Seleção de Molhos

Seleção de Molhos

De consistência líquida ou cremosa, os molhos conferem sabor, aroma e textura aos pratos e fazem toda a diferença para acompanhar, realçar, ou mesmo identificar um alimento. Confira uma seleção de receitas e descubra porque eles são muito mais do que uma simples guarnição

COMPARTILHE

1Molho pesto

(André/Tempero Alternativo)

Ingredientes

3 xícaras (chá) de folhas de manjericão; 1/2 xícara (chá) de nozes ou castanha de caju; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1/2 dente de alho pequeno; gotas de limão; 1 colher (chá) de sal e 1/4 colher (chá) de pimenta do reino.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no processador ou liquidificador e triture até ficar homogêneo. Desligue o processador ou liquidificador de vez em quando e raspe a lateral com uma espátula e volte a bater, assim a mistura ficará mais homogênea. Se você tiver um pilão e socador, pode utilizá-los para triturar os ingredientes. Caso esteja difícil triturar, adicione mais azeite de oliva quanto baste. Adicione o alho e o limão para ficar mais saboroso. Se não for usar logo, transfira o pesto para um pote com tampa e armazene na geladeira por até três dias. Use quando necessário para incrementar pratos.

2Catchup de goiaba

french fries and ketchup

(Castelo Alimentos)

Ingredientes

1 kg de goiabas vermelhas picadas; 1 cebola picada; 1 pitada de cravo em pó; 1 pitada de pimenta do reino; 1 pitada de gengibre em pó; 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco e 1 colher (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em uma panela e os deixe cozinhar até encorpar. Bata a mistura no liquidificador e está pronto!

3Molho Tártaro

(chef Nuno Codeço)

Ingredientes

2 ovos, suco de 1/2 limão; sal a gosto; 1 dente de alho; óleo – o quanto baste; 1 fio de azeite; 1 colher (chá) de cebola ralada; 2 colheres (chá) de picles picados (cenoura e pepino); 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas; 1/2 colher (sopa) de alcaparras picadas; 1 colher (sopa) cebolinha picadas e 1 colher (chá) de mostarda.

Modo de preparo

Coloque dentro do copo do liquidificador os ovos, junto com o suco do limão o sal e o dente de alho. Pulse o liquidificador varias vezes para emulsionar os ingredientes até formarem uma espuma. Agora e só ligar o liquidificador em velocidade baixa e ir adicionando o óleo em fio até a ficar na consistencia desejada, pode no final adicionar um fio de azeite que ajuda a melhorar o sabor. Acrescente a mostarda e os ingredientes previamente picados e misture bem com uma colher.

4Molho bechamel

(chef Idolo Giusti)

Ingredientes

1 l de leite; 2 folhas de louro; 1 cebola com 3 cravos espetados; 1/4 de colher (chá) de noz moscada e sal e pimenta branca a gosto.

Modo de preparo

Roux frio no leite quente: Em uma panela quente, prepare o Roux (50g de manteiga e 50g de farinha de trigo) aquecendo os dois ingredientes até que a farinha comece a ficar ligeiramente amarelada (amarelada, não dourada). Reserve e deixe esfriar. Em outra panela, aqueça o leite com a cebola até levantar fervura. Retire a cebola e acrescente o Roux, mexendo sempre para dissolver completamente. Coloque a noz moscada e o louro. Deixe reduzir por aproximadamente 1 hora. Retire do fogo e passe tudo pelo coador. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino e sirva o molho.

5Molho barbecue

(Jandira Alimentos)

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite; 1/2 cebola picada; 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1/2 xícara (chá) de vinagre branco; 2 colheres (sopa) de molho inglês; 2 xícaras (chá) de ketchup; 1 folha de louro; 1 colher (sopa) de chili em pó; 1/2 xícara (chá) de água e pimenta e sal a gosto.

Modo de preparo

Refogue em uma panela a cebola no azeite. Em seguida, acrescente o açúcar mascavo e o vinagre. Mexa até o açúcar dissolver. Aos poucos, acrescente a mescla o molho inglês, o ketchup, o louro, o chili e a água. Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo até engrossar, aproximadamente 30 minutos. Não esqueça de mexer para não grudar no fundo da panela. Tempere o molho com pimenta e sal a gosto. Coe o molho e sirva à vontade.

Sugestão: O molho barbecue é perfeito para ser servido junto de asinhas de frango ou costelinha de porco (foto).

6Maionese de limão

(Panelaterapia: a cozinha das estações)

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite integral bem gelado; 1/2 dente de alho triturado ou picadinho; 1/2 colher (chá) de sal; raspas da casca e suco de 1/2 limão e 1/2 xícara (chá) de óleo (aproximadamente).

Modo de preparo

Coloque no copo do liquidificador (ou do mixer) o leite, o alho, o sal, o suco de limão e metade das raspas da casca. Bata em velocidade lenta e enquanto bate vá adicionando o óleo. É importante que seja um fio fino e constante. Quando atingir o ponto, pare de bater. Sirva.

Sugestão: Uma dica é serir com beterrabas cozidas no vapor ou na panela de pressão, com

1 colher (sopa) de açúcar e 50 ml de vinagre. Na hora de servir, tempere-as com um pouco de sal, coloque a maionese por cima e mais raspas da casca do limão.

7Molho de Cebolas Caramelizadas

(Tirolez)

Ingredientes

4 colheres (sopa) de ketchup; 1/2 colher (sopa) de molho de mostarda; 1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel; 1 pitada de sal; 1 cebola; 1 colher (chá) de azeite e 2 colheres (chá) de aceto balsâmico.

Modo de preparo

Faça uma mistura com o ketchup, o molho de mostarda e a glucose. Junte 2 colheres (sopa) de água e tempere com sal. Corte a cebola em fatias bem finas. Aqueça o azeite em fogo médio, junte as fatias de cebola e refogue-as, mexendo sempre, até que fiquem douradas. Junte o aceto balsâmico e cozinhe um pouco mais, até que a cebola fique macia e com um tom dourado. Nesse momento, incorpore a mistura dos molhos e mexa bem.

Sugestão: Na foto, o molho foi servido com hambúrguer de patinho e acém, sal, pimenta-do-reino e queijo reino.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO