A vez do camarão

A vez do camarão

Versátil, delicado, mas de sabor marcante, o camarão estrela com louvor desde uma simples saladinha até preparos cheios de sofisticação

COMPARTILHE

1Pozole (sopa) de camarão

www.tbfoto.com.br OBÁ - SP/SP - 29/06/2009 Foto: Tadeu Brunelli ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

Ingredientes
4 tortillas de milho cortadas em finas tiras ou croutons; 2 colheres (sopa) de óleo; 1 xícara (chá) de cebola finamente picada; 1 xícara (chá) de cenoura finamente picada; 1/2 xícara (chá) de salsão finamente picado; 6 dentes de alho finamente picados; 1/2 colher (chá) de orégano seco; 7 xícaras (chá) de caldo de frango; 200 g de canjica cozida; 1/3 xícara (chá) de tomate picado; 1/4 xícara (chá) de molho de tomate; 2 colheres (chá) de chipotles ou outra pimenta brasileira picados; 450 g de camarões médios limpos e sem casca; coentro picado a gosto e limão cortado em pedacinhos, para acompanhar.

Modo de preparo
Coloque as tiras de tortillas para assar e espere até que fiquem douradas e crocantes. Reserve. Numa panela alta, esquente o óleo em fogo médio. Doure a cebola, a cenoura, o salsão, o alho e o orégano e cozinhe por cerca de 10 minutos, até os vegetais ficarem tenros e crocantes. Acrescente o caldo de frango, a canjica, os tomates, o molho e o chipotle e ferva levemente durante 30 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque os camarões e cozinhe por mais alguns minutos para que fiquem bem tenros. Perfume com o coentro picado e sirva com as tortillas crocantes. Decore com os pedacinhos de limão.

2Robata de camarão

(Sassásushi/chef Sassá)

Ingredientes
3 camarões pistola com casca; 20 ml de shoyu light; 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal; 1 colher (chá) de alho picado e 1 colher (chá) de salsinha.

Modo de preparo
Espete os camarões com casca e cabeça em um mesmo espeto de bambu. Com a ajuda de um pincel, passe manteiga em toda a área e coloque em uma chapa ou frigideira até dourar, por cerca de 5 minutos. Adicione o alho picado e a salsinha. Com a ajuda de um borrifador finalize com o shoyu (3 minutos).

3Casquinha de camarão e peixe

fotos: Renata D'Almeida

(Nutrella)

Ingredientes
150 g de camarões pequenos; 1 colher (sopa) de suco de limão; 2 fatias de pão com fibras esmigalhados; 1/4 de xícara (chá) de leite de coco light; 1/2 colher (sopa) de azeite de dendê; 250 g de peixe cozido e desfiado; 1/2 colher (sopa) de extrato de tomate; 1 xícara (chá) de água; 1/2 colher (sopa) de salsa picada; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado light; 5 casquinhas de siri vazias e sal a gosto.

Modo de preparo
Tempere os camarões com suco de limão e sal. Reserve. Hidrate o pão esmigalhado com o leite de coco e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e frite os camarões até perderem a transparência. Junte o peixe desfiado, o extrato de tomate, a água, a salsa, o pão umedecido e metade do queijo. Mexa até o pão incorporar na mistura e tempere com sal. Passe esse refogado para as casquinhas vazias. Polvilhe as casquinhas com o queijo restante e leve ao forno preaquecido em temperatura média-alta até gratinar a superfície.

4Bolinho de camarão com queijo

(Quiosque Amo-te)

Ingredientes
1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; uma porção de muçarela em cubos; 1/2 kg de camarões médios limpos; 300 g de farinha de trigo; 2 tomates picados; 1 pimentão picado; 500 ml de caldo de peixe; 1 xícara (chá) de leite; salsa picada; azeite e sal a gosto e óleo para fritar. Para empanar: farinha de rosca e 3 ovos.

Modo de preparo
Numa panela, em fogo baixo, misture o caldo de peixe com o leite, o amido e a farinha de trigo até formar uma massa homogênea. Desligue o fogo e acrescente a salsa. Refogue os camarões temperados com sal no azeite com cebola, alhos, pimentão e tomates. Misture à massa de farinha e forme bolinha. Recheie com os cubos de muçarela, empane e frite no óleo bem quente.

5Camarão à moda Chicletes

(Divino Fogão/chef Olivan Pego)

Ingredientes
500 g de batata; 500 g de mandioca; 200 ml de leite de coco; 100 ml de azeite de dendê; 1 kg de camarão sem casca; 30 ml de suco de limão; 100 g de cebola picada; 300 g de camarão com casca; 50 g de alho picado; 400 g de muçarela; 100 g de azeite de oliva e 5 g de sal.

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e o sal. Cozinhe as batatas junto com a mandioca cortada em rodelas finas. Depois de cozida, passe a mandioca por um processador ou peneira. Reserve. Em uma frigideira, frite o alho e a cebola no azeite de oliva e acrescente os camarões sem casca. Em outra panela, coloque o azeite de dendê, o leite de coco e o purê de mandioca. Deixe cozinhar, mexendo para não grudar no fundo da panela. Adicione o camarão com casca e o suco de limão. Em uma travessa, coloque uma camada de purê e, em seguida, de muçarela. Repita a sequência. A penúltima camada deve ser de muçarela e a última, de camarão inteiro, frito. Leve ao forno a 190 °C, por 15 minutos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO