Sabor e saúde 0 6392

Uma combinação de frutas, verduras e até legumes pode ser altamente saborosa e ainda ajudar a manter a saúde em dia

Os sucos naturais são considerados fontes de nutrientes, que ajudam a recuperar a saúde e regulam o organismo. Um copo de suco, em jejum, todos os dias, é considerado um revigorante interno capaz de recuperar os desgastes diários. O livro Sucoterapia ajuda quem busca os benefícios dos sucos naturais. Um dos segredos está na mistura correta dos ingredientes para evitar desgaste e malefícios ao organismo. A fruta rainha dos sucos é a maçã, que combina  com todas as outras. No livro, encontramos as combinações corretas para uma melhor absorção dos sais minerais nos sucos, além de conhecimentos de medicina ayurvédica com a relação de mais de uma centena de enfermidades, todas combatidas através de uma série de combinações entre frutas, legumes e vegetais.

Segundo Conceição Trucom – química, cientista, palestrante e escritora – alguns cuidados são fundamentais para garantir a qualidade dos sucos. É preciso prepará-los com frutas e hortaliças frescas, preferencialmente orgânicas, e muito bem lavadas. Na hora de consumir, o ideal é que seja imediatamente após o seu preparo porque cerca de cinco ou 10 minutos depois ele não terá as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais. Pelo mesmo motivo não se deve guardar sobras na geladeira ou congelar. Melhor ainda se for consumido ao natural, sem adoçar.

Sucos desintoxicantes

Indicados para uma boa limpeza no organismo, devem ser ingeridos cerca de 20 ou 30 minutos antes da primeira refeição matinal, imediatamente após seu preparo. Tais sucos são considerados um coquetel de vitalidade e nutrição, prevenindo doenças, despertando órgãos e sistemas, facilitando as trocas vitais e ajudando na mobilização de todas as toxinas e venenos presentes no organismo. Os sucos desintoxicantes são um concentrado de alimentos vivos: vegetais crus, frescos e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável. Os benefícios são muitos como: melhora do sistema cardiovascular e controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue; aumento da disposição e da hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos; ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez; ativação do sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados; aumento do volume e do trânsito intestinal, prevenindo problemas de prisão de ventre; ajuda na tonificação dos pulmões, rins e fígado.

Uma dica é evitar tomar sucos industrializados, congelados e concentrados. Os ingredientes passam por um aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, que destrói valiosas enzimas, fundamentais em todos os processos de revitalização.

Confira a receita de alguns sucos

Imunidade: 2 maçãs, 1 laranja descascada com a parte branca, ramos de manjericão, 1 limão (polpa e raspas da casca opcional).

Calmante: 1 cenoura, 1 maçã, 1/2 molho de alface (talo incluso), 1 limão (polpa e raspas da casca opcional).

Desintoxicante: 1 cenoura, 1 pepino (com casca), 1/2 beterraba crua, 1 xícara de talos e folhas de hortelã, 1 limão (polpa e raspas da casca opcional).

Digestivo: 1 xícara de abacaxi em cubos, 1 cenoura, 1 xícara de talos e folhas de hortelã, 1 limão (polpa e raspas da casca opcional).

Energético: 1 xícara de uva Itália sem as sementes, 3 kiwis, 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.

TPM: 2 fatias de mamão, 1 colher de gengibre ralado, 1 fatia de abacaxi, suco de 1 laranja.

Energético Especial: 4 cenouras, 1 maçã, 1 limão (parcialmente descascado), 2 laranjas, 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave.

A mistura correta dos ingredientes

Limão com manga e cenoura: fonte de vitamina C, vitamina P (citrina), ácido cítrico e carotenos, retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.

Cenoura com aipo: um bom revigorante.

Folhas verdes, maçã e limão: ricos em clorofila, trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Limpa o sangue e combate a prisão de ventre. Misture sempre com o limão (qualquer variedade) para proporcionar a perfeita fixação do magnésio, ferro e cálcio.

Betacaroteno: Ajuda a prevenir certos tipos de câncer. É encontrado na cenoura, manga, mamão, caqui, agrião, espinafre, beterraba e brócolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas