Doce ceia

Doce ceia

Sinônimo de mesa farta, as festas de fim de ano merecem sobremesas clássicas e sofisticadas. Confira uma seleção de receitas para arrematar a ceia

COMPARTILHE

1Pavê de abacaxi com panetone de frutas (Panco)

Ingredientes
1 lata de leite condensado; 250 ml de leite; 1 lata de creme de leite; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 500 g de panetone e 1 lata de abacaxi em calda.

Modo de preparo
Esfarele o panetone, divida em duas partes e reserve. Corte em cubinhos o abacaxi e reserve. Em uma panela, misture o leite, o creme de leite, o leite condensado e o amido e leve ao fogo baixo. Depois que abrir fervura, deixe cinco minutos, mexendo sempre. Coloque o creme para gelar. Em um refratário, espalhe uma parte dos farelos de panetone, acrescente o creme em cima e depois os cubinhos de abacaxi. Repita o mesmo processo acima em camadas, finalizando com o abacaxi.

2Pudim de pão e coco (Nutrella)

Ingredientes
4 fatias de pão de frutas, grãos e castanha; 1 xícara (chá) de frutas desidratadas picadas (ameixa, damasco, abacaxi e maçã); 1 colher (chá) de raspas de laranja; 4 colheres (sopa) de coco ralado; 500 ml de leite desnatado; 2 ovos e 3/4 de xícara (chá) de adoçante culinário sucralose.

Modo de preparo
Pique as fatias de pão e coloque em uma forma de furo central untada. Espalhe as frutas, as raspas de laranja e o coco ralado. No liquidificador, bata o leite, os ovos e o adoçante. Despeje a mistura batida sobre o pão e deixe descansar por 10 minutos. Cubra com papel-alumínio, coloque no banho-maria e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 1 hora e 10 minutos. Retire do banho-maria e deixe esfriar. Leve à geladeira por quatro horas e desenforme.

3Zucotto de panettone de frutas (Arcor do Brasil/chef Ky...

Ingredientes
120 g de panetone de frutas fatiado bem fino; 80 g de panetone de frutas desfiado; 200 g de creme de leite fresco; 20 ml de licor Frangelico; 200 g de açúcar; 50 ml de água; 30 g de avelãs; 100 g de sorvete de chocolate; 50 g de crocante de avelãs; 100 g de chocolate meio amargo.

Modo de Preparo
Em uma panela, faça uma calda leve com o açúcar e o licor, depois reserve. Corte o panetone em fatias bem finas, forre as forminhas ou xícaras redondas com filme plástico e disponha as fatias de panetone por cima. Regue com a calda. Bata o creme de leite em chantilly. Com metade do creme de leite, faça uma camada fina por cima das fatias de panetone e leve para o freezer. Em uma tigela, misture o panetone desfiado, o sorvete de chocolate, as avelãs tostadas e picadas em tamanho médio e a outra metade do chantilly. Assim que o chantilly estiver duro, acabe de rechear as bolinhas de panetone com a mistura de sorvete acima e leve para gelar por pelo menos duas horas. Sirva com o chocolate derretido e o crocante de avelãs.

4Cheesecake de chocolate branco com frutas vermelhas (Ar...

Ingredientes
452 g de cream cheese em temperatura ambiente; 300 g de cobertura de chocolate branco picado; 3 ovos; 3/4 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de creme de leite; 1 colher (café) de essência de baunilha e 1 xícara (chá) de framboesa (pode ser congelada).

Base
2 xícaras (chá) de biscoito tipo Maria moído e 120 g de manteiga.

Modo de Preparo
Misture os ingredientes da base para forrar o fundo de uma forma desmontável, com 24 cm de diâmetro. Bata o cream cheese com o açúcar. Em seguida, derreta o chocolate branco em banho-maria e aos poucos junte a mistura anterior, o creme de leite e a essência de baunilha, sempre mexendo. Acrescente por último os ovos, individualmente, incorporando sem bater, até que se agreguem. Coloque essa mistura sobre o biscoito e asse em banho-maria por 90 minutos, em 160 ºC, com forno preaquecido. Refrigere o cheesecake por oito horas e, para finalizar, decore com as framboesas.

5Panetone trufado de damasco (Bel Chocolates)

Ingredientes
500 g de panetone; 500 g de cobertura de chocolate ao leite; 200 g de creme de leite; 200 g de damasco turco (cozido e triturado); 200 g de cobertura de chocolate branco; damascos inteiros e frutas cristalizadas.

Modo de preparo
Leve ao micro-ondas a cobertura ao leite e o creme de leite em potência média por dois minutos, mexa e coloque mais um minuto, misture bem até que a cobertura esteja toda derretida, acrescente o damasco triturado e deixe esfriar. Retire uma parte do miolo do panetone com o auxílio de uma faca, corte esse miolo em três partes. Coloque a trufa de damasco no meio do panetone, coloque uma camada de panetone e repita o processo até o topo, finalize com uma camada de panetone. Derreta a cobertura branca em banho-maria e despeje em cima do panetone, coloque os damascos e as frutas cristalizadas. Deixe endurecer a cobertura e embrulhe em papel celofane.

6Rabanada ao moscatel com baba de moça e amêndoas (A Bel...

Ingredientes
Rabanada: 4 fatias de pão adormecido (francês ou italiano) com 3 cm de espessura; 4 ovos; 2 taças de vinho do Porto e óleo para fritura.
Baba de Moça: 10 gemas de ovo; 300 g de açúcar e 150 ml de água amêndoas laminadas.

Modo de Preparo
Rabanada: Em um prato fundo, coloque as fatias de pão com o vinho moscatel virando-as dos dois lados para que absorvam o vinho. Numa tigela, bata os ovos com um garfo. Mergulhe as fatias molhadas no vinho e frite até dourá-las. Reserve até esfriar um pouco.

Baba de Moça: Em uma panela, coloque a água e o açúcar. Deixe ferver até o ponto pérola da calda, antes de caramelizar. Abaixe o fogo e coloque os ovos de uma vez só. Ao mesmo tempo, misture e forme um creme homogêneo. Deixe esfriar e coloque na geladeira antes de servir. Derrame a baba de moça sobre a rabanada e sirva com as lâminas de amêndoas salpicadas por cima.

7Troncos de natal (Fleischmann)

Ingredientes
Massa: 1 embalagem de mistura para pão de ló (450 g); 5 ovos; 100 ml de leite e 1 colher (chá) de canela em pó.
Ganache: 500 g de chocolate meio amargo picado; 300 ml de creme de leite; 2 colheres (sopa) de rum e 1 e 1/2 xícara (chá) de nozes trituradas.
Montagem: 1 pote de geleia de framboesa (320 g); frutas vermelhas (cereja, framboesa, morango, mirtilo e groselha); marzipan e chocolate em pó.

Modo de preparo
Massa: Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e bata por 5 minutos ou até obter uma textura homogênea. Forre duas assadeiras para rocambole (19 x 38 cm) com folhas de papel toalha e despeje a massa sobre elas. Com a ajuda de uma espátula, espalhe a massa para nivelar. Finalize colocando mais uma camada de papel toalha e apertando levemente, para que fique em contato com a massa. Leve para assar em forno preaquecido 180 ºC por cerca de 10 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo e seco. Assim que sair do forno, retire todos os papéis toalhas do pão de ló ainda quente: puxe com cuidado com as pontas dos dedos. Deixe esfriar.
Ganache: Em uma vasilha refratária, misture o chocolate e o creme de leite e leve ao micro-ondas em potência média por 3 minutos, misturando a cada 30 segundos, até que o chocolate derreta por completo. Junte o rum e mexa até ficar homogêneo. Divida o creme em duas partes, misture as nozes em uma delas e reserve o restante para a decoração.
Montagem: Abra uma tira de plástico filme na bancada de trabalho, disponha uma das massas de pão de ló sobre ela e um plástico por cima, passe um rolo para compactar levemente a superfície e descarte o plástico de cima. Sobre a massa compactada, passe uma camada fina de geleia e, sobre a geleia, espalhe uma camada da ganache com nozes. Levante a massa com a ajuda do filme plástico que estava sobre a bancada, e vá empurrando a massa para enrolar como um rocambole. Embrulhe com o filme plástico, torça bem as extremidades para manter o formato e leve para a geladeira para firmar, por cerca de 10 minutos. Repita o processo com a massa restante. Desembrulhe os rocamboles, disponha-os em uma travessa de serviço e cubra com a ganache reservada. Espalhe com a ajuda de uma espátula ou o fundo de uma colher. Corte cada tronco na diagonal na altura de 1/3, para formar os respectivos galhos. Coloque cada base sobre o prato em que for servir e risque com um garfo formando uma textura de tronco, posicione cada galho em seu tronco e decore com o garfo da mesma forma, para que fique com textura amadeirada. Coloque na geladeira para firmar por 10 minutos. Decore com as frutas vermelhas e, com o marzipan, modele cogumelos. Com uma peneira fina, polvilhe o chocolate em pó. Sirva gelado.

8Bolo integral natalino (Selmi)

Ingredientes
Bolo: 1 pacote de mistura para bolo integral; 200 ml de leite; 3 ovos; 6 colheres (sopa) de azeite extra virgem; 1 xícara de (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de damascos picados; 4 colheres (sopa) de nozes picadas; 4 colheres (sopa) de tâmaras sem sementes e picadas e 1 colher rasa (café) de cravo em pó.
Cobertura fondant: 500 g açúcar de confeiteiro; 1/2 xícara (chá) de leite e 1 colher (café) de gotas de limão.
Decoração: 1 colher (chá) de raspas de limão ou folhas de hortelã; 1 vidro pequeno de cerejas ao marrasquino e 6 metades de nozes.

Modo de preparo
Bolo: Em uma vasilha, bata o leite, os ovos e o azeite. Junte a mistura para bolo integral e o cravo em pó e bata conforme o tempo indicado no modo de preparo da embalagem. Em outra vasilha, coloque a farinha de trigo e enfarinhe o damasco, as nozes e as tâmaras. Acrescente à massa e misture levemente, sem bater, para que as frutas se incorporem à massa. Preaqueça o forno por 10 minutos (180 ºC). Unte a assadeira da sua preferência – veja na embalagem da mistura as opções e os tamanhos. Adicione a massa e leve ao forno por 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia seco. Esse tempo poderá variar de forno para forno. Retire do forno e deixe esfriar.
Cobertura fondant: Em uma vasilha ou panela pequena, coloque o açúcar de confeiteiro e, aos poucos, junte o leite, mexendo sempre até que fique cremoso e encorpado, como um mingau grosso. Pingue algumas gotas de limão para manter o fondant bem branquinho. Leve-o ao banho-maria até o açúcar derreter. Desenforme o bolo e cubra com o fondant ainda morno.
Decoração: Decore com as metades das nozes, as raspas de limão e as cerejas. Se quiser, acrescente à decoração raspas de limão ou folhas de hortelã.

9Rosca de chocolate para o natal (Nita Alimentos/Edivâni...

Ingredientes
Massa: 1 kg de farinha de trigo; 60 g de fermento biológico; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de sal; 4 colheres (sopa) de margarina; 4 ovos e 1 xícara (chá) de leite.
Recheio: 200 g de gotas de chocolate forneáveis.

Modo de preparo
Desmanche o fermento com uma colher de sopa de açúcar, acrescente o leite e os demais ingredientes. Sove bem até formar bolhas e desgrudar as mãos. Deixe descansar até dobrar o volume. Abra a massa para retirar o ar. Espalhe o recheio e enrole como um rocambole. Corte a massa em seis pedaços do mesmo tamanho. Faça bolas e coloque na assadeira de furo central (diâmetro 22 cm) untada. Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Asse em forno preaquecido 180 ºC por 35 a 40 minutos.

10Spumone ao grapa (Pousada Quinta dos Pinhais)

Ingredientes
100 g de açúcar refinado; 50 ml de água; 3 claras de ovos; 60 ml de grappa; 300 ml de creme de leite; 150 g de chocolate meio amargo derretido; 300 g de morango cortado; 30 g de açúcar e 100 g de gelatina incolor.

Modo de preparo
Coloque em uma panela a água, o açúcar e deixe reduzir até que fique em ponto de melado. Em seguida, bata as claras em neve e adicione a redução até que fique em ponto de merengue. Reserve. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e adicione a grappa, misturando lentamente. Em seguida, adicione a mistura às claras em ponto de merengue italiano. Para finalizar, acrescente a gelatina ao creme e deixe na geladeira por 40 min. Leve ao fogo o restante do açúcar e o morango para cozinhar por cerca de 8 minutos.

11Torta noz pecan (Guilhermina Cozinha e Rotisseria)

Ingredientes
Massa: 250 g de farinha de trigo; 125 g de manteig; 1 ovo e 90g de açúcar
Recheio: 400 g de purê de abóbora; 400 g de leite condensado; 2 ovos; noz-moscada, canela e sal a gosto
Cobertura: 120 g de açúcar mascavo; 2 ovos; 200 g de noz pecan e extrato de baunilha a gosto

Modo de preparo
Massa: Peneire a farinha. Então, junte à farinha peneirada, a manteiga fria – cortada em cubos pequenos – com a ponta dos dedos até esfarelar. Misture o ovo e o açúcar. Mexa até ficar homogêneo. Faça uma bola e leve à geladeira coberta com papel filme por duas horas, para descansar. Depois retire, estique com um rolo de confeiteiro, e forre a forma, dê preferência, com fundo removível. Coloque a forma na geladeira novamente antes de pré-assar por 15 minutos a 180 ºC. Reserve.
Recheio: Em uma vasilha, misture o purê de abóbora, o leite condensado, os ovos, bata bem com um ‘fue’ e adicione os temperos a gosto. Reserve.
Cobertura: Em uma vasilha, misture com ‘fue’ o açúcar mascavo, os ovos e a baunilha. Acrescente as nozes quebradas. Reserve.
Montagem: Coloque o creme de abóbora e a cobertura, sobre a massa pré-assada. Asse por 40 minutos a 180 ºC. Deixe esfriar e desenforme.

COMPARTILHE
Artigo anteriorElegância à mesa
Próximo artigoBoa viagem

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO