Tatuapé para curiosos

Tatuapé para curiosos

O que será que se esconde pelas ruas do bairro? Quais fatos da história são interessantes? Para celebrar os nove anos da Revista do Tatuapé e também sua edição número 100, fomos em busca de 100 curiosidades sobre a nossa região. Foi um trabalho de meses, que envolveu toda a nossa equipe, além de uma série de outras pessoas como historiadores, moradores antigos do bairro, empresários e comerciantes, cada um contribuindo com alguma informação, imagem ou ideia que ajudou a formar esse mosaico de coisas interessantes. Não podemos deixar de mencionar, especialmente, o historiador Pedro Abarca, uma enciclopédia viva do Tatuapé, e o saudoso Milton Vital Grecchi, que viveu mais de 50 anos no bairro e deixou suas lembranças registradas no livro Meus 56 anos no Tatuapé, uma fonte importantíssima para essa reportagem. O resultado está nas próximas 17 páginas, que vocês podem ler com calma e, aos poucos, descobrir um bairro que, muitas vezes, nos passa despercebido.

COMPARTILHE

1Ancoradouro do Rio Tietê

O curso do Rio Tietê adentrava a chácara dos Matarazzo (onde hoje é o Parque do Piqueri) antes da sua retificação, que ocorreu neste trecho por volta de 1950. Um ancoradouro foi construído no local, onde provavelmente os barcos da família ficavam atracados. Parte dele está lá até hoje, como um grande paredão, e passa despercebido pelos frequentadores do local.

2Chácara Piqueri

Na década de 1930, o italiano Saule Carpinelli veio ao Brasil para administrar a Chácara do Piqueri, da família Matarazzo, onde havia um grande pomar, horta, granja e áreas destinadas à criação de cavalos e búfalos. Enquanto a casa principal foi demolida, a que serviu de residência para a família Carpinelli foi preservada e é onde hoje funciona a administração do Parque do Piqueri.

3História

Na esquina da Rua Henrique Sertório com a Rua André Vidal, quem olha para cima vê uma fachada resistente, com afrescos antigos e uma data cravada: 1915. São resquícios do velho Tatuapé.

4Limpa-barro

O limpa-barro é uma estrutura de ferro que ficava nas calçadas quando as ruas ainda eram de terra, para que as pessoas pudessem limpar os pés antes de entrar em casa. Na Rua Bom Sucesso, ainda há um deles fincado na calçada para relembrar os velhos tempos.

5Casa do Tatuapé

A casa que fica na Rua Guabiju é a construção mais antiga do bairro. O primeiro registro é de 1698. Feita em taipa de pilão, foi residência, olaria e, em 1945, foi comprada pela Tecelagem Textilia. Ao longo do tempo, o imóvel, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, passou por diversas reformas e restaurações e hoje funciona como um museu. Rua Guabiju, 49. Tel.: 2296-4330

6Fonte na Silvio Romero

A Praça Silvio Romero já teve duas fontes luminosas. Porém, segundo alguns moradores antigos, elas nunca foram ligadas. Uma delas foi destruída, enquanto a outra virou um canteiro de plantas. Na foto, duas crianças dentro de uma das fontes, em 1965.

7Cine São Jorge

Na esquina da Avenida Celso Garcia com a Cesário Galeno, a fachada do Cine São Jorge, que começou suas atividades em 1945, ainda está preservada. Comprado em 1972 pela CIC Calçados, o prédio abrigou os dois empreendimentos durante algum tempo (loja no 1º andar e cinema no 2º), até que o cinema fechou. A fachada com o letreiro “S. Jorge”, porém, foi preservada e está lá para quem quiser conhecer ou relembrar os velhos tempos.

8Quinta parada

A Rua Tuiuti já foi conhecida como Quinta Parada. Isso porque, durante algum tempo, era nela que ficava a Quinta Parada do trem. Posteriormente, essa estação foi desativada e a estação que havia na Rua Antônio de Barros herdou o nome.

9Games

Na Rua Apucarana, fica uma escola que ensina a fazer games. A Red Zero é parceira da Full Sail University, de Orlando, e o curso ensina os fundamentos de design de games, mecânica para jogos digitais, modelagem 3D, pintura e escultura digital, ilustração, animação e implementação em uma engine. Rua Apucarana, 464. Tel.: 3530-4777. www.redzero.com.br

10Uvas Niágara

Foi na chácara da família Marengo (foto), que ficava entre as ruas Serra de Bragança, Cantagalo, Monte Serrat e Francisco Marengo, que Benedecto Marengo, um italiano que chegou ao Brasil em 1887, introduziu as uvas Niágara Branca no País, a partir de bacelos vindos do estado do Alabama, nos Estados Unidos, em 1894. Daqui, a espécie foi difundida para outros estados.

11Casa Regente Feijó

O local foi, durante 14 anos, a residência do Padre Diogo Antônio Feijó. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a casa fica atrás da Universidade Cruzeiro do Sul e é um complexo com edificações da época bandeirista, mas que já passou por diversas modificações estruturais. Em 1911, as terras foram compradas pelo Lar Anália Franco e, durante anos, foram usadas no abrigo de menores abandonados. Hoje, o prédio é propriedade privada e, infelizmente, permanece fechado.

