Tentações do mar

Tentações do mar

Do atum ao bacalhau, selecionamos diferentes receitas de pratos saborosos que têm como protagonista diversos tipos de peixe

COMPARTILHE

1Peixe assado especial

(Panelaterapia: a cozinha das estações/Tatiana Romano)

Ingredientes

Peixe: 1 peixe da sua preferência (entre 1,5 kg e 3 kg); 2 batatas sem casca em rodelas; 1 cenoura grande sem casca em rodelas; 1 cebola em rodelas grossas; 6 azeitonas verdes e azeite o quanto baste.
Tempero do peixe: suco de 1 limão; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) de colorau ou páprica; 2 colheres (sopa) de azeite e pimenta-do-reino a gosto.
Molho: 150 ml de vinho branco seco; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre; 1 colher (sopa) de ervas finas; 1 xícara de folhas de coentro; 1 dente de alho; 1 colher (café) rasa de sal; 1/4 de cebola e 1/2 colher (café) de pimenta-do-reino.

Modo de preparo

Faça cortes diagonais na superfície do peixe, mas sem aprofundar demais. Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência com os ingredientes do tempero e mantenha na geladeira. Regue um refratário com bastante azeite e forre o fundo com as batatas e a cenoura. Coloque o peixe sobre esta “cama” de legumes. Em volta dele adicione as azeitonas e as cebolas. Bata todos os ingredientes do molho e despeje aproximadamente a quantidade de 1/2 xícara (chá) sobre o peixe e os legumes. Leve ao forno em 200 ºC sem cobrir com papel alumínio. Sempre que o molho secar, retire a assadeira do forno, regue com mais um pouco de molho e volte ao forno. Repita esta operação até o peixe estar assado.

2Peixe apimentado

(China House)

Ingredientes

400g de peixe cortado em losango; 200g de cebola cortada em losango; 140g de brócolis; 35g de pimentão picadinho; 110g de champignon; 35g de cebolinha; shoyu, extrato de tomate, pimenta malagueta, açúcar e amido de milho dissolvido a gosto.

Modo de preparo

Frite o peixe e quando estiver quase no ponto acrescente cebola, brócolis, pimentão, champignon. Ao chegar no ponto, escorra. Em uma frigideira separada, frite a pimenta malagueta no óleo baixo, depois pique. Em seguida, em uma panela vazia, acrescente água, a pimenta malagueta preparada, glutamato, extrato de tomate, uma pitada açúcar, shoyu a gosto e os ingredientes escorridos (peixe, cebola, brócolis, pimentão e champignon) e mexa bem.

Acrescente amido de milho dissolvido para engrossar, coloque na travessa e polvilhe cebolinha por cima. Sirva em seguida.

3Bobó de camarão

(Arisco)

Ingredientes

1 kg de camarão médio sem casca; suco de limão a gosto; 1 dente de alho; 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços; 3 cubos de caldo sabor tempero baiano; 1 l de água fervente; 200 ml de leite de coco; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 colheres (sopa) de azeite de dendê; 1 pimentão verde médio cortado em cubos pequenos; 1 lata de molho de tomate; 3 colheres (sopa) de coentro picado e molho de pimenta vermelha a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela, tempere o camarão com o suco de limão e o alho. Reserve por 20 minutos. Em outra panela média, dissolva os cubos de caldo sabor tempero baiano na água fervente, junte a mandioca e cozinhe por 20 minutos ou até começar a desmanchar. Deixe amornar. Bata no liquidificador a mandioca com o caldo e o leite de coco até formar um creme. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e o azeite-de-dendê em fogo médio e refogue o camarão e o pimentão. Junte o molho de tomate e deixe ferver por 3 minutos. Adicione o creme de mandioca reservado, acrescente o coentro e cozinhe por 3 minutos, mexendo sempre. Coloque molho de pimenta vermelha a gosto e sirva em seguida.

4Tartar de salmão

(Adria)

Ingredientes

500g de salmão fresco, cortado em cubinhos; 3 colheres (sopa) de cebola picadinha; 1 colher (chá) de sal; pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto; 4 colheres (sopa) de azeite; 5 colheres (sopa) de cebolinha verde picada e 3 colheres (sopa) de dill picado.

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o salmão, junte a cebola, tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o azeite, as ervas e misture bem. Sirva o tartar sobre torradas, acompanhado de fatias de limão.

5Tilápia à Santa Clara

(Copacol)

Ingredientes

Peixe: 400g de filé de tilápia; 3 tomates sem pele e sem sementes picados; 1 cebola grande cortada em rodelas; 3 colheres (sopa) de azeite virgem; 2 colheres (sopa) de salsa picada; 1 limão e sal a gosto.
Molho: 300 ml de leite; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 100g de manteiga; 1 colher (sopa) de azeite virgem; 200g de queijo mussarela ralado; 200 ml de creme de leite; 1 vidro de palmito picado; 100g de batata palha e sal a gosto.

Modo de preparo

Peixe: Tempere os filés de tilápia com o sal e o limão, coloque-os num refratário untado com azeite. Cubra-os com os tomates picados, as rodelas de cebola, a salsa e o sal; regue com o azeite e leve ao forno médio por 20 minutos. Reserve.
Molho: Numa panela, coloque a manteiga, o azeite e a farinha de trigo, mexendo para tostar um pouco. Acrescente o leite e o sal, misturando bem para não empelotar. Quando engrossar coloque a mussarela ralada, o palmito picado e por último o creme de leite, misture e retire do fogo. Coloque esse molho por cima dos filés de tilápia e leve ao forno médio para gratinar por 15 minutos. Retire do forno, coloque a batata palha e sirva.

6Bacalhau com natas

(Claudius Grill)

Ingredientes

350g de bacalhau desfiado e dessalgado; 350g de batata cozida; 220 ml de creme de leite; 1 dente de alho; 1/2 cebola; 1 colher (chá) de caldo de galinha; 1 cálice de vinho branco; 2 colheres (sopa) de molho de tomate e salsinha a gosto.

Modo de preparo

Primeiro, cozinhe as batatas e faça um purê deixando alguns pedaços e reserve. Coloque em uma panela o alho e a cebola picadinhos e o caldo de galinha. Refogue o bacalhau já desfiado e dessalgado. Acrescente o vinho branco, o molho de tomate e a salsinha e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.

Depois, coloque o purê de batatas e o creme de leite e mexa até que fique homogêneo. Para finalizar, acomode em uma travessa e leve ao forno pré-aquecido para dourar.

7Lasanha com moqueca de cação

(Selmi/Renata)

Ingredientes

Peixe: 600g de cação (em postas); 2 xícaras (chá) de vinho branco; 1 colher (sopa) de sal; 2 limões; 4 dentes de alho; 1 xícara (chá) de água e 2 cebolas médias.
Moqueca: 3 colheres (sopa) de azeite Extra Virgem; 2 cebolas médias picadas; 4 dentes de alho picados; 100g de pimentão vermelho; 100g de pimentão amarelo; 100g de pimentão verde; 200 ml de leite de coco; 1 colher (chá) de açafrão; 1 pimenta malagueta pequena (sem sementes picada) (opcional); 1 colher (chá) sal; 1 sachê de tempero em pó para peixe; 1 xícara (chá) de vinho branco; 400g de tomates maduros; 400g de lasanha; 400g de mussarela; 100g de queijo parmesão.

Modo de preparo

Peixe: Bata todos os ingredientes do tempero do peixe no liquidificador, tempere as postas e deixe descansar por 30 minutos.
Moqueca: Numa panela grande, fogo médio, doure levemente no azeite, alho e a cebola. Junte os pimentões, refogue por 2 minutos. Acrescente as postas de cação, refogue cerca de 5 minutos de cada lado, virando sempre que necessário. Adicione o leite de coco, o açafrão, a pimenta, o sal, o caldo de peixe, o vinho e os tomates, cozinhe em fogo brando, por 20 minutos, ajuste o sal. Retire do fogo e desfie o cação e volte ao molho e reserve aquecido.
Montagem: Em um refratário grande, intercale as camadas: molho de moqueca (quente), folhas de lasanha, molho de moqueca (quente) e mussarela. Finalize com uma camada de mussarela e parmesão ralado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno, por 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe gratinar por 5 minutos ou até que doure levemente a superfície. Retire do forno e sirva a seguir.

8Robalo grelhado

(Jandira)

Ingredientes

2 postas altas de robalo sem pele e espinhas; 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão-siciliano; azeite, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo

Tempere as postas do robalo com as raspas, o azeite, o sal e a pimenta. Para ficar bem temperado, esfregue os ingredientes no peixe. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite. Grelhe o robalo por cinco minutos cada lado ou até ficar bem cozido por dentro. Cuidado para não deixar o peixe passar do ponto e ficar borrachudo. Sirva acompanhado de polenta e um molho de azeitonas e tomates.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO