É Massa!

É Massa!

Domingo é dia de macarronada! Selecionamos algumas receitas diferentes para quem não dispensa uma boa massa no almoço em família, mas gosta de inovar no cardápio

COMPARTILHE

1Lasanha de carne com molho branco

(Jaqueline Eger/Multireceitas)

Ingredientes:

500 g de massa fresca para lasanha e 300 g de mussarela.

Molho vermelho: óleo; sal a gosto 1/2 cebola picada; 1 kg de carne moída; cheiro verde a gosto e 1 lata de molho de tomate.

Molho branco: sal a gosto; 500 ml de leite; 1/2 cebola picada; 1 colher (sopa) de margarina; pimenta do reino a gosto; 1 caixa de creme de leite e 1/2 colher (sopa) de amido de milho.

Modo de preparo:

Molho vermelho: Tempere a carne moída a seu gosto, refogue a cebola no óleo e junte a carne, cozinhe a carne, acrescente o molho de tomate, o cheiro verde e deixe apurar.

Molho branco: Refogue a cebola picada na margarina com uma pitada de pimenta do reino, acrescente o leite e coloque o sal, mexa e não deixe ferver. Em seguida dissolva o amido de milho em um pouquinho de água e junte na panela, quando o molho começar a engrossar apague o fogo e misture a caixinha de creme de leite.

Montagem

No fundo do refratário, espalhe um pouco do molho que preferir, coloque a massa fresca, o molho vermelho, o molho branco, fatias de queijo mussarela e novamente a massa fresca. Iniciando outra camada até que os recheios terminem e a lasanha esteja coberta pela mussarela. Leve ao forno até que o queijo derreta e a massa esteja cozida.

2Farfalle ao Molho de Bacalhau

(Melograno/Adria)

Ingredientes

300 g de farfalle; 60 ml de azeite extravirgem; 150 g de tomates cortados em cubos; 50 g de cebola roxa bem picada; 150 g de bacalhau dessalgado e desfiado; 30 g de manteiga com ou sem sal; 10 g de salsa picada; folhinhas de manjericão; sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela refogue a cebola no azeite e na manteiga até que fique bem dourada. Em seguida adicione o bacalhau e deixe refogar bem, para que agregue sabor à cebola. Em seguida, coloque o tomate cortado em cubos e não deixe por muito tempo, cerca de 1 minuto já será o suficiente. Coloque o farfalle cozido e salteie e acerte o sal. Com a massa fora do fogo, espalhe algumas folhinhas de manjericão e misture suavemente. Sirva em seguida.

3Ravioli ao Gorgonzola

(Tirolez)

Ingredientes

500g de ravióli; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 1 cebola pequena picada; 4 tomates grandes, sem pele e sem sementes, picados; 50 g de queijo tipo gorgonzola; 150 g de cogumelo tipo Paris picado e 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas.

Modo de preparo

Cozinhe o ravióli em água fervente abundante por 11 minutos, ou até que a massa fique al dente (bem cozida, mas um pouco firme no miolo). Escorra, resfrie e coloque um pouco de óleo, para a massa não grudar. Em uma panela em fogo médio, aqueça a manteiga e doure a cebola. Adicione os tomates e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o gorgonzola, os cogumelos e as azeitonas e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos, mexendo sempre. Espalhe o molho sobre o ravióli e sirva em seguida.

4Parafuso ao Carbonara de Ervas

(Adria)

Ingredientes

1 colher (sopa) de sal e 500 g de macarrão tipo parafuso.

Molho: 1 colher (sopa) de azeite; 1 cebola pequena picada; 1 dente de alho picado; 5 gemas;

500 ml de creme de leite fresco; 1 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsa, manjericão e tomilho); sal a gosto e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo

Molho: Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Aos poucos, junte as gemas ligeiramente batidas com o creme de leite e cozinhe, sem parar de mexer, por 1 minuto. Tempere com o sal, adicione as ervas, mexa e desligue o fogo. Reserve.

Massa: Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente ao molho e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho. Polvilhe o parmesão e sirva em seguida.

5Nhoque da Fortuna

(Consul)

Ingredientes

1 kg de batatas; 2 colheres (sopa) com sal; 1 ovo; 100 g de queijo parmesão ralado; 1 colher (sopa) com manteiga; farinha o suficiente para dar liga e azeite.

Modo de preparo

Ferva, descasque e esprema as batatas. Depois de frias, acrescente o ovo, o sal, a manteiga e o parmesão. Misture tudo e salpique a farinha aos poucos, sempre mexendo, até dar liga. Enquanto a água ferve com azeite, enrole pedaços da massa como tubinhos. Corte em pedacinhos e coloque-os na água fervente. Boiou, está pronto.

6Bucatini Oriental

(Adria)

Ingredientes

200 g de macarrão bucatini cozido; 200 ml de molho bechamel; 120 g de cogumelos (shitaki, shimeji, champignon); 50 g de cebola picada; 1/2 dente de alho picado; 1 colher (sopa) de azeite; 15 g de salsa picada; sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Adicione os cogumelos, deixe refogar por mais ou menos dois minutos, em seguida adicione o Bechamel, e deixe até que fique bem quente. Finalize com sal e pimenta. Espalhe sobre a massa já no prato, e decore com a salsinha picada.

7Spaghetti com ricota, tomates, louro e limão

(Selmi/Renata)

Ingredientes

300 g de macarrão integral tipo Spaghetti 8; 150 g de ricota fresca (em cubos pequenos); 5 tomates sem sementes maduros; 2 folhas de louro; 50 g queijo parmesão ralado; raspas de 1 limão siciliano e 1/2 colher (chá) de sal.

Modo de preparo

Cozinhe a massa, conforme as instruções da embalagem. Enquanto isso, corte os tomates ao meio e bata no liquidificador. Coloque o suco em uma panela, em fogo alto, com as duas folhas de louro e a ricota, e deixe ferver por alguns minutos. Ajuste o sal e, se necessário, acrescente um pouco da água de cozimento da massa para deixar o molho na consistência correta. Sirva porções de massa e molho polvilhadas com o parmesão e as raspas do limão siciliano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO