A alta concorrência de fato deixa o trabalho mais difícil e pode significar e investimento ainda maior na estratégia de SEO, mas calma, pois se você está passando por isso, saiba que existem algumas alternativas para resolver este problema e é justamente sobre uma delas que falaremos hoje; a indexação semântica latente.
Indexação Semântica Latente
A indexação semântica latente ou Latent Semantic Indexing do termo original em inglês, é uma ferramenta seo utilizada pelo Google para estabelecer relações semânticas dentro de um site com o objetivo de determinar o posicionamento deste mesmo no ranqueamento de uma palavra-chave.
Em outras palavras, além da própria palavra-chave, o LSI identifica termos parecidos para considerar no ranqueamento da página nos resultados de uma busca orgânica.
Vamos entender melhor isso. Por exemplo, se você utiliza a palavra cachorro em seu conteúdo, em algum momento terá que utilizar um termo semântico – até mesmo porque se assim não o fizer seu texto ficará repetitivo – dessa forma, provavelmente você vai utilizar os termos “cão” ou “canino”, que reforçarão sua palavra-chave para o Google.
Qual é o critério que o Google utiliza para termos semânticos
Antes de sair por aí utilizando supostos termos semânticos em sua otimização seo, é preciso entender quais são os critérios que o Google utiliza para identificar um termo como semântico de uma palavra-chave.
As variações no plural e singular, por exemplo, são considerados como termos semânticos em seo para sites. Portanto, “cachorros” ou “cachorro” será interpretado da mesma forma pelo Google.
Feminino e masculino é mais uma variação que não interfere na semântica das palavras, sendo assim, não importa se o texto tiver a palavra “gato” ou “gata”. O raciocínio é o mesmo para sinônimos, palavras com o mesmo significado como por exemplo gatos, bichanos, felinos.
As vantagens em utilizar a indexação latente são diversas, como por exemplo enriquecimento do texto de SEO, possibilidade de ter uma boa colocação no ranqueamento de não somente um, mas vários termos, além de conseguirmos reforçar determinada palavra-chave.
Como colocar em prática técnicas de SEO?
A princípio, o seo marketing digital, pode até parecer fácil de se colocar em prática, mas saiba que qualquer erro pode fazer com que seu site seja punido pelo Google.
Contratar uma agência de marketing digital para sua consultoria de seo, sem dúvidas é a alternativa mais segura se você não quer perder tempo nem dinheiro. Aproveite para atuar com links patrocinados e para anunciar no Facebook aumentando ainda mais suas chances.