Tempo de festa em Cunha

Tempo de festa em Cunha

Tradicional Festa do Pinhão acontece de 15 de abril a 1º de maio e reúne o melhor da gastronomia local e música caipira em meio à natureza

COMPARTILHE

A estância climática de Cunha, localizada no Vale do Paraíba, a 241 km da capital paulista, se prepara para mais uma Festa do Pinhão, entre os dias 15 de abril e 1º de maio. Na 16ª edição do evento segue como tradição a boa gastronomia, a música caipira, a cerâmica e atividades de lazer em meio à exuberante paisagem da Mata Atlântica.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceicao foto Geraldo Magela Tannus vista aerea nova mDiversos restaurantes e pousadas de Cunha já elaboraram suas receitas para a festa, dando destaque, claro, para o pinhão. No Observatori Gastronomia e Arte o prato especial é a “Truta Observatori” com pinhões na manteiga, ervas frescas e alho. Já a Pousada dos Anjos vai servir o vinagrete de pinhão com torradas e requeijão caseiro.

No restaurante Drão o cardápio é completo, com uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesas, começando, por exemplo, com a salada de folhas verdes, shitake, parmesão e pinhões, seguida pelo escondidinho de carne seca, pinhão e ervas frescas e para finalizar o sorvete de abacate com calda de chocolate e farofa de pinhão.

Na Pousada da Oma o prato principal é a truta defumada ao molho pesto de pinhão e a sobremesa um bolo de pinhão com calda de açúcar e limão. A Pousada Barra do Bié serve o bolo de pinhão no café da manhã e o pernil de cordeiro com farofa de pinhão nas refeições.

O Bar da Vila também aderiu à festa gastronômica com dois pratos, o risoto de pinhão e a truta fresca na manteiga com pinhões. O Café & Arte servirá dois tipos de caldo, um de mandioca com pinhão e o outro de pinhão com palmito e carne, ambos acompanhados por pão, croutons e queijo. Bolo de Pinhão com Chocolate e porção de pinhão, regado ao azeite e ervas completam o cardápio.

A Pousada Vista Verde servirá o pinhão cozido no café da manhã e à tarde para seus hóspedes e na Pousada Candeias os hóspedes não só podem degustar pães e bolos caseiros, sopas, pinhões assados e cozidos, como também recolher os pinhões debaixo das Araucárias. Ao final, cada um pode levar até cinco quilos de brinde para casa.

Caldo, bolo e porção de pinhão do restaurante Café & Arte
Caldo, bolo e porção de pinhão do restaurante Café & Arte
Cerâmicas tradicionais de Cunha
Cerâmicas tradicionais de Cunha
Cachoeira do Pimenta
Cachoeira do Pimenta

Outros dois restaurantes também participam do evento. O Quebra Cangalha serve os pratos do cardápio guarnecidos com o pinhão e o O Gnomo prepara como entradas a porção de pinhões cozidos e tostados na manteiga e um patê de pinhão com torradas. Como prato principal indica o Tri Pelados, com linguiça de cordeiro grelhada no azeite, sem pele, ao molho de tomates pelados, pinhão inteiro pelado e grelhado na manteiga, acompanhados de farofa de pinhão e para a sobremesa o pudim de leite à moda caipira com pinhões em calda. No final oferta saquinhos com a semente para as mesas que pediram pratos com pinhão.

A música é outro forte elemento da festa e não poderia ficar de fora, sendo representada pela viola, instrumento tipicamente caipira que dá o tom das comemorações em apresentações na praça central da cidade. Os inúmeros ateliês de cerâmica expõem e comercializam peças decorativas e utilitárias e além disto os turistas têm como opção de lazer, entre outras atrações, as trilhas e cachoeiras no Parque Estadual da Serra do Mar e a subida à Pedra da Macela.

Sobre Cunha

Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba, a 241 quilômetros de São Paulo. Estância climática tradicional, conta com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas charmosas para todos os gostos e bolsos, a maioria com piscina, atividades de lazer e bons restaurantes. Isso faz com que muitos turistas encontrem em Cunha o lugar ideal para passar o fim de semana ou as férias. Com seus campos de lavanda, restaurantes com gastronomia regional, cervejas artesanais e os tradicionais ateliês de cerâmica. A cidade é uma ótima pedida para relaxar e entrar em contato com a natureza.

Saiba mais: www.cunha.sp.gov.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO