Risoto à mesa

Risoto à mesa

Clássico da cozinha do norte da Itália, esse prato cremoso e úmido pode ser preparado com diversos ingredientes e é perfeito para os dias frios

COMPARTILHE

1Risoto de champanhe e nozes (Catupiry)

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga; 1 cebola picada; 1 xícara (chá) de arroz próprio para risoto; 1 xícara (chá) de champanhe brut; 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em cerca de 2 xícaras (chá) de água fervente; 125 g de requeijão cremoso; nozes torradas e picadas grosseiramente e sal a gosto

Modo de preparo
Numa panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte o arroz e refogue demoradamente, mexendo bem até que todos os grãos fiquem envolvidos pelo refogado. Acrescente o champanhe e cozinhe até evaporar. Enquanto isso, dissolva o tablete de caldo de galinha na água fervente. Usando sempre fogo brando, acrescente ao refogado uma concha cheia de caldo. Cozinhe, misturando de vez em quando até o líquido evaporar. Volte a juntar mais uma concha de caldo. Repita o processo até que o arroz esteja cozido, macio, mas ainda firme. Quando o líquido secar e o arroz estiver no ponto, acrescente o requeijão cremoso e misture bem. Sirva em seguida salpicado com as nozes.

2Risoto de polvo e azeitona verde

Risoto de polvo, do restaurante CosÏ.

Ingredientes
Caldo: 1 l de vinho branco seco; 2 l de água; 1 cebola; 1 cenoura; 1 talo de salsão; 1 ramo de tomilho; 12 grãos de pimenta-do-reino e 1 polvo.
Manteiga temperada: 1/2 cebola; 300 ml de vinho branco; 100 ml de vinagre; 1 folha de louro e 250 g de manteiga.
Risoto: 1 cebola picada; 1 dente de alho; 50 g de manteiga fresca; 350 g de arroz carnaroli; 200 ml de vinho branco seco; 600 ml de caldo de frango; 100 g de queijo parmesão; 200 g de tentáculos de polvo; 100 g de azeitonas verdes; 100 g de manteiga temperada; sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto.

Modo de preparo
Caldo: Misture todos os ingredientes e deixe ferver por 20 minutos. Coe os legumes e verduras e use o caldo obtido para cozinhar o polvo (cerca de 2 horas ou até que fique macio).
Manteiga temperada: Em uma panela, coloque a cebola, o vinho, o vinagre e a folha de louro e leve ao fogo. Deixe reduzir quase a seco. Coe o líquido obtido e misture à manteiga em temperatura ambiente.
Risoto: Refogue a cebola e o alho na manteiga fresca. Junte o arroz e mistures por 2 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Aos poucos, coloque o caldo de frango até que o arroz atinja o ponto. Coloque então o polvo, as azeitonas, a manteiga temperada e o queijo ralado. Sirva.

3Risoto de dois (Clube do Gordinho)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo; 1 xícara (chá) de feijão fradinho semi cozido al dente; 1 l de água quente; 1/2 xícara (chá) de pimenta doce em cubinhos; 2 cubos de caldo de galinha e azeite.

Modo de preparo
Numa panela grossa, aqueça um fio de azeite e dissolva os cubos de caldo de galinha. Coloque o arroz e doure rapidamente, mexa bem, vá colocando o caldo aos poucos. Depois de oito minutos junte o feijão e a pimenta e continue hidratando com o caldo. Após 22 minutos do total do cozimento, desligue o fogo. Finalize com a salsa picada e um toque de pimenta e sirva.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO