Lancheira saudável

Lancheira saudável

Aprenda a preparar lanches saudáveis e práticos para as crianças levarem para a escola

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Com o dia a dia cada vez mais corrido fica difícil para os pais não recorrerem a alimentos prontos ou processados na hora de montar a lancheira das crianças. Para ajudá-los nesta tarefa a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi dá dicas para transformar os lanchinhos escolares em opções saudáveis e nutritivas.

“Uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente”, diz a nutricionista. Cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura. “Sempre coloque uma fruta na lancheira e, se possível, permita que a criança escolha qual ela deseja levar. O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais”. Coloque uma garrafinha de água na mochila e incentive a criança a beber ao longo do dia, orienta a nutricionista.

Coloque também uma opção de carboidrato. “Pães integrais, bisnaguinha, wrap, biscoitos integrais ou simples (sem recheio) e barras de cereais são boas opções para fornecer energia à criança”. Geleia de frutas, margarina e queijos processados são algumas alternativas de acompanhamento. Caso a criança consuma salgado na escola, oriente-a a preferir os assados, como pão de queijo, esfihas e tortas. “Evite alimentos como pães brancos, salgadinhos, chocolates e refrigerante, pois eles desequilibram a dieta da criança. Combine com ela um dia da semana para levar um desses alimentos”, orienta a nutricionista.

Receita de Cookie integral
1 xícara de açúcar comum; 1xícara de açúcar mascavo; 2 1/2 xícaras de farinha de trigo integral; 2 ovos; 200 g de margarina sem sal; 2 colheres (chá) de bicarbonato; 1 colher (chá) de baunilha; 1 colher (chá) de fermento; 20 g de chocolate meio amargo picado

Preparo
Misture todos os ingredientes secos delicadamente, com exceção do chocolate; Coloque os ovos e por último o chocolate picado; Unte uma forma retangular com margarina e farinha de trigo; Coloque os cookies colherada por colherada na forma e asse em forno pré-aquecido a 150 °C; Retire do forno quando estiverem dourados e deixe esfriar antes de desenformar

 

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