De volta aos musicais

De volta aos musicais

Dois anos após se consagrar como Tim Maia, o ator e cantor Tiago Abravanel fala sobre a carreira, os planos para esse ano e o retorno aos palcos com o personagem Snoopy, no musical Meu Amigo, Charlie Brown

COMPARTILHE

Ele canta, dança, atua e roubou a cena na apresentação do Teleton (SBT), exibido em outubro de 2015 – para o orgulho do avô, Silvio Santos. Tiago Abravanel, 28, é o tipo de artista completo, que abraça a arte com maestria e arrasa em todos os projetos que se propõe a fazer. Mas, apesar de se orgulhar do sobrenome famoso, Tiago se consolidou no teatro por conta própria, com anos de estudo e trabalho.

Tiago Abravanel 297026

Filho da produtora cultural Cintia Abravanel, primogênita do “homem do baú”, Tiago subiu ao palco pela primeira vez aos oito anos e nunca mais saiu. “Cresci no backstage do antigo Teatro Imprensa, que era dirigido por minha mãe. Lá, tive a oportunidade de ver grandes atores, diretores, cenógrafos, figurinistas e toda a equipe técnica trabalhando e transformando roteiros em belíssimos espetáculos. Foi aí que descobri que eu também queria fazer parte dessa magia chamada atuar”, diz.

Em 2004, entrou com o pé direito no mundo dos musicais através do Teenbroadway, grupo de Teatro Musical fundado por Maiza Tempesta. Mas foi em 2012 que seu nome ganhou destaque por dar vida a Tim Maia no musical Tim Maia – Vale Tudo, de Nelson Motta. Complexo e intenso, o papel foi um verdadeiro desafio na carreira do jovem artista e recebeu muitos elogios do público e da crítica em geral. “O Tim, certamente, foi um divisor de águas para mim. Graças ao musical, a autora Glória Perez me ‘notou’ e me convidou para integrar o elenco da novela Salve Jorge, na Rede Globo, e interpretar o turco Demir.

Mais de dois anos após o fim da temporada como Tim Maia, ele volta aos musicais como o emblemático personagem Snoopy, no espetáculo da Broadway Meu Amigo, Charlie Brown, dividindo o palco com Leandro Luna, que interpreta o dono do cão queridinho do público de diversas idades e também cuida da produção. A montagem, que ganhou prêmios em 2010, mas não teve a temporada prolongada por falta de patrocínio, volta a todo vapor, engatilhada pela estreia do filme Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, O Filme (Fox Filmes).

Tiago conta que passou no teste do musical ainda em 2010, mas não pode participar, pois, na época, estava em cartaz com Hairspray. “Dessa vez, quando o Leandro me convidou, tive a cara de pau de perguntar se poderia fazer o Snoopy. Achei que tinha tudo a ver comigo. O cachorro adora comer e eu tenho uma identificação com a comida. Ele topou na hora! Não é só uma remontagem, é uma nova vivência”, comenta. “Está sendo incrível, pois é uma experiência completamente diferente de tudo o que já vivi. Fazer um animal não é tão simples assim. Ainda mais o Snoopy, que é tão humanizado. Hora ele é ‘humano’, outras tem a vida de cão mesmo. Por minha questão física, tivemos que pensar em um cachorro com esse corpo mesmo, gordinho. Não dá para renegar. Aliás, eu até brinco com a minha situação e o gestual do cachorro. A única coisa é que tivemos que reforçar a casinha”, completa.

Tiago Abravanel como Snoopy
Tiago Abravanel como Snoopy

Poder voltar ao palco dos musicais depois de tanto tempo, em um formato tão distinto e que atinge o público infantil, segundo Tiago, é uma alegria imensa e dá um frio na barriga. “Estava com muitas saudades. No ano passado, assisti a muitos espetáculos que estavam em cartaz e saí chorando de todos, até das comédias. Percebi que precisava voltar. Quando surgiu essa oportunidade, pensei: ‘não poderia ser melhor’. Ter dois sobrinhos em casa, ter essa vivência de perto com o universo infantil e poder contar essa história para um público tão especial como ele é maravilhoso. Eles são sinceros”, emociona-se.

PROJETOS A MIL

Sem rotina, como ele mesmo define, esse ano ainda promete muitas surpresas e aplausos. Com inúmeros projetos em andamento, Tiago vai ter que se desdobrar para conciliar tudo. Mas para ele, é impossível escolher apenas uma arte. “O canto, a dança e a atuação são parte de mim”, afirma.

A maratona com o Baile do Abrava, que começou em julho do ano passado, continua. Em parceria com o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e o Lapa 40°, Tiago apresenta a festa ao lado de uma banda e de convidados especiais. A ideia é fazer o público dançar vários ritmos e estilos sem preconceitos ou técnica específica, ou seja, sem medo de ser feliz.

Novela Salve Jorge, em 2013
Novela Salve Jorge, em 2013

O retorno à TV também já está programado. Em Abril, ele volta como o cabeleireiro Fran, na segunda temporada de Chapa Quente, seriado exibido pela Rede Globo. “Fazer comédia é muito gostoso. Fico muito feliz de ver como as pessoas recepcionam tão bem o Fran. A série volta com a mesma pegada e linguagem, mas com alguns personagens novos. Minha trama tem novas histórias interessantes e novidades”, conta.

O contrato de Tiago com a TV Globo vai até o final do Chapa. Depois, o destino na TV é incerto. Quando questionado sobre uma possível contratação do SBT, ele garante: “Tenho uma relação muito boa com a minha família e com a empresa em si. Já trabalhei lá e, inclusive, a Globo sempre me liberou para participar dos programas. Se meu futuro é lá ou não, só o tempo vai dizer. Sou muito feliz onde estou e tenho muitos projetos para colocar em prática. Mas se isso tiver que acontecer, que seja da melhor maneira possível e tudo ao seu tempo”.

Pensa que acabou? Não! “Até o começo do segundo semestre vou entrar em estúdio para gravar meu disco”, avisa. Então, tá! Sucesso, Tiago!

Serviço: Meu amigo Charlie Brown – Um musical da Broadway
Quando: Até 24/04. Em Março, aos sábados e domingos, às 17h30 e 20h. Em Abril, aos sábados, às 15h e 17h30, e domingos às 16h. Onde: Teatro Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – 7º Andar.
Ingressos: R$ 80.
Vendas: (11) 4003-1212 – www.ingressorapido.com.br
Informações: (11) 3472-2229
www.teatrofreicaneca.com.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorMamonas cover
Próximo artigoA invasão dos gelatos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO