Tradição e credibilidade 0 6393

Atendimento personalizado, preço bom e qualidade é a receita de empresários para ter sucesso na área do varejo

“Muitas vezes é melhor cuidar bem de um negócio do que tentar abrir outro”. A frase é de Giuseppe Giudice, sócio-proprietário da 3 Fratelli, uma empresa que nasceu no Carrão e permanece no bairro até hoje. Ao lado dos irmãos Pasquale e Donato, dos filhos e sobrinhos, Giuseppe dá continuidade ao negócio que teve início com seus pais, Gilda e Giovani, há 40 anos.

A empresa começou pequena, vendendo tecidos e rendas para cortinas, cresceu com o passar do tempo e hoje os irmãos se orgulham de poder oferecer a seus clientes, além das cortinas, tapetes e itens de cama, mesa e banho. “A diversificação é importante. Hoje temos todos os itens que a pessoa precisa para decorar a sua casa, do tapete de entrada à fronha do travesseiro que ela vai deitar a noite”, diz Giuseppe.

Os irmãos começaram a trabalhar com os pais ainda no começo da adolescência e aprenderam muito sobre administração. Juntos, passaram por vários cenários econômicos e sociais do País e acreditam que a maior mudança começou há cerca de 10 anos, com o crescimento do mercado de decoração. “O principal fator desse crescimento é que a situação econômica mudou. A concorrência grande de produtos importados fez com que o preço caísse a um valor real. O desejo e a vontade das pessoas de terem sua casa arrumada também conta muito. Hoje você tem muitas opções com qualidade e diversificação. É possível encontrar coisas bonitas por um preço competitivo e compatível com o que o brasileiro pode comprar”, explica Giuseppe.

Para sobreviver no setor de varejo, ele acredita que é preciso estar profundamente envolvido com o negócio e oferecer um atendimento diferenciado, que deixe os clientes à vontade. “No nosso caso, por exemplo, todas as mercadorias estão expostas na prateleira com preço. Mas, muitas vezes, a pessoa não sabe como usar aquele produto e o atendimento personalizado é necessário. O vendedor vai poder mostrar as vantagens, as formas corretas de utilização etc. E o atendimento é diferenciado porque temos pessoas preparadas para lidar com o público”, diz.

Com orgulho, ele conta que tem clientes que frequentam a loja há mais de 20 anos e outros que são filhos e netos de clientes já antigos. “Como estamos há muito tempo no ramo, temos clientes que viraram amigos. E isso é importante porque quando precisam de algo, eles vão lembrar primeiro de você”.

Tudo em família

Para quem acha que o trabalho em família não é um bom negócio, Giuseppe tem outra versão. “Eu acho que é uma vantagem estar em uma sociedade de laços sanguíneos. Mas é verdade que, muitas vezes, o amor e o carinho de um pelo outro fala mais alto do que a razão e isso nem sempre é bom. Porém, quando conseguimos aliar essa relação mais emocional à competência, compreensão e ao trabalho de cada um fica muito melhor”.

Foi, aliás, o trabalho em família que deu origem ao nome fantasia da empresa, já que fratelli, em italiano, é irmão. Hoje, Giuseppe já está passando o bastão para os filhos e sobrinhos, que começam a assumir os negócios da família. E ele não vê nenhum problema em trabalhar ao lado dos filhos. Pelo contrário. “Acho fácil e simples. A partir do momento que vê uma coisa errada consegue corrigir e ter uma aceitação rápida”, conta.

Bairro

Com 40 anos de história no Carrão, Giuseppe conta que não está nos planos levar a 3 Fratelli para outras regiões da cidade. Ele acredita que a empresa está em um bom momento, (“redonda”, como dizem os empresários) e que é hora de dar continuidade ao que deu certo. “Às vezes seria vantagem alçar voos para outros lugares. Mas hoje o nosso diferencial é preço e qualidade. E se a pessoa conseguir encontrar um preço bem melhor e qualidade igual, vai atravessar são Paulo para fazer suas compras”.

3 Fratelli – Av Guilherme Giorgi, 294, Vila Carrão
Tels.: 2295-7636 | 2294-3980

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas