A vez da mandioca!

A vez da mandioca!

Saborosa e versátil, a raiz é ingrediente para incontáveis receitas de doces e salgados de norte a sul do país. Confira algumas e descubra o que é que a mandioca tem!

COMPARTILHE

1Nhoque de mandioca na manteiga de ervas

(chef Eliane Carvalho/ Restaurante Brie Restô)

Ingredientes
Nhoque: 1 kg de mandioca cozida e espremida (bem sequinha); 1 colher (sopa) rasa de sal; 50 g de manteiga; 1 ovo; noz moscada e farinha de trigo, se necessário, caso a mandioca não esteja bem sequinha.
Manteiga com ervas: 200 g de manteiga e 50 g de mistura de ervas.

Modo de preparo
Nhoque: Misture todos os ingredientes, amasse bem e faça rolinhos. Corte os nhoques e cozinhe numa panela com água fervente apenas no momento de servir. Coloque o nhoque na frigideira com a manteiga de ervas, salteie e monte os pratos.
Manteiga com ervas: aqueça a manteiga, adicione as ervas e espere aquecer. Retire do fogo e reserve.

2Bolinhos de mandioca

(Becel)

Ingredientes
750 g de mandioca cozida e amassada; 3 colheres (sopa) de creme vegetal; 3 colheres (sopa) de leite desnatado; 1 gema; 200 g de queijo-de-minas frescal ralado no ralo grosso; 1 colher (chá) de sal; creme vegetal, para untar e farinha de rosca, para empanar.

Modo de preparo
Unte uma assadeira média (33 X 23 cm) e reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180 °C). Em uma tigela, misture a mandioca, o creme vegetal, o leite, a gema, o queijo e o sal até que a massa fique homogênea. Divida a massa em 20 porções, modele bolinhos e passe-os na farinha de rosca. Coloque na assadeira reservada e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar levemente. Sirva a seguir.

3Sopa de mandioca com carne

(Arisco)

Ingredientes
1 1/2 l de água; 2 cubos de caldo de carne; 500 g de mandioca picada; 2 colheres (sopa) de óleo; 250 g de carne moída; 3 colheres (sopa) de extrato de tomate e 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado.

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de carne. Junte a mandioca, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo, espere sair todo o vapor, abra a panela e verifique o cozimento. Se necessário, deixe por mais 5 minutos ou até ficar macia, com a panela destampada. Retire a mandioca do caldo e esprema ainda quente. Junte novamente ao caldo e reserve. Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo alto, acrescente a carne e refogue até que perca a cor avermelhada.

Junte o extrato de tomate e aqueça por 2 minutos. Junte ao caldo reservado e cozinhe em fogo médio, com a panela destampada, por 10 minutos. Adicione o cheiro-verde e sirva em seguida. Ao finalizar a sopa, polvilhe queijo parmesão ralado e sirva acompanhada de torradas ou croutons.

4Bolinho de surubim com mandioca

www.tbfoto.com.br Foto: Tadeu Brunelli

(Nadja Naíra/Restaurante Obá!)

Ingredientes
1 kg de mandioca cozida e espremida; sal e pimenta do reino ao gosto; 250 g de surubim defumado; farinha de trigo para empanar; 300 g de abobrinha verde em cubinhos pequenos, refogada na manteiga com salsinha, pimenta de cheiro, sal, pimenta do reino.

Modo de preparo
Misture a mandioca com sal e pimenta do reino ao gosto. Pique o surubim e misture com a mandioca. Faça o refogado de abobrinha. Recheie os bolinhos e passe na farinha de trigo e frite.

5Escondidinho de carne seca e mandioca

(Bunge Brasil)

Ingredientes
800 g de carne seca dessalgada e desfiada; 30 ml de azeite; 1 cebola picada; 2 dentes de alho; 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado; 600 g de mandioca cozida; pimenta a gosto; 150 g de maionese e 150 g de queijo de coalho ralado.

Modo de preparo
Junte a carne seca e refogue no azeite por alguns minutos. Finalize com cheiro verde picado e pimenta. Reserve. Amasse bem a mandioca até que vire um purê, junte a maionese, metade do queijo coalho ralado e misture bem.  Em um refratário disponha a carne seca, e cubra com o purê de mandioca e salpique queijo de coalho ralado por cima. Leve ao fogo para gratinar, em temperatura média de 180ºC, por cerca de 40 minutos.

6Bolinho de mandioca com carne-seca

(Hellmann`s)

Ingredientes
300 g de carne-seca; 500 g de mandioca sem casca; 100 g de maionese; 1 ovo; 1 colher (chá) de sal e óleo, para untar.

Modo de preparo
Na véspera, coloque a carne-seca em uma tigela e cubra com água para dessalgar. Troque a água por três vezes. Coloque a carne-seca em uma panela, cubra com água e cozinhe por 10 minutos. Espere amornar e desfie. Reserve. Cozinhe a mandioca em água até ficar macia. Escorra e amasse com o garfo ou passe por um espremedor de batata. Preaqueça o forno na temperatura média (180 ºC). Unte uma assadeira grande (40 x 28 cm). Reserve. Em uma tigela grande, coloque o purê de mandioca e acrescente a maionese Hellmann`s, o ovo, o sal e a carne-seca desfiada. Com o auxílio de 2 colheres (sopa), modele os bolinhos e coloque-os na assadeira reservada. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourarem levemente.

COMPARTILHE
Artigo anteriorSempre quente!
Próximo artigoGeleias dos deuses!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO