“Mamãe, quero creme de espinafre, mas tem que ser igual ao da PROBEN!” 0 4066

Cardápio da PROBEN destaca pratos nada convencionais como espaguete ao molho enriquecido com beterraba ou cenoura, strogonoff de frango com creme de inhame ou couve-flor, pão de cará e, sim, as crianças adoram e pedem para repetir. É o prazer de se alimentar ao lado dos amigos.

Certa vez, a mamãe do aluno Theo, Stella, procurou a nutricionista da escola, Priscila Basso, para fazer um pedido especial: “por favor, preciso da receita do creme de espinafre. Meu filho pede muito para eu fazer e diz que nunca fica igual ao da PROBEN”.

Segundo a Priscila, pedidos como esse passaram a ser frequentes de mamães que não entendem como na escola o filho come abobora, cará, brócolis e vários outros legumes e verduras, muito além do tradicional arroz, feijão e macarrão, que comem em casa. “Já ouvimos mamães dizerem: ´vou colocar o meu filho na escola para que ele aprenda a comer´”.

Priscila, ao centro, e sua fiel equipe

E podemos afirmar que eles realmente aprendem e não demora muito para que passem a apreciar novas texturas e sabores. “A hora do almoço, jantar e até mesmo a hora do lanche, ao lado dos amigos, sem dúvida é muito prazerosa. Ao ver um amigo se deliciando com um alimento, desperta nos demais a vontade de provar. E isso já é um bom começo”, diz Priscila.

O cardápio, além de ser colorido e conter todos os grupos de alimentos, tem sempre uma novidade. “Convidamos a criança a experimentar. Assim foi com o arroz integral. No começo, houve resistência de algumas crianças, que preferiam o arroz branco, mas insistimos e, hoje, todos comem o arroz integral tão bem quanto o arroz branco.” A nutricionista conta, que, às vezes, as crianças cruzam com ela no corredor e fazem pedidos especiais como, batata-frita, por exemplo. “Eu procuro explicar que frituras não fazem bem a nossa saúde, mas que poderei incluir a batata assada e que ela também ficará muito saborosa e eles aceitam. Mas no cardápio entra até bolo, sem cobertura e nem recheio, mas mesmo assim eles adoram. Certa vez, alunos do Jardim II me cercaram e me pediram pão de mel. Então propus uma aula de culinária para que eles preparassem um bolo de pão de mel. Nesse dia, até liberei uma cobertura de chocolate, e eles adoraram colocar a mão na massa. Foi muito divertido.”

A outra dica da nutricionista é observar como a criança prefere comer o alimento, uma vez que cada uma tem a sua particularidade. “Notamos que algumas crianças preferem misturar todos os alimentos no prato; outras preferem que todos estejam separados; outras já gostam de uma comida mais ‘molhadinha’. E todas essas preferências são respeitadas na escola.”

Priscila conta ainda que preparar os alimentos junto com as crianças também desperta o desejo nos pequenos em descobrir o sabor de todos aqueles ingredientes juntos e misturados. Na escola, isso ocorre durante as aulas de culinária, muito apreciadas pelas crianças. “Procuro fazer receitas com alimentos que há um certo ´bloqueio´ pelas crianças e é impressionante como elas comem, quando elas mesmas preparam. Em uma dessas aulas, fizemos espaguete de abobrinha ao molho de tomate enriquecido com cenoura. Foi muito engraçado quando uma aluna já adiantou, ainda durante o preparo, que não iria nem provar. Ao término da receita, ela topou comer e enfatizou: “tia, estava espetacular”, conta a nutricionista.

Já em casa, Priscila aconselha aos pais a fazerem as refeições junto com os filhos, sentados à mesa, diversificando os alimentos para que dessa forma incentivem o consumo de alimentos saudáveis para as crianças. “Se os Pais consomem saladas e legumes, com o tempo, o filho irá apreciar também”, destaca.

Ao ver a câmera da reportagem, querem fazer um bocão para mostrar que estão comendo tudo

MÃOS HABILIDOSAS
Além de um cardápio original e criativo, é preciso mãos muito habilidosas para executá-lo, afinal, sabemos o quando exigentes são as nossas crianças. Para isso, Priscila conta com a ajuda fiel de Gildete Ribeiro, responsável pela Cozinha da PROBEN desde a inauguração da escola, há 14 anos, e um time formado por mais cinco auxiliares.

Gildete é uma daquelas profissionais apaixonadas pelo seu trabalho. Consegue manter a tranquilidade e o foco mesmo quando mais de 250 crianças, famintas, entram no refeitório, ávidas para descobrirem as novidades do dia. Entre a montagem de um prato e outro, os olhos ficam atentos às colheradas caprichadas das crianças, e o sorriso aparece quando ouve: “quero mais, tia”! E é comum eles repetirem, repetirem e repetirem.

Fazer as refeições ao lado dos amigos é muito mais divertido

“As crianças são bem sinceras. Dizem quando gostam e também quando não gostam. Tem pratos que eles amam, como o strogonoff de frango. Nossa, eles comem demais! As mães a todo momento me pedem dicas, me perguntam como temperar o molho do macarrão ou o feijão. Eu digo que tempero normalmente, mas com bastante cebola. Em tudo eu uso cebola.”

Outra preferência das crianças é o macarrão, mas segundo Priscila, a massa só aparece duas vezes ao mês no cardápio. “Eu não coloco com mais frequência, porque com o macarrão não é possível incluir todos os grupos de alimentos no prato. Na maioria das vezes é a massa, uma carne e até um molho enriquecido com beterraba ou inhame. Às vezes, tento inserir um legume, mas a aceitação não é tão grande.”

Já as frutas são as “estrelas” dos lanches da manhã e da tarde. “Na escola oferecemos as fatias de melão ou de melancia com a casca, para que eles possam entender até que parte é para comer. A banana é servida com a casca para que saibam descascar, isso desde o mini (crianças de 2 anos). A todo o momento trabalhamos a independência com os pequenos também no refeitório”.

Elas sabem que uma alimentação saudável as deixará fortes e bonitas

OS TOP 3 DA COZINHA PROBEN

PÃO CASEIRO DE CARÁ
INGREDIENTES: 200g de cará cozido; 1 xícara (chá) de açúcar; 3 ovos; 1 colher (sobremesa rasa) de sal; 1 xícara (chá) de água ou leite; ¾ xícara de óleo; 15g de fermento biológico seco.
MODO DE PREPARO: batar todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura em um recipiente e acrescente farinha de trigo aos poucos até dar o ponto (aproximadamente 1kg). Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Estique a massa com rolo, enrole os pães e coloque na forma untada e enfarinha. Deixe crescer novamente. Asse em forno médio preaquecido. ”Pode substituir o cará por outros legumes, como por exemplo: inhame, batata doce, batata, mandioca, abóbora, mandioquinha, cenoura, entre outros”.

STROGONOFF DE FRANGO COM CREME DE INHAME
OU COUVE-FLOR
INGREDIENTES: 1 kg de peito de frango em tirinhas; ½ cebola picada; 3 dentes de alho amassado; 1 tomate picado sem pele e sem sementes; 1 colher (sopa) extrato tomate; 2 colheres (sopa) pimentão vermelho picado; Sal a gosto; 2 colheres (sopa) óleo vegetal.
MODO DE PREPARO DO CREME DE INHAME: 300 g de inhame cozido; 700 ml de leite; 2 colheres (sopa) farinha de trigo; sal. Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.
MODO DE PREPARO DO STROGONOFF: doure a cebola e o alho no óleo, acrescente o frango e doure bem. Acrescente o tomate, o pimentão, o extrato de tomate e o sal. Depois do frango estar totalmente cozido, acrescente o creme de inhame e cozinhar por mais 5 minutos. Sirva em seguida. ”Pode substituir o inhame por couve-flor cozida”.

CREME DE ESPINAFRE
INGREDIENTES: ½ maço de espinafre (somente as folhas); 1 litro de leite; 2 colheres (sopa) manteiga; 2 colheres (servir) farinha de trigo ou amido de milho; 1 cebola pequena picada; 50g de queijo parmesão ralado.
MODO DE PREPARO: lave as folhas de espinafre. Coloque as folhas ainda molhadas em uma panela tampada em fogo baixo até ficarem murchas. Bata o espinafre no liquidificador com um pouco de água e reserve. Dissolva a farinha (ou amido) no leite e reserve. Refogue a cebola na manteiga, acrescente o espinafre e refogue. Acrescente o leite e cozinhe até engrossar. Finalize com o queijo ralado e acrescente o sal (se necessário).

Agende uma visita!
11 2674-5356 | 11 98511-8686
R. Inspetor Mario Teixeira, 70 – Anália Franco
www.proben.com.br
/grupoproben

Eles comem sozinhos desde pequenos
Theo, apaixonado pelo creme de espinafre
Todos ficam à vontade para repetir o prato sempre que desejar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas