Cozinha sem glúten

Cozinha sem glúten

Uma seleção de receitas saudáveis e sem glúten, mas repletas de sabor, para quem segue uma dieta restritiva ou sofre de intolerância à proteína

COMPARTILHE

Coxinha de Atum (SupraSoy)

Coxinha de Atum - Em Alta

Ingredientes
Massa: 300 g de inhame cozido e amassado; 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz; 1/2 xícara (chá) de proteína isolada de soja; 1/4 de xícara (chá) de azeite; 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino recém moída.
Recheio: 1 lata de atum sólido em óleo; 1 cebola pequena picada; Folhas de 1 ramo de salsinha picadas; 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 dente de alho picado e sal e pimenta-do-reino recém moída.
Para empanar e fritar: 1 clara; 2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada e 2 xícaras (chá) de óleo de soja

Modo de preparo
Massa: em uma tigela, misture o inhame com todos os ingredientes, até formar uma massa densa e maleável. Cubra com um filme plástico e coloque na geladeira durante 30 minutos, para descansar.
Recheio: em uma tigela, coloque o atum (sem o óleo) e amasse-o com um garfo. Tempere com a cebola, a salsa, o suco de limão, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Modele as coxinhas abrindo uma pequena porção de massa na palma da mão, formando um triângulo com pontas arredondadas. Com uma colher de chá, coloque uma porção do recheio, junte as pontas do triangulo de massa, formando uma trouxinha, e dê o acabamento, amassando delicadamente até ficar no formato de coxinha.
Empane e frite: besunte as mãos com um pouco de clara e passe nos salgadinhos. Role-os sobre a farinha de milho e leve-os para congelar por cerca de 4 horas, em vasilha coberta. Aqueça o óleo em uma panela bem alta. Frite as coxinhas no óleo aquecido de duas em duas, ainda congeladas. Deixe dourar de todos os lados. Retire as coxinhas com a ajuda de uma escumadeira, escorra em papel absorvente e sirva em seguida, acompanhadas de molho de pimenta.

Bolo de banana com quinoa zero glúten e zero açúcar (Lowçucar)

Ingredientes
3 ovos; 1 xícara (chá) de adoçante culinário em pó; 4 bananas nanicas descascadas e picadas; 1 xícara (chá) de farinha de arroz; 1 xícara (chá) de óleo; 1 colher (chá) de canela em pó; 100 ml de água; 1 colher (sobremesa) de quinoa branca e 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, e bata até obter uma massa homogênea. Desligue o liquidificador e misture o fermento reservado. Coloque em duas formas de bolo inglês untadas (24 cm de diâmetro 4 cm de altura). Leve ao forno préaquecido a 180 °C por aproximadamente 40 minutos.

Queijadinha (Nestlé)

Queijadinha.alta

Ingredientes
3 ovos; 1 lata de leite condensado; 100 g de manteiga; 3 colheres (sopa) de farinha de arroz; 2 colheres (sopa) de fécula de batata; 1 xícara (chá) de queijo minas meia-cura ou parmesão ralado; 200 g de coco fresco ralado e 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata com um batedor de arame por cerca de 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga, misture bem e adicione a farinha de arroz e a fécula de batata, o queijo e o coco ralado aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de empada. Despeje a massa e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Reserve. Misture o açúcar com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo sem mexer. Espere engrossar até obter ponto de fio. Distribua sobre as queijadinhas. Sirva.

Macarrão (Nestlé)

MacarraoSemGlutem.alta

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de arroz; 1 xícara (chá) de fécula de batata; 1/2 xícara (chá) de polvilho doce; 3 ovos; 5 colheres (sopa) de óleo; 1 pitada de sal e 300 g de mandioquinha cozida.

Modo de preparo
Em um recipiente, misture a farinha de arroz, a fécula de batata e o polvilho doce. Reserve 1/2 xícara (chá) dessa mistura e acrescente os demais ingredientes. Misture bem até obter uma mistura homogênea. Coloque 1/2 xícara (chá) de água até que a mistura desgrude das mãos. Deixe descansar por uma hora e com o auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa até obter uma espessura bem fina (0,5 cm). Vá polvilhando a mistura de farinhas reservada enquanto abre a massa e enrole como um rocambole. Corte a massa em pedaços pequenos e coloque-os em uma panela com água fervente e um fio de azeite e deixe até que eles subam na superfície da água (cerca de dois minutos). Retire com uma escumadeira, coloque em um prato untado com azeite e reserve aquecido. Se desejar, sirva com o molho de sua preferência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO