Pesquisadores afirmam que materiais que despertam interesse das crianças podem trazer grandes aprendizados durante o ano escolar
Princesas, dinossauros, fundo do mar e centenas de outros temas podem ser encontrados em cadernos, mochilas, estojos e outros materiais escolares em papelarias do mundo inteiro. Por isso, na hora da compra, os pais enlouquecem ao ter que escolher o tema do ano letivo. Alguns adultos acabam optando por materiais lisos por questões econômicas, mas outros não resistem à insistência dos estudantes por produtos com seus personagens favoritos.
LINHAS TEMÁTICAS DIFERENCIADAS
“O primeiro mito a ser esclarecido é que nem todo material temático é mais caro que os lisos. Já existem inúmeras marcas nacionais no mercado com preços atrativos e linhas temáticas diferenciadas”, afirma o coordenador de Produtos da BRW Suprimentos, Bruno Ribas. A marca se destaca no mercado por possuir produtos inovadores e de qualidade a preços acessíveis ao consumidor.
MUNDO NATURAL
Para escolher o tema do material escolar, a professora Hilda Heller, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo, sugere que os pais escutem os estudantes, identifiquem seus interesses e direcionem a escolha, de acordo com o aprendizado que determinado tema pode proporcionar. “Cadernos, estojos e mochilas com temas de pets, insetos, dinossauros ou paisagens naturais podem despertar o interesse por Ciências e Biologia, incentivando as crianças a aprender mais sobre o mundo natural e as diferentes espécies”, exemplifica.
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
O uso de materiais escolares temáticos pode ser uma das muitas estratégias pedagógicas para despertar a curiosidade dos alunos e abordar diversos conceitos nas diferentes disciplinas. Estudos recentes das Universidades de Indiana e Wisconsin demonstram que o fascínio por dinossauros vai além de uma simples fase da infância. Crianças que se interessam por esses gigantes pré-históricos tendem a desenvolver habilidades cognitivas superiores, como concentração, perseverança e pensamento complexo. “O tema “dinossauros” fascina muitas crianças e suas representações em materiais escolares podem estimular o interesse dos alunos pelas Ciências e eras geológicas, conectando conceitos e explorando temas, como evolução, história do planeta Terra, extinção e até de que forma eventos climáticos marcaram as eras geológicas historicamente”, exemplifica. “Oportunizar atividades de pesquisa sobre os diferentes tipos de dinossauros, estimula a criatividade, observando sua semelhança com animais que habitam o planeta em nossa era”, orienta.
FERRAMENTAS VISUAIS
Os materiais que apresentam animais e instruções podem ser utilizados como ferramentas visuais em disciplinas como Ciências e Geografia. “Eles podem abordar a biodiversidade e ecossistemas por meio da análise de imagens, pela observação de vídeos de diferentes ecossistemas, o que pode facilitar conversas sobre conservação ambiental, relações ecológicas e a importância da biodiversidade no nosso planeta”, exemplifica.
HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Já os materiais ilustrados com planetas, estrelas, astronautas e foguetes podem estimular a curiosidade sobre o universo e as ciências espaciais, relacionando-se com conteúdos de Física e Ciências. Temas de mapas, piratas, exploradores ou viagens ao redor do mundo podem estimular o interesse por Geografia e História, além de encorajar habilidades de leitura e interpretação.
DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
Para quem pensa que super-heróis e princesas não agregam conhecimento, a pedagoga explica que esses temas podem associar-se com as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. “Esses materiais podem incentivar o desenvolvimento da criatividade e da narrativa dos alunos por meio da criação de suas próprias histórias, na contação de histórias, na criação de quadrinhos e no debate sobre as atitudes e comportamentos de heróis, heroínas, princesas e príncipes e demais personagens”, completa.