12Miss

Dirce Augustus, uma tatuapeense que morava na Rua Serra de Bragança, próximo à Praça Silvio Romero, foi eleita a miss São Paulo em 1963. O prêmio pela vitória no concurso de beleza foi uma viagem para a Europa com todas as despesas pagas.

13Tatu de bike

Todas as quintas-feiras, a partir das 20h, ciclistas do Tatuapé se reúnem na loja Bike Runners para um passeio pelas ruas do bairro. A ideia é reunir os amantes da bicicleta e também estimular ciclistas iniciantes a pedalar com segurança. O passeio é considerado de nível fácil e ganhou o nome de “Tatu de Bike”. Rua Tijuco Preto, 418. Tel.: 3876-3000.

14Conchas & Arte

Na Rua Padre Adelino, a loja é especializada em conchas. São mais de três mil espécies diferentes, que vem dos quatro cantos do mundo. Há desde aquelas facilmente encontradas na areia da praia, até exemplares mais raros, colhidos no fundo do mar, em profundidades que podem chegar a até 900 metros. Ao contrário do que muita gente pensa, o que determina o valor de uma concha não é sua beleza, mas sua raridade. Rua Padre Adelino, 1.895. Tel.: 2295-1282.

15Banco de leite

A maternidade do Hospital Leonor Mendes de Barros é um Centro de Referência em Banco de Leite Humano desde 1998. Além de fazer a coleta, o processamento, o controle de qualidade, a estocagem e distribuição do leite humano, também promove treinamento, orientação e capacitação de recursos humanos, além de desenvolver pesquisas e prestar consultoria a outros bancos do estado.

16Compostagem

Todo o lixo orgânico da feira que acontece no estacionamento do Ceret é reaproveitado e passa por um processo de compostagem. Como o projeto é recente, o material coletado ainda não foi utilizado, já que demora cerca de 6 meses para acontecer a transformação do lixo em adubo. São recolhidos cerca de 500 quilos de resíduo por quinta-feira. Acredita-se que deste montante serão retirados 100 quilos de adubo, que será usado nas áreas verdes do parque.

17Joel Abrão

Dos prédios erguidos no Tatuapé e Anália Franco, 132 saíram das pranchetas do arquiteto Joel Abrão. O primeiro deles foi o Edifício Itapuã, na Rua Barão do Cerro Largo. O mais recente inaugurado é o Josephine, no Jardim Anália Franco.

18Nas alturas

O residencial Josephine, na Rua Americana, é o segundo edifício residencial mais alto de São Paulo. De acordo com dados do ranking The Skycraper Center, somente os prédios do condomínio Cidade Jardim são mais altos, com 157,9 metros. O Josephine tem 145,88 metros do térreo até o final da antena que fica em seu topo.

19Cenário de novela

Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes já moraram no Tatuapé. Pelo menos na novela. Seus personagens em Passione (novela de 2010) faziam parte do núcleo ambientado no bairro. As gravações foram feitas em cidades cenográficas, mas o nome do Tatuapé foi bastante citado no folhetim.

20Árvores no quintal

Esta jaqueira é uma atração à parte no bar Quintal do Espeto, na Rua Serra de Botucatu. Ela forma um pomar com outras árvores frutíferas que já estavam no local e foram preservadas pelo empreendimento.

21Tatuapé industrial

A partir de 1940, o Tatuapé se tornou um polo industrial e chegou a ser um dos bairros mais populosos da cidade. Mais de 250 indústrias passaram pela região. Entre elas está a Tecelagem Tatuapé (foto), do Grupo Santista; a Philco (que transformou a unidade do bairro em sede central da empresa no Brasil); a Têxtil Tabacow (que chegou a ter 1.60 funcionários); e a Celite.

22Rua Tuiuti

A Rua Tuiuti tem uma continuação do outro lado do Rio Tietê, região do Parque Novo Mundo. É um trecho pequeno, sem saída e sem muito movimento.

23Videira

No quintal da casa da D. Cida, na Rua Carlos Silva, está uma videira com mais de 30 anos de história que, anualmente, fica repleta de cachos de uva. Além de atrair pássaros, chama a atenção da vizinhança e da família que, todos os anos, se reúne na época da colheita para celebrar.

24Edições Sesc

Sabia que a Edições Sesc fica no Tatuapé? No prédio comercial do Shopping Silvio Romero fica alocada a equipe que cuida de todas as publicações editoriais do Sesc.

25Cachorro palmeirense

“Filho” de um casal de palmeirenses fanáticos, o vira-lata Billy, que mora no Tatuapé, tem uma coleção de objetos como roupas, cama, tapete e comedouro com o brasão e as cores do time do coração. No Facebook, Billy tem um perfil com mais de 2 mil amigos, onde posta fotos ao lado de ídolos do clube, além de autógrafos dos ex-craques. www.facebook.com/BillyBbPalmeiras

26Conjunto Acrópole

As cinco ruas paralelas que formam o trecho entre as ruas Serra de Japi, Itapeti, Itapura e Emília Marengo formaram, em 1953, o primeiro grande empreendimento imobiliário do Tatuapé: o Conjunto Acrópole, obra de um investidor que construiu 400 casas neste espaço e começou a vendê-los ainda na planta. As ruas eram nomeadas com letras e todas as casas eram sobrados. A cada grupo de seis casas havia uma passagem lateral. Na foto, do final da década de 1950, o garoto está na rua A, atual Padre José Morschhauser.

27Paolla Oliveira

Sabia que a atriz Paolla Oliveira estudou no colégio Ascendino Reis? Ela morava na Penha com a família e, muitas vezes, subiu a Rua Tuiuti, saindo do metrô, para chegar até a escola.

28Peixe fresco

Há 50 anos, Francisco Genose, 75, anda pelas ruas do Tatuapé e Vila Formosa vendendo peixe fresco. No começo, era acompanhado pelo cavalo Bandido. Depois que o asfalto chegou e as carroças foram proibidas, ele começou a circular a pé, empurrando um carrinho de madeira com a caixa de isopor cheia de pescada, sardinha, camarão e cação.

29Rua Vilela

Na década de 1940, a Rua Vilela era a única via calçada (com paralelepípedos) do bairro. Fazia a ligação da parte baixa à alta do Tatuapé. Tinha um bom comércio e algumas importantes indústrias.

30Mauricio de Sousa

Quando ainda era criança, o desenhista Mauricio de Sousa morou em uma casa na Avenida Celso Garcia, onde havia um quintal com pessegueiros e goiabeiras. Na mesma época, ele cursou parte do primário na escola Visconde de Congonhas do Campo.

31Rua Cruz Alta

Mapa_Cruz_AltaA Rua Cruz Alta passa por dentro do terminal de ônibus do Shopping Metrô Tatuapé. Antigamente era conhecida como Rua 7. Com as demolições feitas para a construção do metrô, a rua do terminal herdou o nome. Nas fotos, é possível ver a rua atualmente, no mapa do Google, e em 1949, em reprodução de um mapa da época.

32Enchentes

No passado, a Rua Padre Adelino tinha um problema sério com as enchentes que aconteciam no Córrego Tatuapé. Na parte baixa, onde hoje está a Avenida Salim Farah Maluf, havia uma pequena ponte de madeira, depois substituída por outra de concreto, que sistematicamente ficava encoberta pelas águas pluviais. E muitos enterros que seguiam para o Cemitério da Quarta Parada tiveram que ser atrasados por causa destas enchentes.

33Buraco em casa

A reforma na casa do auditor Marcelo Del Bianco foi motivo de festa. Quando descobriu que havia um oco embaixo da casa, com espaço para entrar mais da metade do corpo de uma pessoa, resolveu aproveitar a oportunidade e fazer mais um cômodo. O “buraco” virou um espaço para festas e reuniões com amigos e também o local onde ele guarda suas coleções de bonecos de filmes e garrafinhas de bebidas.

34Joias históricas

Moedas antigas saem das coleções numismáticas e viram pingentes, brincos e anéis pelas mãos da finlandesa Heidi Eva e da tatuapeense Selma Barbosa. As peças não passam por nenhum tipo de banho. Entre os itens mais antigos estão uma moeda japonesa do século 19 e moedas brasileiras da época do império. www.facebook.com/rainsadedesign

35Bar do Berinjela

O Bar do Berinjela faz aniversário no mesmo dia em que o Tatuapé: 5 de setembro. Neste ano, completou cinco décadas. Em 2013, foi vencedor do concurso Comida di Buteco com a receita Surpresa de Berinjela. Praça Vinte de Janeiro, 67. Tel.: 2671-2992.

36Febem

Em 1902 começou a funcionar, na Chácara Belém, a Febem, que na época se chamava Escola Correcional. Embora localizado no bairro vizinho, o local sempre foi conhecido como Febem Tatuapé e foi palco de muitas rebeliões. O complexo tinha 18 unidades de internação e começou a ser desativado em 2006. A área foi transformada no Parque Estadual do Belém, aberto ao público em 2012.

37Olarias

Imigrantes que vieram para a região Leste arrendaram várzeas próximas às margens do rio Tietê, onde construíram pequenas olarias e começaram a fabricar tijolos e telhas. Outros se instalaram em áreas adequadas do mesmo rio e se dedicaram à atividade de extração de areia. Uma lei municipal decretada em 1887 regulamentou esses arrendamentos, o que veio a facilitar essas atividades. Só na região do Tatuapé havia, entre, a antiga Febem e a várzea do Maranhão, cerca de 15 olarias.

38Estaleiro

Para escoar os produtos das olarias, surgiu a necessidade de transporte fluvial. Com isso, alguns estaleiros marcaram época no bairro. Um dos mais conhecidos é o Frassi (foto), que ficava no final da Rua Tuiuti, às margens do Rio Tietê. Fabricavam barcos de 12,40 e 16,40 metros de comprimento.

39Bandeira do Tatuapé

Oficializada em 2003, a bandeira do Tatuapé é de autoria do estudante Cauê Domingos Silva, vencedor do concurso realizado pelo Conselho Comunitário do Tatuapé em 1998, nas escolas do bairro. A faca representa o desbravamento dos bandeirantes, enquanto a enxada e a taça de vinho representam o cultivo da uva que era feito na região. 1668 é a data de fundação do Tatuapé.

40Arena Paulista de Rugby

Dentro do Ceret fica a Arena Paulista de Rugby, o único campo público de São Paulo para a prática desse esporte. Ele é utilizado em jogos oficiais da Federação Paulista de Rugby, além de ser o espaço de treinamento da equipe local: o Tatuapé Rugby.

41Bottarga

Da cozinha de um pequeno restaurante no Tatuapé saem bottargas, o caviar brasileiro, para restaurantes elegantes de São Paulo, como Tambouille e Loi. A iguaria é preparada pelo chef italiano Marco Murgia. A bottarga é um prato típico da sardenha, feito a partir das ovas de tainha, que são salgadas, prensadas e curadas durante meses. Pode ser servida como aperitivo, cortada em fatias finas e regada com azeite, ou mesmo ralada sobre uma massa especial. Rua Azevedo Soares, 548. Tel.: 3729-4986

42Chinelo na mesa do bar

Você vai ao bar e sai de lá com um par de chinelos novinho e exclusivo. No Jordão Bar, isso é possível. É só chamar o garçom e escolher entre os três modelos disponíveis. A ideia veio com verão, época em que pezinhos de fora são mais do que necessários! Rua Apucarana, 1.452 . Tel.: 2671-0670. www.jordaobar.com.br

43Tatuapé em transição

Um grupo de pessoas trouxe para o Tatuapé o movimento Transition Town, surgido na Inglaterra. O objetivo é mobilizar a comunidade para transformar as cidades em modelos sustentáveis. www.facebook.com/transitiontowntatuape

44Rua João Migliori

As casas na cor salmão da Rua João Migliori foram construídas no final da década de 1950. São 60 sobrados iguais, erguidos por um construtor que comprou o terreno onde ficava o campo de futebol cruz maltino. Até hoje os sobrados são da mesma família e não são vendidos, apenas alugados. Foram feitos também sete sobrados nos mesmos moldes na esquina da Rua Serra de Japi e Tijuco Preto, que estão lá até hoje.

45Ginástica no shopping

Quando as lojas dos shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé ainda estão fechadas, um grupo de pessoas com mais de 55 anos se reúne nos corredores dos empreendimentos para fazer ginástica, alongamento, aulas de dança e artesanato. É o “Projeto Caminhada”, que acontece há mais de 15 anos. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

46Diamante Negro

Leônidas da Silva, jogador de futebol mais conhecido como Diamante Negro e inventor do “gol de bicicleta”, foi o primeiro diretor do Ceret, espaço que hoje é referência em lazer e esporte na região. Uma placa em sua homenagem foi instalada em 2013, na ocasião da celebração do seu centenário.

47Colchão novo

A Tok Spuma oferece um serviço de reforma de colchões. O conserto pode corrigir defeitos da espuma, trocar molas, colocar mais algodões e até mudar as medidas da peça. É um trabalho artesanal e personalizado. Dependendo do serviço, tudo pode ser feito em até 48 horas. Rua Herval, 532.Tel.: 2693-2448. www.tokspuma.com.br

48Vila com capela

A Rua Ângelo Marinelli, uma pequena vila entre as ruas Serra de Bragança e Serra de Botucatu, possui uma capela bem no pátio central. Ela foi construída pelo proprietário do terreno, há mais de 50 anos, e continua intacta, sendo cuidada pelos moradores do local.

49Vila Zelina

A Vila Zelina é considerada o Leste Europeu da cidade de São Paulo. A cultura dessa região foi formada por 13 comunidades de imigrantes e seus descendentes, como bielorrussos, búlgaros, croatas, eslovenos, estonianos, húngaros, letos, lituanos, poloneses, romenos, russos , tchecos e ucranianos. Mensalmente acontece uma feira na qual são comercializados produtos típicos dessas regiões, muitos deles produzidos pelos moradores do bairro. www.amoviza.org.br

50Geladeira Pé de Livros

Já reparou em uma geladeira que fica no meio do gramado do Ceret? Ela não foi abandonada por lá. Faz parte do projeto Geladeira Pé de Livros, organizado pelo movimento Transition Town. Dentro da geladeira há livros doados pela comunidade, que podem ser lidos por lá mesmo. Quem quiser, pode levá-los para casa, mas pede-se que deixe outro no lugar, para que o projeto não acabe. www.facebook.com/transitiontowntatuape

51Violinos raros e antigos

Em uma casa da Rua Martim Soares, instrumentos musicais que são verdadeiras relíquias dos séculos 18, 19 e 20 são cuidados pelo maestro e luthier Jean Joluvier. Especializado na compra, venda e restauro de violinos, cello e viola, o ateliê Frank’s Violinos começou com os avós de Jean, passou para o seu pai e, agora, é tocado por ele. Jean diz que tem quase mil instrumentos importados antigos, que foram adquiridos por seu pai e por ele em viagens pelo mundo. Rua Martim Soares, 106. Tel.: 2091-1580. www.franksviolinos.com.br

52Cheerleaders

Há três anos, alunas do Colégio Saab com idade entre 10 e 14 anos podem optar por uma atividade extracurricular no mínimo diferente: curso de cheerleader, as animadoras de torcida muito tradicionais nos Estados Unidos.

53Córrego Tatuapé

Sob a Avenida Salim Farah Maluf passa o Córrego Tatuapé, que mesmo debaixo da terra segue seu curso até o Rio Tietê. Na foto, é possível ver o córrego na década de 1970, passando sob a Rua Padre Adelino, onde havia uma ponte para que se pudesse cruzá-lo. A canalização aconteceu justamente para a construção da Avenida Salim Farah Maluf.

54Dionisio Azevedo

Um dos pioneiros da TV brasileira, o ator Dionisio Azevedo veio de Minas Gerais para São Paulo com a família, que se radicou na Rua Álvaro Ramos. Em meados dos anos 1970, sua família se mudou para a Rua Serra de Bragança, próximo a Praça Silvio Romero, onde uma de suas irmãs, Edna Jacob, morou até 2010. Nesta época, Dionisio havia se mudado para o Sumaré. Porém, toda semana ia almoçar com a família na casa da Rua Serra de Bragança. Dionisio foi um dos criadores do TV de Vanguarda – teleteatro que marcou época nos anos 50. Em 1963, dirigiu a primeira telenovela brasileira diária, Ambição, na TV Excelsior. Ele morreu em 1994, aos 72 anos.

55Viaduto

Pouco antes da inauguração, o viaduto Carlos Ferraci (que na época se chamava Viaduto Azevedo), caiu sobre os trilhos da estrada de ferro. Quem conta essa história são moradores antigos, que na época eram crianças e presenciaram todo o burburinho.

56Igreja Lar Sírio

Dentro do Lar Sírio, na Rua Serra de Bragança, há uma réplica em menor escala da imponente Catedral Ortodoxa, que fica na região do Paraíso. Com o nome de Capela de São Jorge, foi construída em 1937, com doações do Sr. Elias Dib Schwery que, assim, realizou um dos últimos desejos de seu pai, Jorge Dib Schwery, que era justamente ver essa construção. Hoje, a igreja é utilizada apenas para casamentos. www.larsirio.org.br

57Natação no Tietê

Quando não havia piscina no Corinthians, a natação era praticada no Rio Tietê, dentro de cochos retangulares, suspensos e presos em vários tambores metálicos vazios, com capacidade de 200 litros cada um, que flutuavam na superfície do rio. Na parte superior tinham plataformas laterais de madeira, protegidas para evitar quedas diretas na correnteza.

58Estátua de David

A “Estátua de David”, localizada no estacionamento do Ceret, é uma réplica da obra original do artista italiano Michelangelo. Tem 5 metros de altura e foi feita em argamassa pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1930. No ano de 1940, o então prefeito Prestes Maia mandou instalar a escultura em frente à antiga concha acústica do Estádio do Pacaembu. Anos mais tarde, em 1969, a obra foi retirada para a construção do tobogã e só viria a público novamente em 1975, com a inauguração do Ceret.

59Sorvete americano

Sabe aquele sorvete colorido que deliciava as crianças de antigamente? Quem quiser matar a saudade ou conhecer é só ir até a Rua Itapura. É lá que Cátia Falci Hilário monta e desmonta sua máquina de sorvete americano todos os dias. Ela mesma faz a massa e varia os sabores a cada dia. Rua Itapura, 1.399.

60Barbeiro profissional

O instituto Embelleze, que tem uma unidade na Rua Tuiuti, lançou recentemente um curso de barbearia. Voltado principalmente para os homens, ensina todas as técnicas para cuidar da barba e dos cabelos masculinos. Rua Tuiuti, 2.082. Tel.: 2597-9532.

61Teatro Eva Wilma

O projeto inicial não era de um teatro, mas de uma quadra poliesportiva. Após o início da construção, o engenheiro disse que não seria possível fazer a quadra porque a Prefeitura exigia um recuo de 50% da área. Havia, então, duas saídas: ou se construiria uma igreja, ou um teatro, pois ambos precisariam de 25% de recuo apenas. Como a escola já possui uma capela e um oratório, surgiu a ideia de se construir o teatro no primeiro andar e a quadra em cima. Rua Antônio de Lucena, 146. Tel.: 2090-1650. www.teatroevawilma.com.br

62Domingos Montagner

O ator Domingos Montagner, conhecido por papéis de destaque em novelas da TV Globo – como Cordel Encantado, Salve Jorge e Joia Rara -, é nascido e criado em volta da Praça Silvio Romero, região em que viveu até os 20 anos de idade. É velho conhecido do pessoal do Pilequinho, bar que sempre frequentou com os amigos que ainda tem no bairro.

63Skate

Não é só na rua que se aprende a andar de skate. Na loja Skate Center, uma pista para iniciantes é o local onde acontecem aulas para crianças que querem aprender manobras sobre as quatro rodinhas. Já são mais de 200 alunos. Nos horários em que não há aula a pista é aberta para os clientes que quiserem usá-la. Rua Itapura, 1.302. Tel.: 2389-1817.

64Adestramento

Todos os sábados, a partir das 10h, acontece na Praça Bom Parto o adestramento de cães. É totalmente gratuito e cães de qualquer raça, tamanho e idade podem participar. É só chegar por lá e conversar com o adestrador Rodrigo Fernandes, que dará todas as orientações necessárias.

65Aulas sensuais

Que tal aprender técnicas para ser mais sensual? Essa é a proposta da escola Baby Dolls, que oferece cursos de massagem sensual e erótica, strip-tease, danças e pompoarismo. Todos os cursos são direcionados para mulheres com mais de 18 anos e comandados pela Personal Sex Flávia Flohr. Rua José Oscar de Abreu Sampaio, 50. Tel.: 2076-1228. www.babydollscursos.com.br

66Doces gaúchos

Doce típico do Rio Grande do Sul, a “cuca” pode ser encontrada também no Tatuapé. A Padaria e Confeitaria Gaúcha faz o doce a partir de receita original dos pampas, que veio com a família da esposa do proprietário. Ela também faz outras iguarias típicas como a “cueca virada” (da mesma “família” do bolinho de chuva) e o pastel gaúcho (que não é doce, mas também é típico). Av. Celso Garcia, 4430. Tel.: 4304-0816.

67Rua Monte Serrat X Rua Nestor de Barro...

A Rua Monte Serrat muda de nome logo depois da Rua Aguapeí, quando passa a se chamar Rua Nestor de Barros. A explicação é que, no passado, havia um terreno entre as duas ruas. Mesmo depois que este terreno deixou de existir, os nomes não foram unificados. No mapa de 1949, é possível ver claramente o terreno que dividia as duas vias.

68Willian Bonner

Sabia que o âncora do Jornal Nacional, Willian Bonner, já morou no Tatuapé? Seus pais moravam por aqui e, nos primeiros anos da infância, ele também viveu no bairro. Depois, a família se mudou para Higienópolis, onde o pai do jornalista tinha um consultório médico.

69Hostel

Na Rua Visconde de Itaboraí fica o Hostel Jardim São Paulo. Hostel é uma tradição europeia, de oferecer hospedagem em quartos coletivos para mochileiros que querem economizar e ter um lugar limpo para dormir, tomar banho e um bom café. A iniciativa é do empresário Michell Almeida que viu no bairro um local estratégico para o negócio, já que oferece todos os tipos de serviços, é bem servido pelo metrô e fica próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Rua Visconde de Itaboraí, 245. Tel.: 2373-6140. www.hosteljardimsaopaulo.com.br

70Escultura Ceret

A escultura Jano Jovem e Jano Sênior, do artista Valdir Rocha, que fica logo na entrada do Ceret, pesa cerca de 850 quilos. Ela foi inaugurada no dia 1º de maio e tem os olhos vazados, para que as pessoas possam enxergar através dos olhos do personagem. Jano (em latim Janus) foi um deus romano que deu origem ao nome do mês de Janeiro. A figura de Jano é associada a portas (entrada e saída), bem como a transições. A sua face dupla também simboliza o passado e o futuro.

71Caminhas para pets

No Tatuapé, tem uma pequena fábrica de caminhas de cachorro, sacolas de transporte e arranhadores para gato. Tudo é feito por Cristinéia e Silvio, da Sonequinha, que também vendem pela internet. Rua Bom Sucesso, 595. Tel.: 2872-8012. www.camassonequinha.com.br

72Mansão Matarazzo

O local onde está o Parque do Piqueri foi, durante anos, a chácara do Conde Francisco Matarazzo. Na mansão da família (foto), aconteceram festas memoráveis das quais participaram as mais altas autoridades do cenário político, social e empresarial do Estado e do País. Em 1971, o local foi desapropriado e, sete anos depois, foi aberto como parque. Infelizmente, a mansão foi demolida.

73Asfalto

Foi em 1961, e por causa da mobilização dos moradores, que a Rua Visconde de Itaboraí recebeu o asfalto. Na época, os proprietários dos imóveis se uniram e contrataram os serviços da empresa Civilobras Ltda. para execução da obra.

74Padaria para pets

Bolos, biscoitos, cookies, cupcakes, donuts, fogazza de camarão, crepe de frango, suspiro, tortas e sorvete. Tudo é feito especialmente para cães e gatos pela Gold Gourmet. E para quem quiser preparar uma festança para o pet, a padaria organiza um pacote com tudo que o aniversariante tem direito, além de piscina de bolinhas, decoração e lembrancinhas. Rua Serra de Bragança, 610. Tel.: 3483-2566. www.goldgourmetpet.com.br

75Irmãs Oblatas

Um casarão na Rua Francisco Marengo, que pertenceu ao Banco do Brasil, é a casa das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, grupo de religiosas que trabalha no auxílio a mulheres em situação de prostituição. A casa fica ao lado da Capela Regina Mundi, fundada em 1960 por essa comunidade religiosa. As Irmãs Oblatas chegaram ao Tatuapé em 1935 para trabalhar com jovens e adolescentes que precisavam de orientação na vida. Como a casa da Rua Francisco Marengo vai passar por reformas, as cinco irmãs que moram atualmente no bairro estão vivendo na Vila Formosa. Mas retornarão ao imóvel original quando as obras terminarem.

76André Akkari

O jogador de pôquer André Akkari nasceu e foi criado no Tatuapé. Foi morar em outro bairro, mas hoje é um dos grandes investidores do Tatuapé. Proprietário do Sango Sushi e da Paleteria Los Primos, ele se declara um “apaixonado pelo bairro, por onde sempre passa para visitar amigos e frequentar restaurantes”. Membro do Team PokerStars Pro, a carreira no esporte continua a todo vapor, rodando o circuito mundial em Las Vegas, Monte Carlo, Barcelona e etc.

77Graduação em futebol

Desde 2008, a Faculdade Drummond oferece o curso de graduação em Futebol. Com duração de dois anos, é um curso que capacita os alunos para atuarem nas áreas técnica ou administrativa do mundo do futebol. O curso é dividido em quatro semestres, sendo que cada um fala de uma área específica: arbitragem, gestão e marketing, físico, tático e técnico. Rua Prof. Pedreira de Freitas, 415. Tel.: 2942-1488. www.drummond.com.br

78Rádio velho de cara nova

Há cinco anos, Gilson Senedezi transformou o hobby de colecionar rádios antigos em negócio. Hoje, ele fabrica peças para compor os modelos que chegam a sua mão faltando algum pedaço. Faz tudo isso na BR70, um lugar para restauração e venda de peças para rádios antigos. Rua Juiz de Fora, 469. Tel.: 2024-5185 www.br70.com.br

79Carmem Miranda

Em uma casa na Rua Francisco Marengo, onde Ricardo Kondrat vive há mais de 50 anos, estão guardadas uma foto autografada, uma bolsa e dois pares de tamanco que pertenceram a Carmem Miranda. Tudo foi doado para Ricardo pela família da diva e devidamente registrado em cartório. Além desses itens pessoais, ele também tem 32 discos de vinil, 104 discos 78 rpm, mais de 70 revistas com ela na capa, mais de 2 mil fotos, além de livros e filmes.

80Bendito Quindim

Uma loja que só vende quindins. Assim é Bendito Quindim, loja que ocupa um espaço de 17 m2 e acabou virando notícia em programas de televisão, como de Ana Maria Braga, por sua originalidade. Três anos depois, continua no mesmo local e do mesmo pequenino tamanho, enquanto a produção cresce. São cerca de 3 mil docinhos por semana. Rua Demétrio Ribeiro, 605. Tel.: 3805-8430. www.benditoquindim.com.br

81Casa X

O Tatuapé foi o primeiro lugar no País a ter uma unidade da Casa X, a rede de buffets para festas que leva a assinatura de Xuxa Meneguel. O local foi inaugurado neste ano e a apresentadora esteve por aqui para abrir oficialmente a casa, que opera no sistema de franquias. Rua Antônio de Barros, 1.585. Tel.: 2293-0696. www.casax.com

82Hospital Público Veterinário

Em junho de 2012, a cidade de São Paulo ganhou o 1º Hospital Veterinário Público para cães e gatos e o local escolhido foi o Tatuapé. Na época, ele ficava na Rua Professor Carlos Zagotis e, hoje, funciona na Rua Serra de Japi. Nesses dois anos de funcionamento o local já atendeu mais de 20 mil animais. O serviço é exclusivo para animais da população de baixa renda do município de São Paulo. Rua Serra de Japi, 168. Tel.: 2924-9815

83Capela São Jorge

Dentro do Parque São Jorge, sede do Corinthians, fica a Capela de São Jorge, inaugurada em 1967. Todos os domingos acontece uma missa, a partir das 9h, com a realização de bastimos sob a devoção do santo padroeiro. As crianças batizadas recebem um certificado e também uma toalha com o escudo do clube.

84Sainte Claire

O residencial Sainte Claire, entregue em 2010 na Rua Professor João Oliveira Torres, tem a maior laje residencial da Zona Leste de São Paulo, com 625 m2. O preço também é o maior da região. Cada apartamento vale cerca de R$ 7 milhões.

85Treinamento para o dono

Que o cão é o melhor amigo do homem, ninguém duvida. Mas o papel da Abrafa é deixá-los mais próximos do que nunca. Lá, as aulas de obediência canina são direcionadas ao dono e não ao animal. A ideia é que ele aprenda os comandos básicos para ensinar ao cão. Rua Pedro Bellegarde, 133. Tel.: 2097-8880 www.abrafa.com.br

86Lolita Rodrigues

A atriz, que está com 85 anos, nasceu em Santos, mas passou sua infância e juventude no Tatuapé. A família morou na Rua Maria Eugênia e, depois, na Avenida Conselheiro Carrão e na Rua Sousa Breves. Seu pai era carroceiro das Indústrias Matarazzo e as cocheiras ficavam na Rua Tuiuti.

87Futebol americano

O futebol americano não é um esporte popular no Brasil, mas no Tatuapé há uma empresa especializada na confecção de uniformes para esses times: a Traktor. No começo, os tecidos eram importados, mas, com a demanda, eles desenvolveram um tecido específico para essas peças no Brasil. E é preciso muito pano. Além de os atletas serem grandes, as roupas são vestidas sobre uma armadura de proteção, o que faz com que precisem ser maiores ainda. A Traktor já chegou a fazer um uniforme com 95 cm de largura. Rua Raqueta Provensano, 87. Tel.: 2093-7866. www.traktor.com.br

88Hospital das Bonecas

Há 50 anos, o lugar conserta todos os tipos de brinquedos. A peculiaridade é que funciona como se fosse um hospital de verdade, com berçário, centro cirúrgico, sala de emergência e até uma ambulância. Rua Capitão Avelino Carneiro, 110. Tel.: 2643-2630 www.hospitaldasbonecas.com.br

89Arte em gelo

Sabe aquelas esculturas incríveis em gelo que a gente vê por aí? Então, Adriano Elias é especialista no assunto. Segundo ele, que atende no Tatuapé, é possível fazer quase tudo o que se possa imaginar em gelo, desde um simples sapato a um bar completo. E não pense que há desperdício: em tempos de falta de água, Elias afirma que é feito um reaproveitamento de todo o gelo utilizado nas esculturas. www.arteemgelo.com.br

90Vinho em casa

É em sua casa que o empresário Edson Lamas produz, apenas para consumo pessoal, presuntos do tipo ‘pata negra’ e um vinho especial. O presunto “pata lamas”, como ele diz, é feito esporadicamente e leva no mínimo um ano para ficar pronto. Já o vinho, é feito anualmente, com uvas compradas no sul do País em parceria com os amigos. Da última vez, ele fez 530 litros da bebida, divididas em 650 garrafas.

91Sempre alerta

Fundada em 1934, a Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão (LABRE) é a associação que representa nacionalmente os 33 mil radioamadores existentes no Brasil. A sede fica no Tatuapé e promove diversos cursos e palestras, além de manter um pequeno museu com cerca de dez equipamentos, entre eles rádios nacionais já extintos, um telégrafo antigo feito na Inglaterra, transmissores e receptores de alto valor histórico para o radioamadorismo mundial. www.labre-sp.org.br

92Clubes de Várzea

A história do Tatuapé conta com cerca de 250 clubes de várzea que surgiram e desapareceram na região. Por causa da grande quantidade de terrenos disponíveis e da boa topografia, o bairro tinha as condições perfeitas para futebol. O clube mais velho de que se tem notícias na região é a Associação Atlética Guarani, fundada em 1913. Inicialmente jogava em um campo entre as ruas Tuiuti, Soriano de Souza e Teixeira de Melo.

93Book Pet

O estúdio Ahoy Pet é especializado em fotografar animais de estimação. O esquema é profissional, com direito a figurino e iluminação. www.facebook.com/ahoypet

94Transporte

Até meados da década de 1940, a vida de quem queria se deslocar do Tatuapé para a Mooca não era fácil. Naquela época, não existia transporte coletivo ligando bairro a bairro. Um trabalhador que morasse no Tatuapé e trabalhasse na Mooca tinha que tomar sua condução na Avenida Celso Garcia, descer na Sé e de lá, por meio de outra condução, chegar ao bairro vizinho.

95Sapato sob medida

A loja Palomo’s está há mais de 50 anos no Tatuapé e há 15 sob o comando de Robson Ferreira Soares. O local faz sapatos masculinos sob medida com couro bovino ou caprino. Quem quiser pode levar um modelo para servir de inspiração, ou então escolher entre alguns disponíveis no local. O trabalho é totalmente artesanal e cada par leva cerca de cinco dias úteis para ficar pronto. Av. Celso Garcia, 4.408. Tel.: 2294-1614.

96Agência especial

Modelos fotográficos que possuem alguma deficiência têm no estúdio da fotógrafa Kica de Castro, na Rua Antônio de Barros, o lugar certo. O local é uma agência especializada em modelos com deficiência e atende clientes no Brasil todo. www.kicadecastro.com.br

97Metrô

O Tatuapé é o único bairro de São Paulo servido por duas estações de metrô: Tatuapé e Carrão. A primeira foi inaugurada em 1981 e, a segunda, em 1986.

98Telefone

Em frente à escola Cel-Lep, no Jardim Anália Franco, há uma cabine telefônica inglesa. Ela é apenas decorativa e não tem nenhum telefone para uso. A ideia de associar essas cabines à escola foi do fundador da marca, na época em que o telefone era o melhor meio de comunicação a distância que existia.

99Rua da Saudade

A Rua da Saudade é uma pequena travessa que liga as Ruas Azevedo Soares e Itapeti. O nome poético surgiu depois de um depoimento de Cláudio Azevedo, um dos filhos do Sr. Azevedo Soares, que era o dono do terreno loteado. Na época da demarcação da rua, as pessoas que já moravam por lá perguntaram a ele qual nome gostaria de dar ao local e ele disse: “ponham o nome que quiserem. A única coisa que posso dizer a vocês é que vou ficar com muita saudade desta área, pois ela me foi sempre querida”. Daí os moradores decidiram pelo nome Rua da Saudade.

100Bateria nota 10

O Carnaval de 2014 foi inesquecível para a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé. Embora tenha ficado em sexto lugar no resultado final, a agremiação levou o “título” de única bateria nota 10 do Carnaval de São Paulo. Dos quatro jurados que avaliariam esse quesito, três deram 10 e, um, 9,5. Mas a última nota, pelo regulamento, é oficialmente descartada e não entra no cômputo final.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO