Cardápio sem carne

Cardápio sem carne

Confira algumas receitas que não levam carne para inovar na comida do dia a dia

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Hambúrguer de Falafel

(Castelo Alimentos)

Hamburguer de Falafel Castelo

Ingredientes
1 xícara (chá) de grão de bico cru; 4 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (café) de pimenta síria; 1 colher (chá) de sal; 1 cebola média picada; 2 colheres (sopa) de semente de linhaça moída; 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos; 4 pães de hambúrguer integrais; 1 xícara (chá) de molho para salada iogurte com hortelã; 2 xícaras (chá) de alface crespa ou mimosa; 2 tomates em rodelas.

Modo de preparo
Lave os grãos de bico, coloque em um recipiente, cubra com água fervente e deixe de molho por 6 horas. Escorra bem e passe pelo processador. Junte 2 colheres (sopa) de azeite e o restante dos ingredientes e misture até obter uma massa homogênea. Deixe na geladeira por 20 minutos para facilitar a manipulação. Unte uma assadeira antiaderente com metade do restante do azeite. Faça quatro hambúrgueres e coloque na assadeira. Pincele com o restante do azeite e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo. Monte os sanduíches. Corte os pães ao meio, e distribua a alface e o tomate. Acomode um hambúrguer em cada um e cubra com o molho.

Gaspacho

(Indianara Coimbra, da Trebeschi Tomate)

Gaspacho

Ingredientes
500g de tomate em rama ou cereja vermelho; 50g de pepino; 50g de cebola; 50g de pimenta verde; 100g de pão seco; 1 dente de alho; Cominho; 18 ml (3 colheres de sopa) de azeite; 50 ml de vinagre; 500 ml de água; Sal; Cheiro verde a gosto.

Modo de preparo
Pique todos os ingredientes, separe o suficiente para decoração e reserve. Coloque o restante em uma tigela, incorpore o azeite, o vinagre e a água, tempere e deixe marinar de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, bata tudo no liquidificador até conseguir um caldo fino. Coe, sirva em taças e decore com os ingredientes picadinhos e cheiro verde.

Sanduíche de alho poró

(Bunge)

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Ingredientes
10 unidades de pão pita ou pão de forma; 40 ml de azeite extra virgem; 100g de alho poro fatiado; Sal à gosto; pimenta do reino moída à gosto; 250g de queijo cottage.

Modo de preparo
Refogue o alho poró no azeite; acrescente o sal e a pimenta; deixe esfriar e adicione o queijo; misture e coloque no pão.

Cogumelos recheados ao forno

(Bunge)

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Ingredientes
4 unidades de cogumelos shiitake grandes; 100 g de farinha de rosca; sal; pimenta do reino moída; 1 dente alho picado; salsinha picada; 60 ml de azeite extra virgem Cardeal.

Modo de preparo
Limpe os cogumelos; misture em uma tigela os demais ingredientes formando uma farofa úmida; Coloque sobre os cogumelos e leve ao forno a 180 °C por 15 minutos ou até dourar.

Frittata de espinafre

(Rodrigo Polesso)

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Ingredientes
3 a 4 porções de espinafre fresco picado ou congelado; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 1 cebola média picada; 1 dente de alho picado; 9 ovos inteiros; 2 colheres de sopa de leite (ou creme de leite); 100g de queijo parmesão; 2 colheres de sopa de tomates secos e cortados; Sal e pimenta a gosto; Um punhado de queijo de cabra cortado em cubos ou outro queijo temperado (opcional).

Modo de Fazer
Aqueça o forno a 200 graus. Separe o espinafre. Em um recipiente, misture os ovos, o leite/creme e o queijo parmesão. Depois, adicione os tomates secos, sal e pimenta e separe. Em uma frigideira, cozinhe um pouco as cebolas no azeite de oliva, em fogo médio (por cerca de dois minutos) e então adicione o alho e cozinhe por 1 minuto a mais. Adicione o espinafre e tire do fogo. O espinafre irá diminuir em volume a medida que cozinha rapidamente. Em uma forma, coloque a mistura do espinafre que estava na frigideira e depois despeje a mistura dos ovos por cima. Coloque os cubinhos de queijo de cabra e coloque no forno por uns 15 minutos ou até que comece a dourar por cima!

Creme de mandioquinha com quinoa

(Fernanda Rossi – Fevitto)

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Ingredientes
1 cebola média picada; 1 alho-poró picado; 1 talo pequeno de salsão picado; 1 colher (sopa) azeite de oliva; 6 unidades grandes de mandioquinha (batata baroa) em cubos (4 xícaras); 1 e 1/2 unidades médias de cenoura em cubos (1 xícara); 1/2 unidades médias de cenoura ralada (1/2 xícara); 2 unidades média de chuchu em cubos (2 e 1/2 xícaras); 3/4 de xícara de quinoa em grãos; Salsinha fresca picada; Cebolinha fresca picada; Sal a gosto; Água.

Modo de preparo
Cozinhe a quinoa por 20 minutos em água com sal, salpique com salsinha e cebolinha e reserve. Em outra panela, refogue no azeite a cebola, o alho-poró e o salsão, acrescente a mandioquinha, o chuchu e a cenoura em cubos. Cubra com água, coloque pouco sal e cozinhe até amolecer bem. Bata estes legumes no liquidificador até ficar um creme homogêneo. Neste creme, acrescente a quinoa cozida e a cenoura ralada. Deixar ferver por uns 3 minutos. Desligue o fogo, corrija o sal e tempere com a salsinha e cebolinha fresca.

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