Pinhão: do caldo à sobremesa

Pinhão: do caldo à sobremesa

Para celebrar a chegada do inverno, confira uma seleção de receitas doces e salgadas feitas com a semente típica do Paraná

COMPARTILHE

1Caldinho de pinhão (Hellmann’s)

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite; 2 dentes de alho picados; 400 g de pinhão cozido e picado; 2 l de água fervente e 250 g de maionese.

Modo de preparo
Em uma panela grande, aqueça o azeite e frite o alho por 1 minuto ou até dourar. Junte o pinhão picado e a água. Cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada por 10 minutos. Escorra em uma peneira e reserve o caldo na panela. Bata no liquidificador os pinhões com metade do caldo até formar um creme. Coloque-o na panela com o restante do caldo reservado e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo, mexendo às vezes. Acrescente aos poucos a maionese e cozinhe até ficar cremoso, mexendo sempre. Coloque em uma sopeira ou em um refratário fundo e sirva em seguida. Se desejar, sirva com molho de pimenta ou pimenta calabresa moída.

2Creme de pinhão (Sadia)

Ingredientes
Creme: 70 g de bacon em cubos; 1/2 cebola pequena cortada em cubos pequenos; 1 cubo de caldo de legumes; 3 xícaras (chá) de pinhão cozido e sem casca e 1 l de leite.
Farofa: 2 colheres (sopa) de margarina; 1/2 cebola cortada em cubos pequenos; 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca crua; 3 ramos de cebolinha picados , sal a gosto e pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto.

Modo de preparo
Creme: Numa panela, doure o bacon em sua própria gordura; com a ajuda de uma escumadeira, retire os cubos de bacon e reserve. Na mesma panela, frite a cebola, junte o caldo de legumes, o pinhão e em seguida metade do leite. Desligue o fogo e transfira essa mistura para o liquidificador, misture até obter um creme liso. Adicione o restante do leite, retorne para panela e cozinhe até ferver. Se necessário acrescente mais leite. Reserve.
Farofa: Numa frigideira, derreta a margarina, refogue a cebola, a farinha de mandioca, o bacon reservado e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta e reserve. Distribua o creme em tigelas fundas e coloque um pouco de farofa sobre cada uma e sirva em seguida.

3Muffins de pinhão (Becel e Ades)

Ingredientes
1 xícara (chá) de pinhão cozido e picado; 1 xícara (chá) de leite de soja; 1 ovo; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 3 colheres (sopa) de creme vegetal; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 pitada de sal e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo
Unte e enfarinhe 15 formas grandes para empada (7,5 cm de diâmetro). Reserve. Preaqueça o forno em 180 °C. Bata no liquidificador o pinhão, o leite de soja e o ovo. Reserve. Em uma tigela, misture o açúcar e o creme vegetal até obter um creme. Adicione a mistura reservada, a farinha e o sal e misture até que a massa fique pastosa. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Coloque porções de massa nas forminhas, sem enchê-las muito. Arrume-as em uma assadeira grande (40 x 38 cm) e leve-as ao forno por 20 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Desenforme os muffins ainda mornos. Sirva-os frios. Se desejar, acrescente uma pitada de canela em pó à massa.

4Entrevero (Divino Fogão)

Ingredientes
500 g de alcatra em cubos; 500 g de carne suína em cubos; 200 g de bacon em cubos; 500 g de linguiça calabresa; 200 g de cenoura em cubos; 200 g de cebola em cubos; 8 dentes de alho; 100 g de salsão picado; 500 g de pinhão cozido; 1 pimentão verde em cubos; 1 pimentão vermelho em cubos; 100 ml de vinho branco; 40 g de sal; manjericão em folhas e salsa picada.

Modo de preparo
Doure as carnes com óleo, o bacon e a linguiça separadamente, uma por vez. Junte todas as carnes douradas, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar, somando o vinho e a cenoura. Quando a cenoura cozinhar, adicionar o tomate, o salsão e os pimentões. Tempere com o sal e, se necessário, adicione um pouco de água. Deixe levantar fervura e coloque os pinhões cozidos e o manjericão. Finalize com a salsa picada.

5Biscoitinho de pinhão (Dona Benta)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó; 6 colheres (sopa) de açúcar; 3 colheres (sopa) de margarina; 1/2 xícara (chá) de creme de leite; 2 gemas; 1/2 xícara (chá) de pinhão cozido triturado; 1/2 xícara (chá) de coco ralado e 4 colheres (sopa) de açúcar cristal.

Modo de preparo
Em uma tigela, misture a farinha com o fermento, o açúcar, a margarina, o creme de leite, as gemas, o pinhão cozido e o coco ralado até obter uma massa homogênea, que solte das mãos. Enrole a massa, formando cordões e corte pedaços com cerca de 2 cm de largura. Aperte levemente com um garfo. Passe a superfície dos biscoitos no açúcar cristal. Arrume os biscoitos em assadeira grande, deixando espaço entre eles. Asse em forno preaquecido a 180 °C, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe esfriar. Sirva em seguida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO