Clássicos da padoca

Clássicos da padoca

Sabe aquelas delícias de padaria que dão água na boca? Selecionamos algumas receitas tradicionais para preparar em casa

COMPARTILHE

1Carolinas (Sadia)

INGREDIENTES
125 g de margarina; 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo;
5 ovos; 350 g de doce de leite; 1 xícara (chá) de nozes.
Calda: 1 xícara (chá) de leite;1/2 xícara (chá) de chocolate em pó;2 colheres (sopa) de açúcar;1 colher (sopa) de margarina.

MODO DE PREPARO
Numa panela grande, ferva 1 e 1/2 xícara (chá) de água com a margarina. Abaixe o fogo, junte a farinha de trigo e misture bem até formar uma massa homogênea. Retire a panela do fogo, acrescente os ovos, um a um, sem parar de mexer. Deixe a massa esfriar e, em seguida, transfira para um saco de confeitar descartável, com um bico pitanga grande. Preaqueça o forno em temperatura média (200 ºC). Numa assadeira untada e enfarinhada, faça bolinhas deixando um espaço de 4 cm entre elas. Repita essa operação com toda a massa. Asse as carolinas por 30 minutos, ou até que elas fiquem douradas. Deixe esfriar. Corte as carolinas ao meio e recheie com o doce de leite. Passe as carolinas pelas nozes picadas para que estas grudem no doce de leite. Reserve.
Calda: Ferva o leite, o chocolate em pó, o açúcar e a margarina. Abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Deixe esfriar e regue sobre as carolinas no momento de servir.

2Lua de mel de limão (Bunge Brasil)

INGREDIENTES
1 e 1/2 xícaras (chá) cheia de farinha de trigo; 1 e 1/2 colher (sobremesa) de fermento biológico seco; 3 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar; 5 colheres (sopa) de leite em pó; 2 gemas; 1 ovo pequeno; 3 colheres (sopa) de água; 2 e 1/2 colheres (chá) de sal; Margarina para untar.
Recheio: 1 xícara (café) de suco de limão; 1/2 lata de leite condensado; 1/2 caixinha de creme de leite (100 g); 2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor; 1 colher (sopa) de água fervente.
Calda: 1/2 lata de leite condensado; 3/4 xícara (chá) de água.
Cobertura: 1 xícara (chá) de leite em pó; 2/3 xícara (chá) de açúcar.

MODO DE PREPARO
Massa: Em uma tigela, misture todos os ingredientes até que se unam formando uma massa. Em mesa lisa, sove a massa até que fique homogênea. Coloque um plástico por cima e deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa em 14 pedaços iguais, dê o formato de bolinhas e disponha-as sobre uma assadeira untada com margarina. Deixe fermentar por uma hora e leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 200 ºC, por sete minutos.
Recheio: Adicione a água fervente na gelatina misture bem e reserve. Em um recipiente, coloque o suco de limão, o leite condensado e o creme de leite. Misture manualmente, com ajuda de um batedor de arame, junte a gelatina já dissolvida e leve para gelar por 1 hora.
Calda: Em uma tigela, misture o leite condensado com a água. Reserve.
Cobertura: Em um recipiente, misture os ingredientes e reserve.
Montagem: Em um saco de confeiteiro com bico de ponta fina, coloque o creme de limão e, fazendo um furo na lateral inferior das bolinhas, recheie as massas assadas. Passe-as pela calda, retire o excesso de líquido e, em seguida, passe-as pela mistura da cobertura. Coloque as luas de mel em uma travessa e leve para gelar por uma hora.

3Éclair de Crème (Bomba)
(chef Luiz Farias/livro C...

INGREDIENTES
250 g de margarina sem sal; 500 ml de água; 5 g de sal; 300 g de farinha de trigo; 10 ovos; 1 kg de creme confeiteiro, creme de chocolate ou creme de avelã; Fondant branco, caramelo ou chocolate.

MODO DE PREPARO
Coloque em uma panela a água, a margarina, o sal e leve ao fogo. Assim que ferver, acrescente a farinha de trigo e cozinhe bem. Coloque a massa cozida na batedeira e adicione os ovos aos poucos. Bata em segunda velocidade até obter uma massa homogênea. Utilize o batedor tipo leque. Forre a assadeira com papel manteiga. Utilize um saco de confeitar com um bico liso e modele. Leve ao forno e asse em temperatura de 200 ºC, por aproximadamente 30 minutos. Deixe a massa assar bem, para que fique sequinha. Recheie a éclair com o creme que desejar. Derreta o fondant em banho-maria. Cubra a superfície da éclair. Decore fazendo riscos finos. Sirva gelado.

4Pão de queijo (Tirolez)

INGREDIENTES
100 ml de leite; 100 ml de óleo; 1 colher (sopa) de sal; 500 g de polvilho azedo ou doce; 3 ovos; 250 g de queijo minas meia cura ralado grosso.

MODO DE PREPARO
Aqueça o óleo com o leite e o sal até ferver. Apague o fogo e, aos poucos, acrescente o polvilho, mexendo com uma colher de pau até obter uma massa macia. Deixe esfriar. Acrescente o queijo meia cura à massa ainda quente e junte um dos ovos, amassando com as mãos. Junte o restante dos ovos, um a um, e amasse até obter uma massa homogênea com consistência de enrolar. Modele 50 pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira untada, deixando 2 cm de espaço entre elas. Leve ao forno preaquecido (200°C), e asse por cerca de 20 minutos ou até que os pãezinhos comecem a dourar.

5Biscoito de Polvilho com Emmental
(chef Renato Ca...

INGREDIENTES
500 g de polvilho azedo; 200 ml de água fervente; 150 ml de óleo em temperatura ambiente; 5 ovos; 100 g de queijo Emmental; Sal a gosto.

MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 160 °C. Em uma vasilha, junte o polvilho, a água fervente e o óleo e misture bem, até obter uma massa homogênea. Acrescente sal e, por último, os ovos – um a um. A massa deve manter uma consistência que dê para fazer pequenas bolas. Faça pequenas bolas e leve ao forno para assar por cinco minutos. Retire do forno, rale o Emmental por cima e volte ao forno para assar por mais sete minutos.

6Quindim (Sadia)

INGREDIENTES
12 gemas passadas na peneira; 1 coco ralado; 450 g de açúcar; 1 colher (café) de essência de baunilha; 2 e 1/2 colheres (sopa) de margarina

MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno em temperatura média (180 ºC). Numa vasilha grande, coloque as gemas, o coco, o açúcar, a baunilha e 2 colheres (sopa) de margarina levemente derretida. Misture bem e reserve. Unte uma forma rasa de fundo removível com a margarina restante e polvilhe açúcar. Coloque a massa do quindim na forma e cubra com papel-alumínio. Deixe descansar por cerca de uma hora. Asse o quindim em banho-maria, coberto com papel-alumínio, por cerca de uma hora. Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos antes de desenformar. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

7Sonho (Nita Alimentos/Edivânia Reis)

INGREDIENTES
500 g de farinha de trigo; 50 g de fermento biológico; 200 ml de água; 100 g de açúcar; 100 g de manteiga ou margarina; 3 ovos; 1 colher (café) de sal; 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Recheio: 200 g de açúcar; 1/2 litro de leite; 3 gemas; 50 g de farinha de trigo; 1 colher (sobremesa) de manteiga; 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha.

MODO DE PREPARO
Massa: Em uma vasilha (ou batedeira), misture 50 g de farinha de trigo, o fermento e um pouco de água para formar a esponja. Deixe descansar por 10 minutos. Adicione o restante dos ingredientes e sove até a massa ficar bem macia. Coloque dentro de uma vasilha untada com óleo e cubra com filme plástico. Deixe crescer por 20 minutos. Em seguida, faça bolinhas no tamanho desejado. Espere novamente o crescimento dos sonhos até dobrarem de volume. Frite em óleo quente. Espere esfriar, corte ao meio e recheie com creme.
Recheio: Em uma panela, coloque a metade do açúcar e o leite para ferver. Em uma vasilha, coloque as gemas e a outra metade do açúcar e bata com um fouet até as gemas branquearem. Depois, adicione a farinha de trigo e reserve. Assim que o leite ferver, adicione aos poucos a mistura para dissolver e, em seguida, leve para cozinhar mexendo sempre. Deixe engrossar e cozinhe mais um pouco. Retire do fogo, adicione a manteiga e a baunilha e mexa até ficar homogêneo. Coloque o creme em uma vasilha e cubra com filme plástico rente ao creme até o momento de utilizar.