Delícias das arábias

Delícias das arábias

Confira uma seleção de receitas típicas da cozinha árabe e desvende os segredos para preparar um banquete em casa

COMPARTILHE

1Lombo de cordeiro (Restaurante Manish/Renato Lopes)

Ingredientes
1 kg de cordeiro; 15 g de alecrim; 10g de tomilho; 4 dentes de alho laminado; 20 ml de óleo; 80 ml de azeite; 100 ml de vinho branco; mix de pimenta e sal a gosto.

Modo de preparo
Corte a carne em cubos, misture os ingredientes e coloque na grelha.

2Doce de figo (Ceraflame)

Ingredientes
1,5 kg de figo; 3 xícaras (chá) de açúcar; 4 copos de água e 2 colheres (chá) de erva doce.

Modo de preparo
Lave os figos e tire os talos. Se eles forem grandes, corte-os em quatro pedaços, ou em dois pedaços, se forem menores. Reserve. Junte a água e o açúcar e leve ao fogo brando sem mexer. Quando ferver, acrescente os figos e a erva doce. Deixe cozinhar, sempre cuidando para não grudar no fundo da panela. Quando engrossar, retire do fogo e deixe esfriar.

3Kafta (Friboi)

Ingredientes
1 kg de coxão duro moído; 1 cebola grande ralada; 2 dentes de alho amassados; 3 colheres (sopa) de azeite; sal, pimenta síria e salsa picada a gosto.

Modo de preparo
Em uma tigela, misture a carne, a cebola, o alho, o sal, a pimenta e a salsa. Em palitos de madeira, molde as kaftas. Em uma grelha antiaderente, aqueça o azeite e doure as kaftas.

4Fatuche (Sadia)

Ingredientes
1 maço de alface romano pequeno rasgado com as mãos; 1 tomate maduro cortado em cubos pequenos; 1 pepino japonês cortado em rodelas; 2 rabanetes pequenos cortados em rodelas; 1/2 cebola cortada em rodelas; 1 xícara (chá) de torrada de pão sírio e 1 ramo hortelã (só as folhas). Para o molho: 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (sopa) de suco de limão e sal a gosto.

Modo de preparo
Numa vasilha, junte os ingredientes do molho e com a ajuda de um garfo misture bem até obter uma mistura homogênea. No momento de servir, regue o molho sobre a salada e misture bem. Sirva em seguida.

5Ninho de pistache (Ceraflame)

Ingredientes
4 xícaras (chá) de manteiga derretida; 1/2 kg de massa de kneefe (compre pronta em casas especializadas) e 200 g de pistache crus e inteiros.

Modo de preparo
Disponha a massa sobre uma superfície plana e faça moldes em formato de pequenos ninhos de passarinho. Coloque os ninhos numa assadeira e regue-os com manteiga derretida. Leve ao forno, numa temperatura média de 200 °C, por cerca de 30 minutos, ou até que os ninhos fiquem bem dourados. Retire do forno, escorra o excesso de manteiga e recheie os ninhos com pistaches. Mais uma vez, leve ao forno, por cerca de 2 minutos. Retire e deixe esfriar. Se desejar, regue com mel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO