Thiago Massicano: de estagiário a Advogado de Destaque 0 1136

Thiago Massicano acredita no Tatuapé como eixo de negócios

O tatuapeense Thiago Massicano, de 37 anos, é um advogado que escolheu o bairro do Tatuapé para expandir seus negócios. Dono de um amplo e confortável escritório na Praça Silvio Romero, Massicano é defensor da advocacia moderna e tecnológica.

Com 15 anos de experiência na área, ele atualmente cursa MBA em Business Law na Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas já possui duas pós-graduações, uma pela mesma instituição e a outra pela Universidade Mackenzie, com especialização em Direito Empresarial.

Empreendedor do Direito e estudante incansável, ele sempre se prontificou a crescer na profissão. Para isso, estudou e planejou sua carreira para a especialização em assessoria jurídica empresarial.

O início não foi nada fácil, mas de grande valia. Assim como a maioria dos estudantes de direito, começou como estagiário. Porém, logo de início Massicano conquistou uma vaga em um dos maiores escritórios de advocacia do País, que ficava na Zona Sul de São Paulo e contava com uma banca de mais de 1.500 advogados.

Sempre antenado, o jovem advogado, aproveitou a proximidade com o dono do escritório para aprender os segredos de um grande empreendedor. O escritório oferecia atendimento completo em todas as áreas para grandes empresas e multinacionais; porém, o custo operacional não permitia a assistência a empresas menores.

Foi nessa época que ele percebeu existir ali um nicho de mercado a ser explorado. Criar um modelo de negócio mais enxuto, mas que pudesse promover um atendimento diferenciado e completo às médias empresas. Seu plano tornou-se ainda mais claro quando notou a dificuldade dos grandes escritórios de advocacia em “abraçar” empresários da Zona Leste. Isso porque eles já eram donos de contas milionárias e não queriam sair da Zona Sul para investir por estes lados. Depois de um ano formado, o Dr. Thiago Massicano decidiu alçar voo solo.

Atualmente, Massicano conta com um grupo de mais de 30 colaboradores, sendo a maioria de advogados especializados em cada área do direito

O COMEÇO DE TUDO

A partir daí, o advogado montou seu primeiro escritório na Rua Cantagalo, uma pequena sala que ficava em cima de uma papelaria. Nesse período, ele mesmo atendia a porta e o telefone, servia o café, peticionava e fazia audiências, conta.

Sem abandonar seu objetivo, seu trabalho continuou, até que Massicano conseguiu dar mais um passo em sua trajetória ao se transferir para a Rua Antonio de Barros, próximo à Rua Aguapeí, em um espaço um pouco maior.
Seguindo com simplicidade e perseverança, conseguiu contratar seus primeiros colaboradores, que acreditaram em sua ideia e alguns trabalham com ele até hoje.

Lá, começou a atender novos clientes e o seu nome passou a ficar mais conhecido, o que tornou o espaço pequeno. Assim, focado no empreendedorismo, buscou um novo local na Praça Silvio Romero, dando um corpo ainda maior ao seu sonho.

Com o novo modelo de negócio e mais experiente, Massicano percebeu que era hora de começar a aplicar tudo o que havia aprendido.
Estudando e analisando como seria possível agrupar o segmento, Massicano focou naquele empresário bem estabelecido, seguro, mas que também pretendia evoluir. Com sua expertise, se dedicou a tirar a preocupação dos empresários e comerciantes que não sabiam como organizar suas atividades empresariais de maneira a estarem amparados juridicamente.

MAIOR BANCA DA REGIÃO

Atualmente, com um grupo de mais de 30 colaboradores, sendo a maioria de advogados especializados em cada área do direito, a Massicano Advogados ocupa oito salas e tem seu foco totalmente voltado às empresas para questões de direito civil, comercial, tributário e trabalhista.

Oferece suporte a mais de 150 empresas, prestando assessoria jurídica empresarial e oferecendo um serviço diferenciado de atendimento e consultoria que os empreendedores da região ainda não conheciam.

Sua atividade inédita na região lhe rendeu a indicação para a revista “Análise 500”, publicação que representa os 500 maiores escritórios de advocacia do Brasil, após pesquisa de mercado. De acordo com a revista, por sua conceituação, ele tornou-se o primeiro da Zona Leste a pertencer à elite da advocacia.

CONFIANÇA

Sobre se fortalecer ainda mais no Tatuapé, Massicano foi enfático: “este bairro representa um eixo estratégico por conta das construtoras de grande porte e de empresas que vão se alinhar ao crescimento da região com prestação de serviços”. Para ele, seu atendimento especializado irá contribuir ainda mais para o avanço desses grupos empresariais.

Pensando no futuro, Massicano adiantou que setores administrativos de grandes empresas estão migrando para o Tatuapé e tudo leva a crer que, em um breve período de tempo, esses departamentos tenderão a direcionar suas marcas para esse serviço advocatício diferenciado.

Com a tecnologia a seu favor, Massicano afirmou prever uma perspectiva clara de crescimento da Zona Leste, que deverá figurar entre os polos de negócios mais importantes da cidade em aproximadamente dez anos. “E os médios empresários, que investem ou vivem na região serão os grandes responsáveis pelo salto de qualidade do Tatuapé”, projetou.

Massicano também contou que há algum tempo está de olho no grande potencial da Zona Leste como um todo, incluindo as regiões de Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes, chegando até o ABC e Guarulhos. “Como esses são os polos de grandes empresas, trata-se de um mercado promissor para a advocacia empresarial”, vislumbrou.

Para Massicano, o advogado precisa ser transparente em suas propostas para que os clientes se sintam amparados e seguros em adotar o serviço jurídico

PREVENÇÃO E AMPARO

Ao pensar primeiro como um profissional da área de negócios, Massicano frisou que o advogado precisa ser transparente em suas propostas para que os clientes se sintam amparados e seguros em adotar o serviço jurídico.
“Ações preventivas evitam que o empresário envolva o seu negócio em situações de risco. Isso faz com que os gastos jurídicos, sejam bem menores”, avaliou.

O advogado moderno, disse ele, precisa sempre ter a estratégia de manter um canal aberto com o empresário fazendo com que ele se sinta à vontade para apresentar a sua dúvida, a sua dificuldade e até mesmo alguma ação que, porventura, possa gerar um dano à empresa. “Cada vez que esse empresário fizer isso, ele estará evitando um mal maior no futuro”, completou Massicano.

Outro diferencial que o advogado mostra, dentro de um novo conceito do direito, é um modelo de negócio voltado à fidelização e ao interesse em satisfazer as necessidades do cliente por um custo acessível, não se tornando um peso ou uma sobrecarga, mas sim um investimento em benefícios.

“Como o empresário é inteligente, ele percebe que não existe mágica, mas um trabalho consistente e de conhecimento que envolve a proteção dos negócios e a geração de resultados positivos”, explicou o empreendedor.

Por ser um advogado inovador, ele esclarece: “para acompanhar esse ritmo de crescimento, o profissional precisa estar atento às tecnologias, aplicativos e programas de computador que acelerem o modelo de atendimento. As informações devem ser digitalizadas e os serviços necessitam da descentralização. Nesse sentido, quem está atuante na área precisa ter como meta a preparação de equipes capazes de se tornarem especialistas em seus campos de atuação”.

Atuando como gestor, o profissional que está à frente pensa em elaborar uma estratégia de negócio para o cliente. É preciso se antecipar aos riscos e procurar reduzir os entraves. “Hoje existem tecnologias capazes de tornar os processos digitais, com a possibilidade dos clientes consultá-los a qualquer hora e de qualquer lugar, seja no computador ou via smartphone”, avisou Massicano.

Voltado justamente a esse cuidado com o cliente, Massicano trouxe informações sobre a importância da blindagem patrimonial dos empresários que atende. Segundo ele, o plano consiste na montagem de holdings para as empresas. Com isso, todo o patrimônio do empresário é colocado dentro de uma holding e ele passa a ter cotas. “É um modelo legal para a questão sucessória e de proteção do patrimônio para riscos futuros e incertos do seu negócio, ficando o cliente mais tranquilo com relação aos seus bens”, finalizou.

O Dr. Thiago Massicano mantém o site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente com informações sobre o Direito Empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas